fbpx

Jovens adultos temem o comprometimento a longo prazo com uma igreja?

Como adulta solteira, já escutei muitos de meus amigos expressarem que tem problemas em assumir compromissos a longo prazo. Parece que é uma praga da nossa geração, porque temos medo de errar.

Esses problemas geralmente estão relacionados a amizades e relacionamentos amorosos, mas e se esse medo também estiver relacionado com Deus?

Não frequentar a Igreja regularmente

Um artigo da Religion News Service afirma que mais adultos solteiros estão abandonando a religião por razões variadas. Não fica claro se o COVID-19 está ajudando ou não com este problema.

Por outro lado, muitos jovens adultos frequentam os serviços de adoração da igreja por várias opções de streaming, durante esse período de distanciamento social.

Parece que esse momento delicado trouxe aos jovens adultos o desejo de buscar a Deus. Por outro lado, o artigo afirma:

“Para muitos adultos solteiros, a primeira reação ao COVID-19 não é, ‘vou voltar para a igreja.’”

Ao ponderar sobre o assunto, pensei sobre as diretrizes da Igreja sobre reabrir as capelas para os serviços de adoração. Em minha pesquisa, já vi a opinião de muitos membros de todas as idades.

Muitos pensam que é muito mais fácil e conveniente, e que gastam menos tempo com a adoração no lar.

Em comparação, os mais novos preferem as reuniões da Igreja na capela ou invés de em casa.

Comprometimentos a longo prazo com a Igreja

O artigo também discute o comprometimento a longo prazo à igrejas. Eles dizem que muitos adultos solteiros frequentam uma igreja que apresenta mais facilidades.

É por isso que, mesmo com a pandemia, a maioria das igrejas cristãs tradicionais estão transmitindo suas reuniões regularmente.

O padrão é que geralmente os jovens adultos tentam ‘frequentar’ uma igreja por algumas semanas e então vão para outra.

Esse padrão de ‘pular’ de igreja nos leva a acreditar que o compromisso a longo prazo é o problema.

O compromisso a longo prazo é um problema entre adultos solteiros porque estamos sujeitos a um mundo de mudanças. Pessoas jovens buscam estabilidade, mas geralmente não a buscam em uma religião organizada.

Ter as nossas prioridades definidas

Fotografia feita por Camila Soares Ribeiro

Os adultos solteiros que participaram do estudo citado anteriormente, colocaram em primeiro lugar família, amigos e trabalho, e só depois um relacionamento com Deus como prioridade.

A maioria das pessoas que conheço, tem um relacionamento bem casual com um poder maior. Depois que essas pessoas foram para a faculdade, ou se afastaram de vez da religião, ou se aprofundaram ainda mais.

Acredito que isso aconteça por estarem em um momento decisivo de suas vidas. Muitos jovens adultos abandonam a religião porque não se sentem obrigados a cultivar a fé, uma vez que estão longe de seus lares.

Por fim, o artigo menciona que jovens adultos que são religiosos estão mais dispostos a casar e ter filhos enquanto ainda estão jovens.

Dentro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, geralmente esse é o caso – embora meus amigos cristãos estejam se casando e tendo filhos dentro da faixa etária semelhante à da Igreja.

Isto é em parte por causa da crença compartilhada sobre a castidade. Frequentar uma igreja e ter uma ideologia sólida é o que leva as pessoas a se sentirem seguras e a assumirem compromissos de longo prazo, como o casamento.

Fonte: Third Hour

Relacionado: 

Deus realmente sabe quem eu sou?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *