fbpx

Como ter uma rotina para a hora de dormir pode beneficiar o casamento

Primeira pergunta, você e seu cônjuge vão para a cama no mesmo horário? Segunda pergunta, vocês têm um horário para dormir? E última pergunta, você gostaria de saber como pode usar o horário de dormir para se aproximar de seu cônjuge e fortalecer o seu casamento?

Pesquisas mostram que 75% dos casais não vão para a cama no mesmo horário. Talvez vocês não sejam um desses casais, mas porque isso é importante para vocês?

O que as pesquisas falam sobre ir para a cama no mesmo horário que o seu cônjuge

O pesquisador Jeffry Larson descobriu que “casais cujos padrões de sono eram incompatíveis (por exemplo, uma ‘pessoa da noite’ casada com uma ‘pessoa da manhã’) reportaram menos ajustes conjugais, mais conflitos conjugais, menos tempo gasto em conversas sérias, menos tempo gasto em atividades compartilhadas e relações sexuais menos frequentes do que outros casais.”

Uma das maravilhas de ser adulto é que você pode ficar acordado até a hora que quiser e dormir até a hora que quiser, certo? Bom, a menos que você tenha filhos pequenos.

A liberdade de escolher quando você vai dormir pode ser divertida. Mas como adulto, ter um horário definido para dormir irá beneficiá-lo. E, como a pesquisa demonstrou, isso pode beneficiar o seu casamento.

O relacionamento entre passarinhos e corujas

Sei que em seu casamento, um de vocês é uma coruja [pessoa da noite] e o outro o passarinho [pessoa da manhã]. Então ir dormir no mesmo horário pode parecer impossível.

De acordo com a pesquisa, essa diferença pode resultar em uma felicidade conjugal menor. Quero ajuda-los a encontrar algumas maneiras de provar que essa pesquisa está errada em certo ponto.

E ajuda-los para que a hora de dormir se torne um momento de crescimento para o casamento.

Porque se você criar o hábito de dormir sempre no mesmo horário, pelo menos durante alguns dias da semana, o seu relacionamento conjugal será beneficiado de muitas maneiras.

Nossa rotina na hora de dormir como casal

Em grande parte do nosso casamento, Joe é o primeiro a pegar no sono. Enquanto fico acordada até tarde trabalhando. Mas posso dizer honestamente que 90% das noites desde que casamos, fomos para a cama no mesmo horário.

Algumas noites fico acordada até tarde ouvido o Joe e o Howie roncarem por horas. Enquanto trabalhava furiosa em meu computador perto deles.

E às vezes, fico acordada vem os stories no Instagram ou assistindo a alguns episódios da minha série favorita.

É, na maioria das vezes sou eu que fico acordada até tarde. Mas temos a rotina de desligar a luz, relaxar e ir para a cama juntos todas as noites.

Serei muito honesta, assistimos muito Netflix depois que já estamos na cama. E não conversamos muito quando estamos deitados. O Joe dorme se tentamos conversar depois que já estamos deitados.

Não é nada pessoal, o lugar mais confortável da casa só não é o melhor lugar para ele conversar. Especialmente depois de um longo dia. Temos outros rituais de conversa entre eu e ele, como nossos encontros no terraço.

Ter uma televisão no quarto também não é recomendado e é algo que estou pensando em poder mudar.

Todo casamento é diferente, nenhum casamento é perfeito e sempre há o que melhorar. Apesar de sermos bons em ir para a cama no mesmo horário, sei que há aspectos em nossa rotina que podem melhorar e ser ajustados.

Observe a sua rotina na hora de ir para a cama e discuta o que pode ser modificado para que esse horário seja bom para o seu casamento.

Dicas para a hora de dormir no casamento

Sem telefones no quarto

Casais que olham para os seus telefones enquanto conversam um com o outro, diminuem a satisfação do relacionamento.

Sei que muitos casais que tem o hábito de colocar o celular ‘para dormir’ na cozinha ou em outro lugar da casa que não seja no quarto.

Isso elimina a tentação de usar o celular na hora de dormir ou acordar com ele na mão para olhar as mídias sociais.

Deitem perto um do outro

Uma pesquisa mostra que casais que dormem a menos de 3 centímetros um do outro são mais contentes em seu relacionamento. Se vocês não conseguem dormir abraços, então deem as mãos ou toquem os pés enquanto adormecem.

Não construa uma parede de travesseiros ou veja o quão longe você pode ficar sem cair da cama. Para o benefício do seu casamento, durma o mais próximo possível do seu cônjuge.

Vá cedo para a cama com o seu cônjuge

Ao invés de começar a sua rotina de ir para a cama quando você já está cansado e pronto para dormir.

Comece entre meia e uma hora antes para que esteja alerta e desperto. Você estará pronto para se conectar com o seu cônjuge por meio de conversas ou de intimidade física.

par perfeito

Tenha um ritual para desacelerar o ritmo

Você sabia que assistir televisão ou fica no celular antes de dormir pode impedir que você adormeça e durma bem?

Os especialistas sugerem que você desligue as telas (telefones, TV, tablets, etc.) pelo menos uma hora antes de dormir.

Em vez de assistir Netflix ou navegar pelas mídias sociais, tente ler um livro, montar um quebra-cabeça, conversar sobre o seu dia, ouvir música ou podcasts.

O desafio do casamento

Decidam juntos qual será o horário que irão dormir todos os dias, e façam metas para manter o horário por pelo menos dois dias durante as próximas semanas, então três dias nas semanas seguintes.

Se não há nada que os impeça de ir para a cama ao mesmo tempo toda as noites, tenham a meta de sete dias por semana.

Talvez vocês sejam um daqueles casais com uma coruja e um passarinho. Façam tudo o que puder para que a hora de dormir seja uma prioridade sempre que possível.

Fonte: A Prioritized Marriage

Relacionado:

6 dicas para recém-casados em seu primeiro ano de casamento

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *