fbpx

Grandes feitos exigem grande fé

A zona de conforto, apesar de agradável, não produz nada além de preguiçosos e fracassados. Dura essa frase, não é mesmo? Mas muito verdadeira.

Gosto muito de ler biografias. Elas me ensinam muito sobre a vida pessoal daqueles que admiro. Grandes histórias foram escritas graças à grande fé que tiveram. Abraham Lincoln, que foi o 16º presidente dos EUA, é um homem cuja história continua viva mesmo após 150 anos de sua morte! E por que isso acontece? Porque ele não desistiu do que ele trazia no coração. Mesmo após perder várias eleições, ele não perdeu o foco. Foi reconhecido como um dos mais importantes presidentes dos Estados Unidos e aclamado pela sua capacidade de liderança num dos momentos mais difíceis da história de seu país. Grandes feitos exigem grande fé, algo que Lincoln sempre teve.

O mineiro Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente Tirantes, é outra figura da nossa história que demonstrou determinação e fé. Ele sabia exatamente onde queria chegar. Tiradentes foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados. Desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional.  O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. Sua vida mudou a história a ponto de termos um feriado em sua lembrança! A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Martin Luther King Jr

E a história está cheia de pessoas que alcançaram grandes feitos – Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Diana – princesa de Gales, Madre Teresa de Calcutá, Tarsila do Amaral, Anita Garibaldi, Zilda Arns Neumann e tantas outras personalidades. Diferentes áreas, mas grandes demonstrações de fé.

E quando citamos fé, não necessariamente nos referimos somente à fé religiosa, mas também à crença de estar-se construindo ou fazendo algo em nome do bem comum, tornando o mundo um lugar melhor.

As escrituras também estão cheias de histórias maravilhosas que exigiram grande fé. Néfi, por exemplo, será sempre lembrado por sua firme determinação de seguir ao Senhor mesmo sem saber bem como fazê-lo (1 Néfi 3:7). Outros nomes que serão sempre lembrados: Paulo, Jó, Maria, a mãe de Jesus, Leí, Moisés, Abraão, Sara, Jonas, etc.

A história da Igreja nos traz muitas outras pessoas também. Vincenzo Di Francesca, por exemplo, conheceu o evangelho na Itália quando a Igreja ainda não havia sido estabelecida lá.

Demorou anos para que fosse batizado e somente em sua velhice pode conhecer um templo da Igreja, lá na Suíça. Sua história é contada no filme “O Livro de Mórmon: Um tesouro inestimável”, vale muito a pena assistir. São inumeráveis as histórias de pioneiros que demonstram sua grande fé. O livro, Santos, por exemplo, mostra-nos isso claramente. E foi essa fé que nos permite hoje ter a Igreja tão bem alicerçada e organizada.

E talvez estejamos agora exercendo grande fé. Talvez sejamos os pioneiros de nosso lar ou de nossa família a entrar para a Igreja. Pode ser que o caminho esteja difícil, que o fardo esteja pesado e que a jornada esteja solitária, no entanto, nunca nos esqueçamos de que grandes feitos exigem grande fé.

É necessário ter sempre em mente onde queremos chegar. É necessário termos foco para que quando as dificuldades chegarem permaneçamos firmes, independente de quaisquer coisas.

A escritura de Doutrina e Convênios 122:7 deve estar sempre em nosso coração:

“E se fores lançado na cova ou nas mãos de assassinos, e receberes sentença de morte; se fores lançado no abismo; se vagas encapeladas conspirarem contra ti; se ventos furiosos se tornarem o teu inimigo; se os céus se cobrirem de escuridão, e todos os elementos se unirem para obstruir o caminho; e acima de tudo, se as próprias mandíbulas do inferno escancararem a boca para tragar-te, sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência, e serão para o teu bem”.

Tenhamos fé e permaneçamos no caminho do convênio. Grandes feitos exigem grande fé.

Relacionado:

Deus não enviou você aqui para ter uma vida confortável

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Vem e Segue-me - Lição 5 - Preparai o caminho do Senhor - Mt 3, Mc...
Não entre em desespero só porque tem algumas dúvidas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *