fbpx

O divórcio pode fazer parte do plano de Deus para mim?

Em nossa religião, valorizamos muito o casamento — mais do que tudo, exceto a expiação de Jesus Cristo. Acreditamos que o casamento é central para o plano de felicidade de Deus. Assim, quando um casamento falha, muitas vezes pensamos que falhamos na vida. Muitas vezes, ouvimos falar na igreja sobre como a taxa de divórcio reflete as falhas de um mundo perverso.

Se somos divorciados, pensamos que algo deu terrivelmente errado, que o plano de Deus para nós foi frustrado e que nossas vidas estão completamente quebradas e fora do curso. Em um sentido muito real, nos preocupamos por não termos mais um lugar no reino de Deus. Esses pensamentos soam familiares? Eles já passaram pela sua cabeça?

Como o divórcio pode fazer parte do plano de Deus para mim?

Talvez você tenha se perguntado: “Como o divórcio pode fazer parte do plano de Deus para minha vida?” Nossa perspectiva como santos dos últimos dias tende a ser bastante perfeccionista, a ponto de ser formulada.

Acreditamos que, se “vivermos o evangelho”, a vida vai dar certo, pelo menos nas coisas que consideramos maiores e mais importantes, como nossos casamentos.

E por favor, lembre-se de que Jó sofreu como uma prova de sua fidelidade e não como punição pelos seus pecados. De fato, o Livro de Jó o descreve como um homem “perfeito”(Jó 1:1).

E aquele homem perfeito perdeu tudo: sua riqueza, sua família, seus amigos e até mesmo sua saúde. As pessoas o julgavam e se perguntavam que mal ele deveria ter cometido para trazer tais provações sobre si mesmo (Jó 4:7-8, 8:20, 11:14-15, 17). Sua conduta já foi julgada e você já foi acusado de ser o culpado?

Não aprendemos na Primária que estamos todos aqui para ser testados e provados? Não fomos ensinados que estamos aqui para cometer erros, nos arrepender e aprender com esses erros?

Só que em algum lugar no meio de todo esse ensinamento, começamos a acreditar que há limites para o tamanho dos nossos erros antes. E que podemos chegar a um ponto em que a expiação de Jesus Cristo não pode mais ser aplicada a nós.

Achamos que Jesus só nos salva dos pequenos pecados, mas os grandes estão todos sobre nós. Às vezes acreditamos que merecemos ser punidos por fracassar no casamento, embora tenhamos feito o melhor que sabíamos na época.

Pode ser interessante: Como o Senhor me ajudou a entender meu valor durante o divórcio

Deus conhece o nosso caminho

Tenho um irmão mais novo que teve uma morte excruciante causada por um tumor no cérebro aos 17 anos. Ele não alcançou a vida adulta. Ele não chegou a servir missão nesta terra.

Meu irmão não conseguiu ir para a faculdade ou se casar ou ter filhos. Ele nunca chegou a conhecer nenhuma de suas sobrinhas e sobrinhos. Será que esse era o caminho dele?

Antes de sua morte, meu irmão deu um poderoso exemplo de consagração e submissão à vontade de Deus. Parecia uma coisa muito dura para Deus exigir de um adolescente. Mas essa experiência deu a ele o caráter de um gigante.

Acredito que ele viveu o tempo que deveria viver nesta terra. Acredito que seu chamado missionário foi para o mundo espiritual, onde tenho certeza que ele fez um ótimo trabalho.

Pode ser tentador pensar que meu irmão era jovem demais para morrer ou que o plano de Deus foi de alguma forma frustrado porque ele não pôde se casar para a eternidade nesta vida.

O plano de Deus não foi frustrado. Deus conhecia e ordenou seu caminho antes que o mundo existisse. O sofrimento e a morte fazem parte da vida. Eles fazem parte do caminho da mortalidade.

O Plano A

Acredito que a maioria das pessoas aceita bem quando se trata de provações que certamente não trouxemos a nós mesmos. Mas, quando o arbítrio humano está envolvido, estamos inclinados a olhar para nossas provações e acreditar que o plano divino foi frustrado – pelo menos no que nos diz respeito.

Até fazemos um esforço mental gigante para colocar a culpa em nossos parceiros e nos retratar como vítimas inocentes. Por quê? Porque se o plano de Deus foi frustrado, não queremos ser os responsáveis ​​por frustrá-lo.

Resistimos ao conhecimento e ao crescimento porque não queremos a culpa em que podemos incorrer ao admitir nossas imperfeições.

Temos doutrinas únicas em nossa fé que podem nos ajudar a entender por que nosso sofrimento é significativo. A maior parte do mundo cristão acredita que, porque Adão e Eva comeram o fruto proibido, o resto de nós está destinado a um mundo decaído.

A maior parte do mundo cristão acredita que a raça humana está vivendo o Plano B e o sacrifício de Jesus foi necessário porque algo deu errado com o Plano A.

As escrituras da restauração nos ensinam que a queda sempre foi parte do plano de Deus (ver Moisés 4:6; 2 Néfi 2:22-26). A queda de Adão e Eva não deu início ao Plano B. A queda de Adão e Eva era parte do Plano A. Assim como Adão e Eva, em algum momento todos nós partilhamos do fruto proibido e caímos da inocência.

Não havia Plano B. Sofrimento, erros, mau uso do arbítrio, dor e o caos da vida mortal faziam parte do plano divino para nos aperfeiçoar e nos tornar como nosso Pai e nossa Mãe Celestial.

Estamos aqui para aprender a amar quando o amor não é correspondido. Estamos aqui para aprender a perdoar. E estamos aqui para aprender a amar as pessoas apesar de seus medos, inseguranças e imperfeições.

E, para alguns de nós, o divórcio faz parte de nossa peregrinação. O divórcio não reflete um plano divino que foi frustrado. Reflete um plano divino que está funcionando, se escolhermos crescer por nossas experiências em vez de nos tornarmos amargos.

Veja também: Minha vida após o divórcio: O que aprendi depois de conhecer 50 pessoas

O potencial de filhos e filhas de Deus

Meu casamento com Cathy não era o Plano B. Não estou vivendo o Plano B porque meu primeiro casamento não deu certo. Nosso casamento é o Plano A e provavelmente sempre foi.

Mas para estar preparado para isso, eu tinha muito a aprender – e aprendi muito com meus casamentos anteriores. Então, eu abençoo esses casamentos, por mais dolorosos que tenham sido, porque eles me tornaram a pessoa que sou hoje e por ter um casamento mais feliz agora e para sempre.

Se você acredita que a vida deu muito errado e o plano de Deus para você não está mais funcionando, lembre-se de Jó. Lembre-se também que você foi (ou pode ser) ungido na casa de Deus para se tornar rei ou rainha, para reinar sobre vastos e incontáveis ​​domínios.

Você tem as sementes desse poder dentro de você agora. Você tem todo o poder que precisa para reivindicar suas bênçãos por meio da expiação de Jesus Cristo.

Você não poderia ter previsto tudo o que aconteceria em sua vida que o levaria até o divórcio, mas Deus sabia – e você pode confiar que Deus sabe como fazer todas as coisas caminharem para o seu bem.

Ele conhecia você antes que o mundo existisse e sabia as escolhas que você faria. Ele também conhecia seu ex-cônjuge. Sua mão invisível está envolvida nos detalhes de sua vida, então, se você permitir, Ele pode fazer de você o rei ou a rainha e alcançar o seu pleno potencial como filho ou filha de Deus.

Fonte: Meridian Magazine

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *