fbpx

Apesar das críticas, saiba porque o desafio do jejum das mídias sociais é importante

desafio das mídias sociais

O profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está tentando neutralizar o impacto negativo das mídias sociais sobre as pessoas ao redor do mundo. Isso é realmente algo tão terrível?

O Presidente Russell M. Nelson convidou as mulheres a participar de um desafio com quatro itens na sessão geral das mulheres da 188ª Conferência Geral Semestral;

Uma parte do desafio foi participar de um jejum de 10 dias das mídia sociais. Imediatamente começou a surgir um debate sobre isso.

A discussão

Críticos dentro e fora da igreja, e um artigo da grande revista online americana Slate, foram rápidos em expressar sua oposição, dizendo que o desafio tinha a intenção de abafar as vozes das mulheres antes das eleições americanas de meio mandato. Outros disseram que o grande número de membros da Igreja do sexo feminino cujo trabalho e negócios são feitos principalmente através da internet não foi levado em consideração.

Essa polêmica é besteira. O desafio não foi prescritivo e não teve nada a ver com silenciar ninguém. Um desafio similar foi estendido para os adolescentes e jovens adultos alguns meses atrás. Esses desafios tem o objetivo de ajudar as pessoas a se concentrarem em novas experiências e inspiração divina.

Muitos reconhecem os benefícios práticos desse desafio, entre eles: ganhar mais tempo para outros empreendimentos e o fortalecimento da fé ao seguir o conselho de um líder espiritual reverenciado como um profeta de Deus.

Independentemente disso, as pessoas adoram odiar algo e amam especialmente odiar a religião. Os críticos foram rápidos em colocar todos os esforços para encontrar tudo de errado em um grande líder religioso, por ter proposto um jejum das mídias sociais para as mulheres. O que aconteceria se todo esse esforço fosse feito para descobrir tudo o que é bom em nosso profeta?

tempo consagrado

Estudos

Reflita sobre estas descobertas:

Um estudo recente descobriu que as mídias sociais são mais prejudiciais para as mulheres. No estudo, elas relataram níveis baixos de felicidade em idades mais jovens (10 anos de idade) em comparação ao sexo masculino. Essa infelicidade parece estar ligada não apenas a quanto tempo eles passavam nas mídias sociais, mas também como elas usavam as mídias como um meio de comparação, e não de comunidade.

Em uma série chamada “Generation Vexed“, o Deseret News informou que dois terços dos antidepressivos prescritos para adolescentes são para as moças. Quase 38% das adolescentes sofrem com a ansiedade e sentem a necessidade de serem perfeitas por causa da influência da busca do perfeccionismo encontrada nas mídias sociais.

As mídias sociais também têm um efeito negativo sobre a imagem corporal das mulheres. Outro estudo descobriu que mulheres que passam mais de uma hora por dia nas mídias tendem a ter sentimentos negativos em relação a seus corpos e aparência.

Outros efeitos negativos das mídias sociais foram relatados como a incapacidade de desenvolvimento de conexões emocionais reais, criando um terreno fértil para as pessoas serem cruéis e ofensivas. O estudo tambémm mostrou uma diminuição da capacidade de pensar por si mesmo e o desenvilvimento de sentimentos de solidão por causa da diminuição de interações face a face.

Parece que uma sugestão para se desligar de tudo isso por um tempo deve ser inspirada, não é mesmo?

sem celular

Minha experiência

Admito que eu fiquei sabendo sobre esse desafio por meio das mídias sociais. Como membro da igreja, eu geralmente ouço ou assisto à conferência ao vivo. Este ano, no entanto, um conflito de horários fez com que eu estivesse fora da cidade e  não pude acompanhar tudo em tempo real.

Quando ouvi sobre o jejum de mídias sociais eu confesso que fiquei relutante. Isso afetaria uma grande parte do meu trabalho, e eu sabia que seria difícil ficar desconectada por 10 dias.

Logo percebi que a razão pela qual eu sentia isso eram os comentários negativos que apareciam nas minhas contas de mídia social. Além de não ter tido a chance de ter ouvido o discurso, eu permiti que os outros determinassem o efeito dela sobre mim. Então eu decidi aceitar o desafio – por obediência, ou por minha própria sanidade e saúde mental.

Mídias sociais e solidão

Negatividade

A negatividade não é uma reação única. Na verdade, é muito mais natural escolher o caminho mais fácil de criticar do que reconhecer que uma mudança é necessária. Muitos personagens históricos que temos grande admiração agora são os que receberam as maiores críticas e até mesmo punições por cumprir seu chamado de tentar melhorar o mundo.

Um pedido para tirar uma folga das mídias sociais e eliminar influências negativas pode parecer uma coisa trivial, mas a mídia social não é perfeita. Suas conseqüências negativas afetam as pessoas em todo o mundo.

A maior parte desse debate negativo ocorreu nas mídias sociais e foi, ironicamente, o impulso que eu precisava para tomar minha decisão. Até agora – e com base em resultados de pesquisas – parece ser o caminho certo.

Fonte: Deseret News

Relacionado:

Como cumprir o desafio do Presidente Nelson mudou minha semana sem mídias sociais

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *