fbpx

Por causa da depressão e ansiedade, não acredito que sou amado

depressão e ansiedade

Pergunta

Por seis anos eu lutei contra a  depressão e ansiedade, que era totalmente oposto de quem eu costumava ser. Por causa dos sentimentos de ser um fracasso, um inútil, culpado, etc., também me sinto indigno de ser amado e quase ofendido quando minha esposa e filhos expressam amor por mim. Algum conselho para mim?

Resposta

Meus sentimentos por estar passando por essa experiência imensamente pesada. Depressão e ansiedade são fardos que ninguém pede. Muitas vezes eles não podem simplesmente ser superado por meio da fé e da força de vontade, independentemente do que os entes queridos bem intencionados tentam lhe dizer. O fato é que o Senhor não remove toda aflição e nem retira os sentimentos incapacitantes da inadequação, da desesperança e de terror.

A doença mental não é um sinal de fraqueza de forma alguma. Não é o resultado do pecado nem de uma escolha. É uma cruz para transportar, um espinho na carne para suportar e superar o máximo possível por meio da fé no Salvador e da obtenção de ajuda profissional. É essa combinação, a confiança em Cristo e buscar especialistas para o apoio, que eu vi ser mais eficaz no tratamento da ansiedade e da depressão.

Cristo conhece a sua dor. Ele pode confortá-lo e fortalecê-lo.

Lemos em Alma que Cristo “[tomou] sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. Isso certamente descreve depressão e ansiedade. Ele trilhou seu caminho e lutou sua luta. E por que Ele fez isso? Para que “suas entranhas se [enchessem] misericórdia (…) para que [soubesse], segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades” (Alma 7:11-12).

Jesus sabe exatamente o que você está passando. Recorra a Ele. Em Seu sacrifício expiatório Ele não só viu e venceu nossos pecados e a morte, Ele também passou voluntariamente por nossas provações para ter empatia. Ele sabe exatamente como nos ajudar com o que passamos.

Não há necessidade de sentir culpa.

Você mencionou sentir-se culpado. A culpa vem por coisas que escolhemos e podemos mudar. Caso contrário, não serve a nenhum propósito e não vem de Deus.

Depressão e ansiedade não são escolhas

Você não escolheu  ter depressão e ansiedade. Enquanto você pode trabalha para gerenciar e superar os sintomas, a luta continua. Contanto que você esteja fazendo o que puder e se esforçando, não há necessidade de culpa.

Você não é inútil.

Seu valor é eterno. Desafio você a enxergar-se como Deus te vê. Se Ele estivesse presente e pudéssemos vê-Lo e eu perguntasse por que Ele te ama, Ele não diria: “Porque eu sou Deus, amo todo mundo”. Ele mencionaria milhares de coisas que aprecia e adora em você. Se você se sente inútil é porque não está se vendo como Ele vê. Ore pedindo ajuda para que isso aconteça. Estude sua bênção patriarcal para entender sua individualidade e seu valor eterno.

Deixe que os outros te amem.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que não é possível amar os outros até que você se ame. Acho que isso é totalmente mentira. Conheço pessoas que desprezam a seus si mesmas que adoram a sua família e amigos. O que você não pode fazer, no entanto, é impedir que os outros amem você. Se você não ama a si mesmo, se sente que é um fracasso, não vai conseguir internalizar o afeto que eles mostram. Você não vai acreditar. Isso vai fazê-los sentir como se estivessem tentando encher um balde furado. Não importa o quanto o amor eles coloquem, vai vazar.

Reconheça que sua família não é um bando de mentirosos, loucos ou estúpidos. Se eles te amam, eles têm as suas razões. Acredite neles. Desafie seus próprios pensamentos negativos com os positivos. Admita suas imperfeições ao admitir seus pontos fortes também. Todos precisamos de ajuda. Somos todos falhos. Somos todos lindos. Somos todos de Deus.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

3 lições que aprendi sobre o amor de Deus com a depressão de minha companheira de missão

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *