fbpx

As recompensas que nos vêm depois de tudo o que pudermos fazer

Após os ensinamentos de Aarão, Amon e seus irmãos, muitos lamanitas aceitaram a verdade e se arrependeram de seus “pecados e dos muitos assassinatos que [tinham] cometido” (Alma 24:11).

Eles mostraram sua determinação em guardar seus novos convênios ao enterrar fisicamente suas espadas nas profundezas da terra para evitar a tentação de voltar aos seus velhos costumes.

Enquanto lia sua incrível história de redenção e graça, uma frase chamou minha atenção:

“E agora eis que, meus irmãos, visto que tudo o que pudemos fazer (pois éramos os mais perdidos de todos os homens) foi arrependermo-nos de todos os nossos pecados e dos muitos assassinatos que tínhamos cometido e conseguir que Deus os atirasse de nosso coração, porque isto foi tudo que pudemos fazer para arrependermo-nos o suficiente perante Deus, a fim de que ele nos tirasse nossa mancha” (Alma 24:11).

“Depois de tudo o que pudermos fazer” foi uma frase que meditei ao longo da minha vida. Vem do versículo 23 em 2 Néfi 25.

“Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.”

Faz todo o sentido.

Sabemos que é pela graça de Jesus Cristo que somos salvos depois de termos feito tudo o que pudermos, que nos custou tanto e foi realizado com muito trabalho ao nos arrependermos o suficiente diante de Deus para que Ele nos tire nossa mancha!

A salvação que buscamos é a vida eterna, que é viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo pela eternidade. Jesus, enquanto fazia sua oração intercessora, disse:

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

Enoque ensinou que o Senhor ordenou a Adão o seguinte:

“Portanto, ensina a teus filhos que todos os homens, em todos os lugares, devem arrepender-se, ou de maneira alguma herdarão o reino de Deus, porque nenhuma coisa impura pode ali habitar ou habitar em sua presença; pois, no idioma de Adão, Homem de Santidade é seu nome e o nome de seu Unigênito é Filho do Homem, sim, Jesus Cristo, um justo Juiz, que virá no meridiano dos tempos” (Moisés 6:57).

O arrependimento limpa nossa mancha, para que possamos habitar na presença de Deus.

Todas as coisas

Por curiosidade, eu queria descobrir as bênçãos que eu poderia encontrar em versículos parecidos.

Em 1 Néfi 17:30-31, Néfi relata como o Senhor fez todas as coisas por Israel.

“E, não obstante serem eles guiados, indo o Senhor seu Deus, seu Redentor, diante deles, conduzindo-os durante o dia e dando-lhes luz durante a noite e fazendo por eles tudo o que era necessário a um homem receber, endureceram o coração e cegaram a mente e ultrajaram Moisés e o Deus vivo e verdadeiro.

E aconteceu que, de acordo com sua palavra, ele os destruiu e, de acordo com sua palavra, guiou-os; e, de acordo com sua palavra, fez tudo por eles; e nada foi feito que não fosse por meio de sua palavra.”

Tudo o que as pessoas podiam fazer era se arrepender e guardar os mandamentos, porque o Senhor cuidaria de todo o resto! Ele fez tudo por eles!

Mórmon mostrou outras formas temporárias em que o Senhor fez tudo pelo Seu povo.

“Sim, e vemos que é justamente quando ele faz prosperar seu povo, sim, aumentando seus campos, seu gado e seus rebanhos e ouro e prata e toda sorte de coisas preciosas de todo tipo e de todo estilo, preservando-lhes a vida e livrando-os das mãos de seus inimigos, abrandando o coração dos inimigos para que não lhes façam guerra; sim, e, em resumo, fazendo tudo para o bem e a felicidade de seu povo; sim, então é quando endurecem o coração, esquecendo-se do Senhor seu Deus e pisando o Santíssimo — sim, e isto em virtude de seu conforto e de sua enorme prosperidade” (Helamã 12:2).

Em Alma 7:8-9, Alma ensinou que Deus faz todas as coisas segundo a Sua palavra e nosso bem-estar se estamos dispostos a fazer a nossa parte.

“Sei, porém, isto: que o Senhor Deus tem poder de fazer todas as coisas que estejam em conformidade com sua palavra.

Mas eis que isto o Espírito me disse: Clama a este povo, dizendo: Arrependei-vos e preparai o caminho do Senhor e andai em suas veredas, que são retas; pois eis que o reino do céu está próximo e o Filho de Deus nascerá na face da Terra.”

O Senhor tem poder para fazer todas as coisas, então o que podemos e devemos fazer é nos arrepender! Alma continuou seu discurso descrevendo algumas das incríveis “coisas” que Jesus faria por nós.

Podemos fazer todas as coisas

Depois de ter feito tudo o que está ao nosso alcance, de nos arrependermos e sermos limpos pelo sangue de nosso Messias, outra coisa milagrosa acontece! Ele nos dá poder para agir em Seu nome!

Uma maneira de agir em nome do Senhor é quando guardamos Seus mandamentos. Ao guardarmos os mandamentos, crescemos em experiência, fé e compreensão até que possamos fazer todas as coisas segundo a Sua palavra.

“E verdadeiramente Cristo disse a nossos pais: Se tendes fé, podeis fazer todas as coisas que me são convenientes” (Morôni 10:23).

“Sim, sei que nada sou; quanto a minha força, sou débil; portanto, não me vangloriarei de mim mesmo, mas gloriar-me-ei em meu Deus, porque com sua força posso fazer todas as coisas; sim, eis que fizemos muitos milagres nesta terra, pelo que louvaremos o seu nome para sempre” (Alma 26:12).

 

“Depois de haverem recebido tão grandes bênçãos das mãos do Senhor — tendo conhecimento da criação da Terra e de todos os homens, conhecendo as grandes e maravilhosas obras do Senhor desde a criação do mundo; tendo recebido o poder de fazer todas as coisas pela fé” (2 Néfi 1:10).

Ânimo e tranquilidade

Uma frase semelhante que compreende “fazer todas as coisas” faz parte de uma das minhas escrituras favoritas.

“Portanto, amados irmãos, façamos alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance; e depois aguardemos, com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço” (D&C 123:17).

Adoro isso!

Podemos estar de bom humor ao fazer todas as coisas que estão ao nosso alcance e, em seguida, ficar calmos e confiar (com a maior segurança!) que nosso Deus fará todas as coisas em Seu poder para nos ajudar. Eu sei que Ele pode! E vai!

Fonte: LDS Blogs

Relacionado:

O fim está próximo? Fome, pestilência e COVID-19

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *