fbpx

Crenças Mórmons: Como Deus nos Julgará?

Jesus Multidão

Algumas vezes os Mórmons são acusados de acreditar que nós seremos salvos somente pelas obras. Isto não é verdade, além disso, é uma forma de simplificação daquilo que realmente acontecerá quando formos julgados. Os Mórmons acreditam que seremos salvos através da expiação de Jesus Cristo. Nenhuma quantidade de boas obras poderia nos salvar dos nossos pecados. Somente a expiação de Jesus Cristo pode faze-lo.

Jesus-Multidão-MórmonEntretanto, o modo em que vivemos importa. A Bíblia deixa isto muito claro. Jesus repetidamente falou de como deveríamos agir. Ele nos ensinou a amar uns aos outros, de tratar o próximo com bondade, e a obedecer aos mandamentos. Ele e Seus apóstolos ensinaram que fé sem obras é morta, não precisamos nem falar das palavras. Devemos realmente viver o evangelho de Jesus Cristo. Dizer que temos um testemunho e não realizar nenhuma mudança são conceitos incompatíveis. A verdadeira fé implica uma vida de mudanças. Jesus ensinou que se O amassemos, cumpriríamos Seus mandamentos. Por isso, a obediência é a medida de nosso amor pelo Salvador.

Dallin H. Oaks, um apostolo Mórmon, fez um discurso oferecendo uma abordagem interessante ao tema das obras e como elas impactam nosso julgamento final perante o Senhor. Mórmon é um apelido dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Um apostolo atual cumpre o mesmo papel que desempenhava um apostolo na época de Cristo – ele é uma testemunha especial do Senhor.

Elder Oaks disse que nosso julgamento final não é uma mera soma dos nossos atos individuais. Em outras palavras, ele não será uma planilha de balanços onde nossos atos de obediência serão colocados de um lado e os de desobediência do outro e a coluna mais longa vence. Esta é a maneira que os não Mórmons frequentemente pensam que os Mórmons acreditam. Entretanto, o que o julgamento fará e realmente medir o que nos tornamos.

“Dos ensinamentos das escrituras podemos concluir que o Julgamento Final não é somente uma avaliação da soma das coisas boas e más que fizemos. Mas sim o resultado do efeito final de nossos atos e pensamentos – no que nos tronamos. Não é suficiente simplesmente não praticar o mal. Os mandamentos, ordenanças e convênios do evangelho não são uma lista de afazeres necessários em um rol celestial. O evangelho de Jesus Cristo é um plano que nos mostra como nos tornarmos aquilo que o Pai Celestial deseja que nos tornemos.”

Elder Oaks explica que o primeiro ensinamento de Jesus a Seus apóstolos foi sobre o testemunho. Ele é o primeiro passo. Precisamos acreditar que Deus é nosso Pai e que Seu Filho Jesus Cristo, é nosso Salvador. Mas não podemos parar por aqui. O evangelho não tem significado se ficarmos parados e não mudarmos nossa vida.

Ele chamou a atenção daqueles que ouviam no dia que Jesus pegou uma criança entre a multidão e lhes disse que deveriam se converter e se tornar como uma criancinha. Ele não dizia que devemos crer como uma – mas nos tornarmos como uma. A conversão é mais do que o testemunho, é se tornar. Para nos tornar devemos agir.

Não é maravilhoso saber que Deus poderá ignorar nosso erros no Seu julgamento? Através do arrependimento, feito possível pela expiação, podemos ser perdoados de nossos pecados. Isto não é algo automático, por isso, devemos nos arrepender, para faze-lo possível, como a Bíblia ensina. O arrependimento requer que verdadeiramente sintamos pesar pelos nossos pecados, restitui-los, e pedir o perdão de Deus e daqueles envolvidos, e depois abandonar completamente o pecado. Uma vez que fizermos isto, Deus se esquece de nossos erros e podemos começar de novo.

mormon-OaksNo curso de nossas vidas, teremos a oportunidade de aprender e crescer. E por isso que estamos aqui. Deus nos concedeu um grande potencial e é nossa responsabilidade chegar o mais perto possível dele. Por esta razão, o julgamento final não acontecera até depois da nossa morte. Isto é exemplificado no Novo Testamento, quando Jesus salvou a mulher que seria apedrejada por adultério. Ele disse que não a julgaria. Ao dizer isso, ele estava dizendo que não a julgaria naquele momento. Sua vida não havia terminado e ela ainda tinha tempo para se arrepender – para que se tornasse o que Deus desejava. Quando sua vida terminasse, Ele poderia então avaliar suas escolhas. Ele olharia dentro de seu coração para saber quem ela havia se tornado e o que ela tinha feito de sua vida. As coisas que ela havia feito quando conheceu o Salvador não deveriam ser o fator determinante de sua mortalidade. Foi por isso que Ele disse que não a julgaria, mas que não pecasse mais. O fim de sua vida ocorreria no futuro, em um momento em que ela não sabia. Certamente, se ela continuasse em adultério, a morte viria em breve, pois esta era a pena para as mulheres que cometessem aquele pecado. Ele desejava que ela fizesse as mudanças necessárias enquanto ainda havia tempo.

“O Apostolo Paulo disse que as pessoas que receberam o Espirito de Deus “possuem a mente de Cristo” (1 Cor 2:16). Eu entendo que isto significa que as pessoas que estão avançando na conversão necessária começam a ver as coisas como nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, as veem. Eles estão ouvindo as Suas vozes em vez das vozes do mundo, e eles estão fazendo as coisas do Seu jeito em vez do jeito do mundo”.

Este é o objetivo do julgamento final: avaliar se tentamos ou não fazer as coisas do jeito do Senhor e não do jeito do mundo.

Recursos Adicionais

Leia o discursos de Elder Oaks – O Desafio de Tornar-se

Saiba mais sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *