fbpx

Compreender os passos no caminho para o discipulado

Caminho do discipulado

É interessante que Cristo comece e termine seu sermão no templo aos nefitas falando sobre a “rocha” fundamental. Ele primeiro a define como “minha doutrina” e, em seguida, conclui indicando que apenas ensinou como construir sobre essa rocha.

Assim, os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são a “doutrina de Cristo”, a Rocha sobre a qual devemos construir. O Sermão no Templo é como e o que construir sobre esse fundamento.

O Sermão no Templo não é apenas o discurso mais importante já feito neste planeta, de acordo com o Élder McConkie, mas sua organização é poderosa.

Os três capítulos separados que compõem o Sermão começam com o que agora chamamos de “As Bem-Aventuranças.”

“As bem-aventuranças formam a escada para Cristo, pela qual podeis receber Dele o poder de vos tornardes semelhantes a ele.” (Lee, Decisions for Successful Living, p. 56.)

“Estas declarações do Mestre são conhecidas na literatura do mundo Cristão como as bem-aventuranças. … Elas incorporam de fato a Constituição para uma vida perfeita” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Harold B. Lee [2000], 200).

Nosso dicionário bíblico acrescenta: “em vez de serem declarações isoladas, as bem-aventuranças são inter-relacionadas e progressivas em seu arranjo” (“Bem-Aventuranças”).

O Guia de Estudo das Escrituras acrescenta: “As Beatitudes estão de tal maneira estruturadas que cada uma se baseia na anterior.” (“Beatitudes”).

Cada bem-aventurança apresenta uma condição para a obediência e, em seguida, a sua bênção resultante.

Esse padrão pode servir, instruiu o Presidente Lee nesse mesmo discurso, como uma subida ascendente na obtenção de um testemunho inicial através dos passos de uma conversão poderosa; ou podem servir como um padrão repetível para renovar nossa conversão ou terminar um patamar em nossa progressão.

Mas e se a intenção de Cristo ao usá-los fosse nos dizer o que Ele iria dizer antes de detalhar sua prática real.

E se as bem-aventuranças fossem um índice do Sermão no Templo, onde encontramos os ensinamentos do Salvador sobre a condição, as habilidades e as bênçãos que cada bem-aventurança em particular indica ou prediz.

O resto do Capítulo 12, em seguida, elabora as bênçãos capacitadoras que Ele fornece, pela graça, enquanto nos esforçamos para viver sua lei superior.

O Capítulo 13 detalha o que fazemos para receber essa graça, enquanto o Capítulo 14 nos instrui como ser o sal e a luz com os quais le culminou a seção de bem-aventurança.

O Salvador ressuscitado, no Livro de Mórmon, começa a escada adicionando uma Beatitude adicional:

“Sim, bem-aventurados são os que crerem em vossas palavras e humilharem-se profundamente e forem batizados, porque serão visitados com fogo e com o Espírito Santo e irão receber a remissão de seus pecados.” 3 Néfi 12:2

Eles só são visitados porque ainda não têm o dom. O resultado de ser visitado pelo Espírito Santo é que depois eles são deixados “pobres de espírito”, tendo-o experimentado e desejando sua santa presença novamente.

Se o leitor já tiver sido batizado e confirmado, a visita pode ser uma impressão passageira de culpa ou de encorajamento.

“Sim, bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, porque deles é o reino dos céus.” 3 Néfi 12:3

Os pobres de espírito, que vêm a Cristo, fazem-no mediante o Batismo e a confirmação, tornando-se assim membros da sua igreja ou do reino dos céus na terra. Ou para aqueles já confirmados, é um anseio pelo Espírito seguido de uma renovação significativa do convênio sacramental, por meio do qual a reintegração na comunhão e atividade do reino é aumentada.

A natureza do índice das bem-aventuranças aponta-nos para o sermão onde encontramos duas leis dirigidas pelo Salvador que se referem a este processo de redenção. 3 Néfi 12:17-20 detalha os princípios de obediência e sacrifício com os quais nos aproximamos dele.

Ele aborda a importância contínua da lei, embora tenha cumprido a lei menor. Ele então se refere ao sacrifício de entrada que leva alguém ao portão do discipulado, “um coração quebrantado e um espírito contrito” para o arrependimento e, então, o batismo. A próxima bem-aventurança é depois a instrução pós batismo.

Pode ser interessante: Como Jesus Cristo pode ser uma fonte de água viva?

“E, outrossim, bem-aventurados são todos os que choram, porque eles serão consolados.” 3 Néfi 12:4

Dentro dos convênios feitos no batismo está incluso, “disposto a chorar com os que choram.” (Mosias 18:8-10) a bênção é receber o Espírito ou Consolador:

“…para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós?” Mosias 18:10

A cada passo seguinte, nosso foco se volta para o externo em comparação com o foco interno de ser pobre de espírito e buscar redenção. À medida que levantamos os fardos dos outros, começamos a partilhar uma identidade comum de filhos de Deus.

Nossa disposição de levantar, muda nosso homem natural à medida que cedemos às tentações do Consolador. Este foco exterior e os efeitos do Espírito Santo sobre os nossos corações, dá início ao processo de mudá-lo até que nos aqueçamos em uma “conduta pacífica para com os filhos dos homens.” Morôni 7:3-4

“E bem-aventurados são os mansos, porque eles herdarão a Terra” 3 Néfi 12:5

Herdar a terra é um presságio eterno, pois a terra será celestializada. Se a humildade é vista como nossa relação com Deus, a mansidão é usada por Morôni como nossa relação visível com os outros. (Morôni 7: 3-4, 39)

A mudança de caráter leva o humilde seguidor de Cristo a tornar-se manso. Mas à medida que aumenta o nosso sentido interior de carinho e amor, ansiamos por estar melhor preparados, mais qualificados, saber mais, fazer mais, ser mais úteis.

“E bem-aventurados todos os que têm fome e sede de justiça, pois serão cheios do Espírito Santo.” 3 Néfi 12:6

O que foi apenas uma visita do Espírito Santo que se tornou uma presença reconfortante, agora nos preenche. É agora que o nosso desejo (de “amar o Senhor com todo o nosso coração, mente e força (humildade) e o nosso próximo como a nós mesmos” (mansidão) tornou-se uma necessidade.

Assim, sob a influência do Espírito, procuramos aumentar nossas capacidades espirituais, mentais, físicas e emocionais para que possamos amar mais poderosamente como instrumentos divinos. A princípio, isso pode parecer autocentrado, mas, como Paulo esclareceu, o aumento do conhecimento viabiliza o aumento do amor.

Essas bem-aventuranças (choro, mansidão e fome) apontam para o sermão, 3 Néfi 12:21-48. À medida que temos fome e sede de uma capacidade justa de amar a Deus e ao próximo, Ele esclarece como sua graça nos aperfeiçoará ao aprendermos a lei do evangelho e seu subconjunto, a lei da castidade.

Esses versículos nos levam através de várias realidades de viver as leis que se concentram em nossos relacionamentos. O capítulo passa por complexidades de relacionamento, começando com colegas e amigos, depois casamento, incluindo como corremos o risco de usar essas pessoas.

Em seguida, ele ensina como fazer acordos de relacionamento com os outros e como agir quando eles começarem a nos usar, incluindo como Ele nos ajudará a amar nossos inimigos.

De amigos a inimigos; a escala cobre muitas promessas que culminam em como ele nos tornará perfeitos através de suas ordenanças, por sua graça.

A palavra “perfeito” aqui no grego é usado novamente por Paulo para expressar “receber todas as ordenanças. A próxima bem-aventurança esclarece este processo “graça por graça” de ser “aperfeiçoado em Cristo:”

“E bem-aventurados são os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” 3 Néfi 12:7

Misericórdia nas escrituras é uma tradução para o inglês de uma palavra que é melhor traduzida como amor ou graça, especialmente em hebraico. Recebemos misericórdia como a concedemos, porque Deus pode nos tocar melhor trabalhando por meio de nós do que trabalhando em nós.

Uma vez que somos aperfeiçoados em Cristo ao recebermos a graça dele ao usá-la para ministrar aos outros, crescemos de um nível de graça para o próximo nível de graça.

Ao darmos sua graça, Ele nos capacita com graça adicional. Esta dotação transita-nos das leis da obediência, do sacrifício, do evangelho (incluindo a castidade) para a lei da consagração.

Quais são as maneiras pelas quais podemos efetivamente dar a sua graça em vez de apenas prestar o nosso serviço?

O Capítulo 13 do Sermão nos instrui através do uso da lente do altruísmo em nosso serviço (13:1-4), foco nas pessoas em nossas orações (13:5-15) e doação tangível em nosso jejum (13:16-18; Isaías 58:3-12).

Estrategicamente, Joseph Smith tem como alvo duas atividades de graça que capacitam todos os outros: 1) fazer a obra vicária, 2) compartilhar o evangelho. À medida que crescemos em capacidade, permanecer altruísta pode ser um desafio. A próxima bem-aventurança empodera-nos:

“E bem-aventurados são todos os puros de coração, porque eles verão a Deus.” 3 Néfi 12:8

No corpo do sermão, ele ensina como manter nossos corações puros centralizando nossas vidas (13:19-21) e disciplinando nossos sentidos (13:22-24) para que possamos manter nosso foco no céu.

Isso cresce à medida que aprendemos a priorizar o Reino (13:33) e administrar o tempo (13:34) confiando “totalmente” na graça de Cristo. (13:25-32; 2 Néfi 31: 19) Isso é uma preparação para ser incluído na natureza participativa do poder capacitador da graça expiatória de Cristo, identificado na próxima bem-aventurança.

Veja também: Não sacrifique sua felicidade eterna por uma alegria passageira

“E bem-aventurados são todos os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” 3 Néfi 12:9

O ensinamento do Salvador sobre como ser um pacificador está no capítulo 14:1-20 de 3 Néfi. O evangelho é a mensagem da paz. Aprendemos a consagrar-nos no seu serviço, ajudando a influenciar os outros. Ele instrui em vários pontos que nos ajudam a ajudar os outros a alcançar e entrar na porta estreita da paz divina.

  • Julgue pelo Espírito (14:1-2; DC 11:12)
  • Mude-me primeiro (14:3-5)
  • Cultive seus pontos fortes (14:5)
  • Compartilhe de acordo com a sua capacidade de receber (14:6)
  • Ensine-os a pedir, buscar e bater (14:7-8)
  • Ensine-os a confiar em seu amor para obter respostas (14:9-11)
  • Amar e servir os outros (14:12)
  • Perseverar em seu serviço, trazendo outros para Ele (14:14-20)

Embora seja a fonte da maior alegria, este serviço ou doação de graça nem sempre é fácil e pode invocar oposição. Então:

“E bem-aventurados são todos os que sofrem perseguição por amor ao meu nome, porque deles é o reino dos céus.” 3 Néfi 12:10

Como resultado, o Reino Celestial é prometido à medida que suportamos todos em Seu “nome”, tornando-se assim um com Ele.

Tendo tomado sobre nós o seu nome e herdando as suas características, Ele agora nos dá para sermos SAL e LUZ, onde servimos como sub-pastores. Os sub-salvadores trazem sabor aos nossos círculos de influência cada vez maiores e, portanto, almas a Cristo.

“Em verdade, em verdade vos digo que eu vos concedo serdes o sal da terra; Em verdade, em verdade vos digo que eu vos concedo serdes a luz deste povo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Portanto, fazei brilhar vossa luz diante deste povo de tal forma que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está no céu.” 3 Néfi 12:13-16

É assim que O conhecemos (como contrastado em 14:21-24) para que Ele possa dizer: “Entra, servo bom e fiel.”

Tendo aprendido a edificar sobre a rocha de Cristo através da revelação pessoal e do amor pelos outros ao serviço do nosso Mestre. Ao fazê-lo, seremos capacitados para suportar o abismo da miséria e os eixos no redemoinho.

“Eu o compararei a um homem prudente que edificou sua casa sobre uma rocha. E desceu a chuva e chegaram as enchentes e sopraram os ventos e combateram aquela casa; e ela não caiu, porque estava edificada sobre uma rocha”. 3 Néfi 14:24-25

Agora vemos o que e como edificar sobre a rocha ou “doutrina de Cristo” por meio da necessidade do Espírito Santo e do processo de fé de receber Sua graça à medida que damos Sua graça a outros.

Percorremos um caminho do convênio aprendendo a viver as cinco leis do templo ensinadas aqui neste poderoso sermão até perdurarmos até o fim. Este é um sermão do templo dado no templo. Em hebraico, “templo” vem da palavra “yakol” que significa “suportar.”

Fonte: Meridian Magazine

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *