Como lidar com tudo o que não conquistei em 2019?

Todo mundo tem metas que não conseguiu alcançar neste ano que se passou. O projeto fitness, o projeto Inglês, o projeto intercâmbio e tantos outros podem não ter se tornado reais.

Quando iniciei esse artigo pensei em uma das metas para esse ano, que eu não consegui realizar – estudar Francês, todos os dias, por 1 hora. Tudo bem, eu estudei francês todos os dias, mas não por uma hora. Em termos práticos, aprendi um pouco mais de francês, mas não me tornei fluente (não ainda) e não cumpri o que prometi a mim mesma.

E você? O que prometeu para si mesmo (a) e não conseguiu cumprir? Pega sua listinha que escreveu em 2018 sobre as coisas que queria realizar em 2019 e veja como se saiu.

Talvez você tenha conseguido cumprir com tudo que se dispôs a fazer. E se você é essa pessoa, meus parabéns! Continue assim!

No entanto, se assim como eu, algumas coisas deixaram a desejar, gostaria de sugerir algumas reflexões.

1)  Ninguém é perfeito.

Mesmo aqueles que dizem ter cumprido tudo que se desafiaram a fazer em 2019, tenho certeza, de que algo faltou. Não há perfeição. Não nessa vida.

Eu tenho apenas 23 anos e até hoje, não consegui encontrar uma única pessoa sequer que afirma ter cumprido todas as suas resoluções de ano novo! Muitos podem até dizer que cumpriram, mas no fundo, bem lá no fundo sabem que faltou algo…

2)  Podemos tentar novamente.

O mais mágico de iniciar um ano novo, é que nossas forças e energias, parecem renovadas não é verdade?

Na noite do dia 31, procuro um lugar mais ou menos tranquilo, longe da agitação comum deste dia e então me coloco a refletir.

E o que sempre me vem à mente, é que tudo bem não ter sido 100% como eu esperava, um novo ano está vindo e posso tentar novamente.

3)  Nossas metas eram realistas?

O que quero dizer neste ponto, não é que não devemos sonhar alto. O que quero dizer, é que devemos ser realistas. Vou dar-lhes um exemplo para ilustrar minha mensagem.

Uma pessoa que não trabalha e que depende financeiramente de alguém, dificilmente em um ano, conseguirá recursos para fazer um intercâmbio em outro país. Exceto se as pessoas que a ajudam forem bem economicamente falando.

Notei que muitas vezes era esse tipo de problema que acontecia comigo anos atrás – eu não fazia metas realistas!

Como são as metas que você fez para 2019? Elas são realistas ou mirabolantes?

4)  Não devemos nos comparar com ninguém.

Apesar de ser um erro, muitos de nós (infelizmente) têm esse hábito destrutivo! Comparamo-nos com outras pessoas com grande frequência.

Não há ninguém igual a ninguém. Somos seres ímpares. As realidades mesmo que parecidas, são também diferentes. Consequentemente, os resultados são diferentes!

Muitas vezes, ao chegarmos nessa data do ano, tendemos a olhar para os outros e de forma errada pensamos que fizemos muito menos que eles. Olhamos suas conquistas e começamos as comparações sem sentido.

Irmãos, por favor, parem! A comparação pode nos destruir de diversas formas, inclusive espiritualmente.

5)  Seja sua melhor versão.

Gosto de pensar em se eu fui a melhor versão de mim mesma durante esse ano. Será que eu fui a melhor versão que meus pais queriam? Será que eu fui a melhor versão que meus líderes queriam? Será que eu fui a melhor versão que o Senhor queria?

Devemos voltar nossos olhares para nós mesmos e para o Senhor. São essas as opiniões que realmente importam. São essas opiniões que realmente contam.

Se dermos o nosso melhor a cada hora, ao final do dia, teremos sido o melhor que poderíamos ter sido. E se a cada dia, formos melhores, ao fim de um ciclo de mais um ano, teremos sido nossa melhor versão durante o ano!

Seja o melhor que você puder para si mesmo (a) em 2020!

Relacionado:

ANO NOVO: o que podemos aprender com virada do ano nas escrituras

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Isto foi o que aconteceu na Igreja de Jesus Cristo na última década
ANO NOVO: o que podemos aprender com virada do ano nas escrituras

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *