fbpx

Como faço para participar da Igreja quando me sinto excluído?

Não podemos deixar que a nossa diferença nos defina.

Somos filhos de Pais Celestiais. Somos divinos e temos o potencial de sermos como Eles. Mesmo que nossas diferenças sejam grandes, nunca devemos deixar que elas nos definam. Nossa divindade está em nosso DNA — isso é o que deve nos definir.

Podemos assumir o controle e ter coragem.

Cabe a nós sentirmo-nos incluídos. Podemos encontrar maneiras de participar que não estão centradas em nossa diferença. Podemos participar do coro, limpar a capela, oferecermo-nos como voluntários para projetos de serviço ou participar de grupos. Dependendo da nossa situação atual, talvez não seja pedido a nós que ensine ou faça uma palestra sobre a Igreja, mas podemos prestar nosso testemunho, falando sobre as coisas que esperamos ser verdadeiras, as coisas que queremos e as lutas que enfrentamos. Há quase sempre uma maneira que podemos participar na Igreja, apesar de nossas diferenças.

Devemos lembrar que não estamos sozinhos.

Na superfície, pode parecer que todo mundo é faz parte do grupo, mas na realidade, quase todo mundo tem dúvidas e preocupações. Algumas pessoas têm desafios semelhantes aos nossos. Só não sabemos. Quase todas as famílias são tocadas por dúvidas, doenças mentais, questões de gênero e sexualidade, complicações familiares, etc. E mesmo que nossos problemas sejam únicos, podemos tentar sentirmo-nos incluídos por meio de Jesus Cristo. Por meio da expiação, Ele nos conhece perfeitamente (ver Alma 7:11-12).

Podemos incluir os outros.

Nossa consciência de como é se sentir excluído nos dá compreensão extra para os outros que se sentem da mesma maneira. Quando vemos alguém que está lutando para sentir conexão, podemos incluir essa pessoa. Se há um comentário que sabemos que fará alguém se sentir marginalizado, podemos responder com compaixão e inclusão.

Podemos ser pacientes.

Às vezes nós podemos querer sair porque nossas diferenças e nosso sentimento de exclusão são demasiados, mas não há benefício nenhum nisso. Relacionamento e conexão levam tempo e são feitos por meio de experiências comuns. Nós não sabemos quanto tempo demora, mas quanto mais paciência e sabedoria mostramos, mais provável é que possamos encontrar conexão e sentirmo-nos incluídos.

Podemos cuidar de nós mesmos.

Podemos cuidar de nós mesmo por meio das escrituras, da oração, meditação, de um bom terapeuta, bons livros, caminhadas na natureza, ou exercício. Devemos ter cuidado para não desperdiçar nossos esforços para sentirmo-nos incluídos dentro da igreja.

Podemos permanecer ligados a Cristo.

Grande parte do ministério do Salvador foi para aqueles que eram excluídos — a mulher com um fluxo de sangue, os aflitos com a hanseníase, os publicanos, a mulher pega em adultério e a mulher samaritana no poço. Ele nos ensinou que fazemos parte de Sua obra e fazemos parte da mesma família. Talvez em nossos esforços para sentirmo-nos incluídos podemos encontrar outros que há muito tempo querem sentir-se incluídos. Que possamos abraçá-los e recebê-los com suas diferenças enquanto o Salvador os cura.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Vídeo: Se você já se sentiu excluído na Igreja, você precisa dessa mensagem do Élder Keaton

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *