fbpx

Quando a resposta é “não”: As bênçãos de não receber o que pedimos

A verdadeira fé sempre precede milagres, mas às vezes a resposta para os nossos desejos e questionamentos é “não”.

A uma beleza dentro desse “não”, porque amplifica a nossa compreensão pessoal e a nossa compreensão de Deus.

Quando continuamos a exercer fé e confiamos Nele, mesmo quando recebemos o “não” como resposta, nossa compreensão se expande de uma maneira que jamais imaginamos.

Mover montanhas?

Nem sempre a pergunta será “Você tem fé para mover montanhas?”. Às vezes, a pergunta será, “Você tem fé para deixar as montanhas aonde elas estão?”

A resposta que eu não queria

A muitos anos atrás, eu estava morando fora de meu país, em um lugar que eu não queria estar.

Moramos naquele lugar por anos devido ao trabalho do meu esposo, e eu me sentia presa a um ambiente rural, longe de minha família e de minhas ambições.

Lembro-me de um dia em particular, onde ajoelhei e orei fervorosamente sobre meu grande desejo de me mudar de lá.

Recebi uma resposta tão clara em minha mente que odiei o que ouvi “Será por um longo tempo!”.

Ao ouvir aquela resposta, tentei resistir com um grande “Não!” “Não é isso que eu quero! Preciso de ajuda agora!”

Eu queria fazer com que aquela resposta mudasse e tentei ignorá-la, mas com o passar do tempo, mais clara aquela resposta se tornava.

Lembro-me de humildemente renunciar a minha vontade e com muita emoção dizer, “Ok Pai Celestial, se é isso que Tu queres, vou parar de resistir. Permita-me aprender o que Tu queres que eu aprenda neste lugar!”

Naquela época aquilo foi a coisa mais difícil que já fiz, mas era exatamente aquilo que Ele esperava de mim.

Aquele “longo período” durou mais cinco anos e foi um treinamento espiritual para mim e para a minha família.

Quando aprendemos tudo o que tínhamos para aprender, chegou a hora de seguirmos em frente.

As portas se abriram para uma ótima oferta de emprego e mudamos para um lugar onde queríamos estar.

O que aprendi?

Através daquela experiência, aprendi que precisava aceitar e aprender a vontade do Pai Celestial para mim, ao invés de resistir; para que eu pudesse me unir a Ele, ao invés de lutar contra Suas vontades.

Às vezes é muito mais fácil falar do que fazer…

Orson F. Whitney escreveu:

“Todo o sofrimento e todas as coisas por que passamos, especialmente quando suportadas com paciência, edificam o caráter, purificam o coração, engrandecem a alma e tornam-nos mais sensíveis e caridosos, mais dignos de sermos chamados filhos de Deus… E é por meio da tristeza e do sofrimento, do trabalho árduo e da tribulação que alcançamos o conhecimento que viemos adquirir aqui.”

Saber que Ele está conosco

jesus cristo

Em 2001, Shelli Diming passou por uma experiência excruciante onde nenhum milagre ou anjo a livrou naquele momento, mas o que aconteceu foi muito mais poderoso. Ela relatou:

“Eu estava deitada na minha cama com uma dor imensa, devido a uma inflamação de um nervo em minha espinha cervical havia mais de uma semana, ao mesmo tempo que tentava cuidar de minha filha ainda pequena.

Eu estava completamente incapacitada pela sensação de queimação que descia pelo meu braço direito.

Eu não sabia como escapar daquela dor e já não conseguia mais suportá-la. Naquele momento, no silêncio do meu lar, elevei meus olhos e disse em voz alta ao Pai Celestial,

‘Sei que Tu estás aí!’

Não ouvi nada, nenhuma voz, nem mesmo senti uma inspiração espiritual. Nada. Mas ouvi a minha voz ecoar aquelas palavras, e eu sabia que Ele estava lá, apesar não haver nenhum sinal de sua presença.

Lembro-me do meu desespero e que meus sentimentos ficaram um pouco feridos por não receber nenhum sinal de que Ele me ouvia.

No entanto, ao longo dos anos de alguma maneira, aquela experiência teve uma influência gigantesca sobre mim.

Talvez seja porque mesmo nos piores momentos, eu sei que Ele está lá! Talvez eu tenha passado em algum tipo de teste ou algum tipo de nível de testemunho através daquela experiência.

Não tenho certeza.

Mas aquilo me ensinou que com certeza sei, e sou grata pela dor daquele dia que me deu esta certeza.”

Shelli ganhou o que Deus tinha a intensão de dá-la. A realização dela não tem preço! Também podemos declarar, “Sei que estás aqui” durante nossas provações, porque quando sabemos disto, percebemos que eventualmente, ficaremos bem.

O Senhor nos dá experiência para que possamos crescer. Grande parte de nossa educação é descobrir que não importa o que aconteça, se nos voltarmos para o Senhor, no final sempre será algo bom. Jó, Abraão, Joseph Smith, todos eles aprenderam dessa maneira. Então também podemos.

Ao falar sobre a nossa educação espiritual, o Élder Neal A. Maxwell ensinou:

“Aulas e sofrimentos adicionais parecem ser o padrão para os alunos mais aptos do Senhor. Nossa existência, portanto, é uma combinação contínua do currículo de crescimento de Deus.”

Deus e o nosso mais profundo ‘eu’ anseiam por crescimento. Como crescemos nesta esfera é o que irá nos definir.

Fé para não mover montanhas

Em 1993, em sua quinta gravidez, Darlene Berry foi informada que haviam complicações relacionadas a saúde de seu bebê.

Havia uma grande chance de que seu bebê nascesse sem alguns membros ou com outras sérias debilidades. Mas quando ele nasceu, o médico ficou feliz ao dizer que ele era “perfeito”.

Inicialmente eles ficaram aliviados, porém naquela mesma noite o bebê começou a apresentar sérios problemas de saúde, e os médicos descobriram com muita consternação que seu bebê tinha um coração esquerdo hipoplásico e que aquele problema congênito era fatal.

Darlene e seu esposo ficaram arrasados! O bebê deles que era lindo e parecia perfeito, estava morrendo. Ela relatou:

“Fomos colocados em uma sala e o médico disse que tínhamos uma escolha. Poderíamos tentar um novo procedimento experimental. Ele precisaria de um transplante de coração e pulmão.

Teríamos que leva-lo em uma ambulância aérea de Spokane Washington à Califórnia. Não haveria garantias de que ele sobreviveria ao voo ou a cirurgia.

Se ele sobrevivesse, teria que tomar medicamentos de antirrejeição pelo resto de sua vida, onde algo simples como uma gripe poderia matá-lo.

Ou, poderíamos deixar a natureza seguir o seu curso. Tínhamos somente 10 minutos para decidir. Havia uma ambulância aérea a nossa espera. Eles estavam transportando outro paciente e precisavam partir logo.

Nós oramos. A resposta de Deus foi para que deixássemos a natureza seguir o seu curso…

Minha vontade era gritar! ‘NÃO!’ Tenho fé suficiente! Ele será curado! Já ouvi muitas histórias onde a fé curou o impossível. Tenho fé que ele será um desses casos…

Ele recebeu uma bênção no hospital antes de o levarmos para casa. Aquela bênção confirmou que ele NÃO faria parte do grupo daqueles que eram milagrosamente curados, e o levamos para casa. Ele morreu aos 3 dias de idade.”

Hoje Darlene resume sua experiência excruciante e o que aprendeu. Ele escreveu,

“Mesmo ao ter fé para mover montanhas e fazer parte de um milagre de cura. Eu não tinha certeza se tinha fé para deixa-lo ir; para permitir que a vontade de Deus fosse feita. Mas através dessa provação, dessa experiência, Deus me ajudou a adquirir esta fé.”

Esse tipo de experiência nos dá a oportunidade de descobrir que somos feitos para vermos a nós mesmos exercendo fé, confiando, sobrepujando grandes obstáculos com a ajuda de Deus.

O milagre é que podemos saber que Ele está conosco mesmo que Ele não mova as montanhas que apareçam em nossa frente.

Transcender o “não”

O maior não nesta existência foi quando Cristo implorou para que Seu “cálice” fosse retirado.

Mesmo depois de todos os milagres que foram feitos ou orquestrados pelo Salvador (através de Sua fé inigualável), a vontade do Pai Celestial não mudou, porque este sofrimento tinha que acontecer, e Cristo humildemente o aceitou.

Aquela aceitação voluntária fez toda a diferença em Sua vida, na nossa e ainda repercute por todo do universo.

Quando recebermos um “não” como nossa resposta e com fé a aceitamos, permitirmos que a vontade de nosso Pai Celestial aconteça, e assim também seguimos o caminho rumo à divindade.

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

2 Maneiras de encontrar esperança durante tempos de desespero

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *