fbpx

Antes de julgar ou criticar alguém que deixou a Igreja, lembre-se disso

Sabemos que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma Igreja mundial que conta com mais de 16 milhões de membros, 16 milhões de pessoas que um dia decidiram entrar nas águas do batismo.

O ideal seria pensar que todas essas pessoas são membros ativos, que não têm dúvidas sobre o Evangelho, a Igreja e seus líderes e que são pessoas perfeitas.

Como eu disse, seria o ideal, mas isso está muito longe da realidade.

Fazer parte da Igreja de Jesus Cristo não nos torna perfeitos, não nos dá um conhecimento completo das coisas e, acima de tudo, não faz nossa fé crescer sozinha.

Uma igreja perfeita com pessoas imperfeitas

domingo, reunião sacramental

São muitas as razões pelas quais alguém pode deixar a Igreja. Talvez essa pessoa tenha sido ofendida por alguém, ou pode não concordar com uma norma ou mandamento, ou simplesmente ter um problema com algum líder (apenas para mencionar alguns).

Seja qual for a razão, não podemos julgá-las. Seus sentimentos são válidos. Ser Santos dos Últimos Dias não nos torna donos da verdade nem nos dá poder para criticar.

Nosso comportamento deve ser sempre cheio de bondade, paciência e caridade. A Igreja está cheia de pessoas imperfeitas e é por isso que recorremos a ela e ao evangelho do Senhor.

Na Igreja há pessoas com desafios e fraquezas, que lutam com seus vícios e outras que tentam moldar seu caráter. Há pessoas que sofrem de doenças mentais e outras que têm deficiências. Há pessoas que cometem erros e outras que caem diariamente.

Em si, existem pessoas imperfeitas.

Pessoas que buscam dominar seu homem ou mulher natural por meio de Jesus Cristo. Pessoas que se apegam com tudo ao evangelho e pessoas que no caminho podem optar por se afastar da Igreja.

Uma decisão a tomar

É provável que você conheça uma dessas pessoas ou faça parte de sua família. E por mais que nos machuque ou não entendamos sua decisão, devemos respeitá-la e manter nossos braços abertos para o dia em que desejarem voltar.

Como disse o Élder Dieter F. Uchtdorf:

“Pode partir-nos o coração quando sua jornada os leva para longe da Igreja e da verdade que eles encontraram, mas honramos seu direito de adorar ao Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de sua própria consciência, assim como reivindicamos esse privilégio para nós mesmos”.

Sua decisão não os afasta de nossa família, não os afasta da Igreja, não apaga o compromisso que uma vez fizeram. Sempre haverá um lugar para eles.

Até esse momento não perca a esperança, Ame aqueles que se afastaram, tenha sempre uma mão pronta para estendê-la, ore por eles e tente compreendê-los.

Compartilhe mensagens do evangelho e ministra com amor. Respeite seus limites, a pressão pode afastá-los de você. E acima de tudo, tenha fé.

Com fé, todos em algum momento se sentirão amados e aceitos, como todos deveriam em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Com fé, todos em algum momento sentirão o ardor do Espírito e o testemunho que tanto ansiamos.

Com fé, todos em algum momento sentirão o importante papel que desempenham na Igreja e no evangelho de Jesus Cristo.

No lugar de outro

Ao tentar nos colocar no lugar deles e pensar sobre o que aquela pessoa que, de alguma forma, foi magoada pela Igreja que eles amaram, serviram e pela qual se sacrificaram deve sentir, nos permitimos sentir mais do que compaixão e amor por eles.

Da próxima vez que você vir alguém que não frequenta mais a Igreja hoje ou que faz um comentário negativo sobre ela, antes de ficar na defensiva, concentre-se em tentar sentir o amor de Cristo por essa pessoa.

Por mais que você deseje que eles voltem e vejam o que você vê na Igreja, são eles que devem tomar essa decisão e não devemos forçá-los, mas isso não significa que devemos esquecê-los. Como nós, eles também são dignos do amor de nossos Pais Celestiais.

Então, vamos ser um pouco mais como eles e como o Salvador e realmente tentar sentir e entender, mesmo na menor escala, a dor que essa pessoa deve estar sentindo.

Ao fazer isso, prometo que você poderá sentir Seu amor por eles e poderá desempenhar um papel maior em ajudá-los.

Talvez um dia, esse amor os faça ver que sim há um lugar para eles na Igreja de Cristo, que, como o Filho pródigo, sempre serão bem-vindos e que podem começar de novo.

Lembremos que todos temos nossas lutas e desafios, umas mais evidentes que outras, e que todos procuramos nos agarrar à barra de ferro.  Alguns se desviam por um momento, alguns voltam e outros não, mas sempre ficaremos felizes em vê-los voltar.

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo” Mateus 22:36-39.

Fonte: masfe.org

Veja também:

Como falar para a minha família que tenho dúvidas sobre a minha fé?
Uma coisa que todos os membros da Igreja deviam entender antes que fiquem menos ativos

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *