fbpx

Como falar para a minha família que tenho dúvidas sobre a minha fé?

Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nossa fé é uma parte fundamental de quem somos.

Às vezes, apesar de nossos maiores esforços, podemos nos deparar com dúvidas ou perguntas sobre nossas crenças. Quando isso acontece, pode ser muito difícil saber como encontrar alívio e paz.

Uma coisa que eu gostaria que você se lembrasse é que seus entes queridos estão lá para você. Você pode compartilhar essas dificuldades com eles, não tenha medo, eles poderão fornecer a ajuda necessária para encontrar clareza.

Pensando nisso, compartilho 7 dicas simples para você conseguir.

1. Seja honesto consigo mesmo

Antes de contar a qualquer pessoa sobre seus problemas, reserve um tempo para ser sincero consigo mesmo sobre o que está sentindo e o porquê.

Que dúvidas ou perguntas específicas você tem?

O que fez com que esses sentimentos surgissem?

Ser claro sobre suas próprias experiências ajudará você a se comunicar efetivamente com os outros.

Escrever alguns desses sentimentos também pode ajudá-lo a refletir sobre o que você está passando e fornecer uma perspectiva que você pode não ter considerado naquele momento.

2. Escolha cuidadosamente o momento

Quando se trata de compartilhar seus problemas com seus entes queridos, o momento preciso para fazê-lo é extremamente importante.

Tente escolher um momento em que seus entes queridos estejam tranquilos e tenham tempo para conversar.

Evite falar sobre o assunto quando houver discussões ou sentir tensão ao seu redor. Deixe claro que você precisa falar sobre algo muito importante e que deseja fazê-lo em um ambiente tranquilo, onde todos possam prestar atenção em você.

3. Comece com alguém de confiança

Se você tiver dúvidas ou problemas com sua fé, será de grande ajuda começar primeiro com alguém de confiança antes de compartilhá-lo com seus entes queridos.

Pode ser um amigo próximo, um primo ou até mesmo um líder religioso.

Ter alguém empático para conversar pode lhe dar o apoio de que você precisa ao lidar com suas dúvidas.

4. Seja honesto com seus entes queridos

Quando estiver pronto para conversar com seus entes queridos sobre seus problemas, seja honesto ao contar a eles o que sente.

É importante expressar de forma clara e calma suas preocupações sem atacar as crenças dos outros.

Lembre-se de que não há problema em ter perguntas e dúvidas, seus entes queridos provavelmente tiveram experiências semelhantes.

5. Defina limites

Quando você está conversando sobre seus problemas com seus entes queridos, é importante que você estabeleça limites sobre o que deseja e não deseja falar.

Se você não quiser falar, debater ou refutar doutrinas específicas, deixe isso claro.

Respeite as crenças dos outros, mas também deixe claro o que você precisa para sentir segurança e apoio.

6. Ouça com empatia

Assim como é importante que a honestidade esteja presente quando você compartilha seus problemas com seus entes queridos, também é importante que você ouça com empatia.

Eles podem ter reações fortes em relação aos seus problemas, mas é importante que você os entenda.

Lembre-se de que as experiências de cada um de seus entes queridos são diferentes e eles provavelmente não conseguem entender completamente tudo o que você está passando.

7. Procure ajuda profissional

Se você está enfrentando dúvidas ou perguntas sobre sua fé, procurar ajuda profissional de um terapeuta ou coach pode ser de grande ajuda.

Eles serão capazes de lhe dar uma perspectiva neutra e ajudá-lo a gerenciar e lidar com as emoções que você sente sem se julgar.

Lembre-se de que é normal ter dúvidas e problemas com sua fé. Não tenha vergonha de procurar ajuda ou apoio enquanto lida com isso.

Ao ser sincero consigo mesmo e com seus entes queridos, ouvindo com empatia e deixando claro seus limites, você poderá enfrentar esse desafio.

Fonte: LDS Daily

Veja também:

5 sugestões para viver fiel no evangelho mesmo com dúvidas
Como “não duvidar, mas acreditar” mesmo quando suas perguntas permanecem sem resposta

Vídeo relacionado: 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *