fbpx

Força dos Jovens | Como ajudar os jovens a fazer boas escolhas

Após o anúncio do novo livreto “Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas”, muitos pais e líderes estão com dúvida sobre como ajudar os jovens a usar o livreto com sabedoria e vê-lo como instruções do Senhor.

Então, o irmão Bradley R. Wilcox, segundo conselheiro na presidência geral dos Rapazes, compartilhou algumas ideias.

O irmão Wilcox compartilhou como ensinava e ajudava seus alunos do ensino fundamental a viver por meio de princípios e não listas de regras ou proibições.

Ele conta que no primeiro dia de aula, pedia para seus alunos escreverem tudo o que eles achavam que poderia ser uma regra em diferentes ambientes da escola como sala de aula, refeitório, quadra de esportes.

Então, ele jogava todas as listas produzidas pelos alunos no lixo e dizia:

“Agora que sei que vocês conhecem as regras, vamos falar sobre um princípio: Estamos aqui para aprender e ensinar. Qualquer coisa que atrapalhe isso é contra as regras.”

Assim, sempre que acontecia algo inapropriado, ele questionava seus alunos se aquilo atrapalhava o ensino dele como professor e a aprendizagem deles como alunos. E por meio de princípios os alunos entendiam que deveriam governar a si mesmos e fazer boas escolhas.

Para ajudar pais e líderes, o irmão Wilcox também compartilhou o conselho de três professores de Educação Religiosa da Universidade Brigham Young.

Meus convênios com Deus

escolhas

Gaye Strathearn, decano associado, disse: “Os princípios são eternos, mas a aplicação desses princípios pode mudar ao longo do tempo, e de família para família, de acordo com as circunstâncias da Igreja e do indivíduo.

Êxodo 31:13-16 ensina o princípio de que o Dia do Senhor é um sinal do convênio entre Deus e Seu povo. Durante o tempo de Jesus, os judeus tentavam guardar o Dia do Senhor, mas suas circunstâncias haviam mudado desde o momento que o mandamento foi dado a Moisés.

Por exemplo, os israelitas receberam instruções específicas a respeito de não coletar maná no Dia do Senhor.

Contudo, no tempo de Jesus, o maná não era dado a mais de um milênio. Portanto, os judeus procuraram outras formas de aplicar o mandamento de guardar do Dia do Senhor.

Quando eu era adolescente, aprendi sobre entender o princípio do Dia do Senhor. Meu pai não era membro da Igreja. Todos os anos, seu clube de pesca organizava um churrasco de Natal no domingo.

Aquela era a única ocasião em que meu pai nos pedia, como família, para fazermos algo com ele no domingo.

No primeiro momento, eu não queria ir porque, em minha mente, estava quebrando o Dia do Senhor. Mas quando estudei Êxodo 31:13-16 e aprendi sobre o aspecto do convênio do Dia do Senhor, concluí que meu convênio com Deus também incluía estabelecer um relacionamento importante com meu pai.”

Aconselhar-se juntos

Tyler Griffin, também decano associado, respondeu: “Aconselhem-se juntos. Vemos um padrão na Igreja, no qual aqueles que possuem as chaves [do sacerdócio] muitas vezes dizem aos membros o ‘o quê’, e permitem que eles se aconselhem juntos sobre o ‘como’.

O presidente da estaca que possui as chaves pode dizer: ‘Vamos planejar uma grande conferência para os jovens com o foco nos resultados X, Y e Z.’

Em seguida, o conselho de jovens da estaca, incluindo as presidências das Moças e dos Rapazes da estaca, começam a organizar os detalhes de como alcançar os resultados inspirados.

Por fim, a conferência é melhor porque adultos e jovens se aconselham juntos. Quando as famílias usarem o novo guia ‘Força dos Jovens’ (o quê), teremos mais sucesso se pais e filhos reservarem tempo para se aconselharem juntos sobre os ‘comos’”.

Fazer escolhas com antecedência

Anthony Sweat, professor associado de História e Doutrina da Igreja, disse: “Os princípios nos ajudam a fazermos escolhas com antecedência.

Uma das maiores bênçãos a respeito de fazermos escolhas baseadas em princípios é que nossas escolhas não precisam ser excessivamente influenciadas pela pressão externa de nossos colegas ou pela pressão interna de nossos sentimentos.

As emoções podem variar, mas os princípios permanecem constantes.

“C.S. Lewis certa vez definiu a fé como ‘se aferrar, apesar das mudanças de humor, àquilo que a razão já aceitou’ (ver “Cristianismo Puro e Simples”, p. 50) “.

Às vezes, não estamos com vontade de ler escrituras, servir ao próximo ou frequentar as reuniões da Igreja.

Quando tomamos essas decisões com antecedência, simplesmente seguimos em frente com o que havíamos decidido antes e, quase sempre, ficamos felizes por fazê-lo. Essa perspectiva é o que torna os convênios tão importantes.

Os convênios guiam nosso comportamento futuro. Fazemos convênios hoje para nos protegermos contra futuras tentações. Fazemos e renovamos convênios quando estamos pensando mais claramente.

Um relacionamento baseado em um convênio com Deus e Cristo nos mantém seguindo em frente, mesmo quando não é fácil, popular ou conveniente.

Muitos de nossos convênios eternos são baseados em princípios eternos duradouros, e o guia ‘Força dos Jovens’ revisado explica muitos desses princípios que guiam os filhos do convênio de Deus.”

Fonte: Church News

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *