fbpx

A Visão Mórmon da História Religiosa

Muitos cristãos acreditam que o cristianismo se iniciou com o nascimento de Cristo. Os profetas do antigo testamento predisseram a vinda do Messias, mas eles não ensinaram as doutrinas que Cristo ensinaria. As doutrinas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias revelam mais a respeito da continuidade do cristianismo que sempre existiu.

Cristo Vivo estátuaOs Mórmons compreendem melhor o plano de Deus por causa das revelações e das escrituras modernas. Embora a Bíblia ensine um pouco sobre a queda de Lúcifer e a batalha nos céus, muitos cristãos acreditam que somente Deus existia antes da criação da terra. A visão da trindade afirma que Cristo nada mais era do que Deus encarnado. Abandonando Seu corpo após a Sua ressurreição e voltando a Sua essência divina.

Os Mórmons rejeitam essas ideias. Os profetas tem revelado que todos nós somos seres eternos e filhos espirituais e literais de Deus o Pai. Abitamos em Sua presença no mundo espiritual antes de nascermos na terra com nossos corpos físicos. A ressurreição é o destino de todos, e ambos, Deus o Pai e Jesus Cristo possuem corpos físicos ressuscitados, perfeitos e cheios de glória.

Quando habitávamos com Deus no mundo espiritual pré-mortal, muitas vezes chamada de pré-existência terrena pelos Mórmons, aprendemos sobre o Seu grande plano. A mortalidade seria um período para formar famílias, provar nossa fé, e progredirmos para nos tornarmos mais semelhantes a Deus. Compreendemos que Jesus Cristo teria que se sacrificar, ou expiar nossos pecados e transgressões; já que nenhum de nós seria capaz de viver uma existência sem pecados. Esses conceitos foram perfeitamente ensinados a Adão e Eva. Adão e seus nobres filhos, netos e bisnetos aprenderam o evangelho de Jesus Cristo. Um destes descendentes foi Enoque, que liderou um povo tão justo que foi levado aos céus.

Todos estes antigos profetas viram a Cristo e aprenderam Seu evangelho. Eles ensinaram a seus servos a medida que fossem capazes de compreende-lo. Depois do ministério de Moisés, os israelitas apostataram gradualmente até o ponto em que perderam o conhecimento e o poder por causa de sua indignidade.

Por causa disso, os Mórmons veem todas as religiões da antiguidade como derivações apostatas de uma única verdade. Esta é a razão porque a maioria das antigas religiões compartilham tantas similaridades. A verdade foi lentamente modificada desde a época de Adão, e espalhada por todo o mundo, abençoando a vida de homens e mulheres com uma porção da verdade.

O Povo do Livro de Mórmon

O principal grupo do Livro de Mórmon deixou Jerusalém por volta de 600 a.C., pouco antes do exercito Babilônico destruí-la e levarem muitos de seus habitantes em cativeiro. Eles eram descendentes de Judá e José, e observaram a Lei de Moisés depois que chegaram no continente Americano, esperando pela vinda de Cristo. Eles sabiam que a Lei de Moisés não poderia salva-los. Eles compreendiam plenamente que a salvação viria através do advento e da expiação de Cristo, exatamente como seus profetas os havia ensinado. Eles compreendiam plenamente as doutrinas do arrependimento e fé, do sacrifício, ressurreição, etc.

Sim, e guardaram a lei de Moisés; pois era necessário que ainda guardassem a lei de Moisés, porque não estava toda cumprida. Mas, não obstante a lei de Moisés, aguardavam ansiosamente a vinda de Cristo, considerando a lei mosaica um símbolo de sua vinda e acreditando que deviam praticar aquelas cerimônias exteriores até o tempo em que ele lhes fosse revelado.

Ora, eles não acreditavam que a salvação lhes viesse por meio da lei de Moisés; a lei de Moisés, porém, serviu para fortalecer-lhes a fé em Cristo; e assim, por meio da fé, mantinham a esperança da salvação eterna, confiando no espírito de profecia que falava dessas coisas futuras.  (Alma 25:15-16)

E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados.

Portanto falamos sobre a lei, para que nossos filhos saibam que a lei é morta; e, sabendo que ela é morta, esperem por aquela vida que está em Cristo e saibam para que fim foi dada a lei. E para que, depois de ser cumprida a lei em Cristo, não endureçam o coração contra ele quando a lei tiver de ser abolida. (2 Néfi 25:26-27)

A religião sempre foi parte da vida da humanidade, mas isso não quer dizer que ela evoluiu com o tempo. Adão possuía um conhecimento perfeito da doutrina de Cristo, mas as religiões depois dele não. Elas perderam uma parte importante do conhecimento. Mas sempre, o Senhor enviou profetas, onde quer que existissem pessoas para recebe-los, assim como Ele restaurou a igreja primitiva de Cristo nos últimos dias, com todos os milagres e manifestações de outrora, pouco antes de Seu Filho retornar novamente a terra.

Recursos Adicionais: 

Saiba mais sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *