fbpx

A Existência do Mal é a Prova de Que Deus Nos Ama

Igreja Reunião

Não precisamos nos esforçar muito para ver que estamos rodeados pela maldade e o sofrimento, chegando mesmo a nos perguntar se realmente existe um Deus. Afinal, como pode um Deus amoroso permitir que tal mal e sofrimento exista, especialmente quando ele acontece contra os inocentes e aqueles incapazes de se defender? Entretanto, quando compreendemos o plano de Deus para nós, a natureza do mal pode ser compreendida, e embora lutemos contra ele, podemos ver que o mal é uma parte essencial da bondade e do amor divinos.

O Plano de Deus foi Instituído Antes Deste Mundo Haver Sido Criado

A doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, muitas vezes chamada de Igreja Mórmon, ensina que tudo o que existe sobre a terra foi criado espiritualmente, antes de ser criado fisicamente. (Veja Genesis 2:5; Abraão 5:5) Você e eu fomos partes daquela criação espiritual, éramos filhos espirituais de Deus, o Pai. Naquele reino pré-mortal aprendemos e progredimos até certo ponto, mas, a fim, de algum dia nos tornarmos como Ele, teríamos que dar um próximo passo – obter um corpo físico e aprender como usa-lo. O Pai Celestial sabia que nossas vidas na mortalidade seria uma experiência de erro e aprendizado, e que não haveria outro modo de progredirmos para nos tornarmos como Ele sem a liberdade de usar nosso “arbítrio” ao fazermos escolhas. Na verdade, o principio do arbítrio é tão importante, que uma guerra nos céus foi travada em sua defesa, durante a nosso existência pré-mortal. Como nenhum de nós conseguiria passar por esta vida sem cometer erros, o plano de Deus proveu um Salvador, que faria uma expiação infinita por nossos pecados (quando agimos contra a vontade de Deus). Jesus Cristo, que já havia criado mundos sem fim, se ofereceu para nascer na terra e ser levantado na cruz por nossos pecados, tomando sobre si a ira de Deus e satisfazendo a justiça. Seria então, nossa escolha fazer uso deste grande sacrifício. Somos livres para ignora-lo e sofrer as exigências da justiça por nós mesmos, mas certamente não será uma experiência agradável. Jesus disse:

Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam;

Mas se não se arrependerem, terão que sofrer assim como eu sofri;

Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito—e desejasse não ter de beber a amarga taça e recuar—

Todavia, glória seja para o Pai; eu bebi e terminei meus preparativos para os filhos dos homens. (Doutrina e Convênios 19:16-19)

É o desejo de Deus que todos nós confiemos nele durante nossa jornada nesta terra, e não somente na expiação de Cristo por nossos pecados, mas também em Sua graça para aliviar o nosso sofrimento decorrente de viver em um mundo decaído.

A Oposição em Todas as Coisas Protege e Garante nosso Livre Arbítrio

segunda-vinda-jesus-cristo-mormonMesmo na existência pré-mortal existia oposição ao plano de Deus. A mortalidade seria uma lugar cheio de perigos. Lúcifer, um “filho da manhã” (o que significa que ele estava entre os espíritos mais ilustres da pré-existência) propôs um plano alternativo que garantiria que nenhum de nós se perderia. Ele nos privaria de nosso arbítrio e todos seriam bem sucedidos. Como em todos os planos onde “todos vencem” haveria pouco espaço para o aprendizado, e por isso o desejo em perseverar até o fim seria minimizado. Lúcifer em seu orgulho queria toda a gloria para si, por ter nos salvo. Ele não estava disposto em sacrificar a sua vida por nós, como Jesus estava. Ele procurava o meio mais fácil, mas não seriamos capazes em nos tornarmos como nosso Pai Celestial. Um terço das hostes celestiais seguiram Lúcifer em sua rebelião contra as forças do bem. Ele e seus seguidores foram expulsos dos céus e se tornaram Satanás e seus anjos, e fez guerra contra as forças do bem. Seu progresso foi impedido. Eles nunca teriam corpos, ou seriam herdeiros nas eternidades para partilhar uma porção da glória de Deus.

Satanás é o perpetrador de cada coisa maléfica que já ocorreu na terra. Ele é o pai das mentiras, do derramamento de sangue, da guerra, do abuso… e de tudo aquilo que é maligno. Mas nós, como filhos de Deus, não estamos sujeitos a Satanás, a não ser que escolhermos faze-lo. Todos os atos malignos perpetrados sobre a terra foram e são resultado das escolhas de homens e mulheres que decidiram seguir o mal ao invés do bem. Entretanto, a escolha deve existir.

O Senhor Deus concedeu, portanto, que o homem agisse por si mesmo; e o homem não poderia agir por si mesmo a menos que fosse atraído por um ou por outro. Portanto os homens são livres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes são dadas. E são livres para escolher a liberdade e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio (2 Néfi 2:16,27).

O Que Podemos Fazer A Respeito de Nosso Próprio Sofrimento e o Sofrimento do Próximo?

Existem muitas coisas que podemos fazer durante nossa estadia na mortalidade para diminuir o mal e aliviar o sofrimento, e ao faze-lo, ajudamos a Deus em Sua obra de redimir e exaltar a humanidade.

  1. Perdão – a falta de perdão cria amargura, vergonha, e mesmo vingança, que nunca termina, mas continua a crescer até que o perdão aconteça. Somos ordenados a perdoar, porque o oposto nos envenena.
  2. Lutar pelo bem – guardar os mandamentos de Deus faz as pessoas felizes (a iniquidade nunca foi felicidade – Alma 4:10). A bondade e a felicidade nos ajuda quando estamos sofrendo.
  3. Clamar a Deus por ajuda – Em uma historia do Livro de Mórmon as pessoas que sofreram nas mãos de seus opressores trabalharam para serem dignos e então clamaram Deus por ajuda. Ele não os libertou, mas antes, Ele fez com que seus fardos se tornassem leves (Mosias 24:15). A graça de Cristo pode nos ajudar a cada dia. A oração pessoal é nosso salva vidas de ajuda sobrenatural.
  4. Confie na expiação de Cristo – Ele não somente sofreu por nossos pecados, para que não tenhamos que sofrer, mas também tomou sobre Si todo nosso medo, pesar e tristezas – todas as experiências negativas que estamos sujeitos. Ele sabe como nos socorrer de nossos grandes desafios e das pequenas frustrações de nossas vidas.

No Livro de Mórmon, logo após a ressurreição de Cristo e Sua visita ao povo do Livro de Mórmon e o estabelecimento de sua Igreja entre eles, todos foram convertidos. Por duzentos anos, estas pessoas viveram uma sociedade utópica sem pobres e as chaves para aliviar os sofrimentos de qualquer gênero. A vida terrena não precisa ser miserável!

E não havia invejas nem disputas nem tumultos nem libertinagens nem mentiras nem assassinatos nem qualquer espécie de lascívia; e certamente não poderia haver povo mais feliz entre todos os povos criados pela mão de Deus. (4 Néfi 1:16)

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre o Plano de Deus para você.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *