fbpx

O evangelho de Jesus pode te ajudar a lidar com a Dependência Emocional

A dependência emocional se verifica em padrões de comportamento de uma pessoa que se torna obcecada pela atenção de outra.

Isso pode acontecer entre pesquisadores de missionários, num namoro, casamento, ou numa amizade.

Essa dependência gera dificuldade para tomar decisões sozinho (mesmo as mais simples); intensifica o medo da rejeição; produz receio de ser colocado em segundo plano; leva à ansiedade; conduz ao desejo compulsivo por agradar e fazer tudo pelo outro, com o objetivo de sempre manter uma determinada pessoa por perto.

Uma pessoa com dependência emocional é incapaz de se sentir bem quando está sozinha. Essa pessoa foca em um outra – e concentra muita energia afetiva nessa determinada pessoa. Ela deixa de ter interesse por outras amizades ou relacionamentos. Sente ciúme e insegurança. Pode se tornar possessiva e controladora. Além disso, essa pessoa acaba desprezando seu próprio valor individual.

Embora a dependência emocional aguda precise ser resolvida com ajuda de terapeutas e especialistas na área comportamental, os líderes da Igreja, os familiares e outros bons amigos podem ajudar. Sem duvida, a maior fonte de ajuda é encontrada na Expiação de Jesus Cristo e em Seu Evangelho maravilhoso. Então aqui reuni algumas verdades do evangelho que podem ajudar pessoas com dependência emocional.

mulher pensando no por do sol

1º Reconhecer a Dependência Emocional

O primeiro passo para lidar com a dependência emocional é reconhecer essa dependência. Aqui não falo sobre a dependência que deve existir entre você e Deus, pais e filhos, maridos e esposas, e entre amigos. Esse tipo de dependência, ou melhor de “interdependência” (vinculo de auxílio mútuo), respeita o arbítrio pessoal e o valor individual. Ela é uma sociabilidade saudável que enriquece os envolvidos, é um relacionamento inspirador que é desprovido de interesses egoístas e atenção excessiva.

Falo aqui de uma dependência extrema – que provém do medo. Essa dependência faz uma pessoa se tornar obcecada por outra. Essa dependência pode surgir após uma infância onde os pais foram super-protetores. Pode advir de um trauma de um relacionamento passado, tal como traição. Pode surgir quando as circunstâncias da vida mudam inesperadamente – mudança de escola, mudança para um país diferente, morte de um ente querido, uma doença física debilitantes, separação dos país, etc. A pessoa se torna sentimentalmente carente e procura preencher a grande lacuna de sua alma em uma única pessoa.

Isso não é bom, nem para o dependente, nem para o alvo da dependência. Afinal, a situação pode se agravar, levando à depressão, mal-entendidos, separação e muitos outros males.

agressor

2º Entender seu Valor individual e agir como Filho de Deus

Após reconhecer a dependência emocional e seu mal é preciso reconhecer uma verdade fundamental: somos filhos de Deus. Ser filho de Deus significa ter acesso à Seu amor, Seu poder e Suas bênçãos. O Elder Dieter F. Uchtdorf, quando serviu na Primeira Presidência da Igreja, ensinou:

“Por ser misericordioso e amar Seus filhos, Deus novamente nos concedeu, nestes últimos dias, a verdade a respeito de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos.

Meus caros (…) amigos, esse conhecimento permite que vocês vejam seu próprio reflexo na água. Dá-lhes a certeza de que vocês não são comuns, não foram rejeitados e não são feios. Vocês são divinos e mais belos e gloriosos do que podem imaginar. Esse conhecimento muda tudo. Muda seu presente. E pode mudar seu futuro. Pode mudar o mundo.”

Depois ele disse:

Pensem de onde vocês vieram. Vocês são filhos e filhas do maior e mais glorioso ser de todo o universo. Ele ama vocês com um amor infinito. Ele quer o melhor para vocês. Acham que o Pai Celestial quer que vocês se sintam deprimidos e infelizes? Ele não quer isso, de modo algum. Ele nos deu os mandamentos, que é a estrada real para uma vida cheia de propósito, paz e alegria. Tudo o que precisamos fazer é seguir por ela. Conhecer e viver os mandamentos de Deus realmente nos enchem de alegria e satisfação.

Nosso destino é maior do que podemos imaginar. Se simplesmente compreendêssemos quem somos e o que nos está reservado, nosso coração transbordaria de gratidão e felicidade, a ponto de iluminar as mais tenebrosas tristezas com a luz e o amor de Deus, nosso Pai Celestial. Da próxima vez que se sentirem infelizes, lembrem-se de onde vieram e para onde estão indo. Em vez de pensarem nas coisas que embotam seus pensamentos com tristeza, decidam concentrar-se nas coisas que enchem a alma de esperança. Vocês vão perceber que essas coisas estão sempre relacionadas ao serviço a Deus e ao próximo. Lembrem-se de que o Senhor nos deu Sua palavra nas escrituras. Orem sinceramente a Ele, conversem com Ele todos os dias. Aprendam com Ele e sigam Seu caminho. Sirvam a Deus e a seus semelhantes.” (“O reflexo na água”, Serão do SEI para os Jovens Adultos • 1 de novembro de 2009 • Universidade Brigham Young)

telas

3º Explore novas atividades e novas amizades

É importante ter amigos. Todos precisam de amigos. Mas não é saudável concentrar-se em uma pessoa unicamente, ou exigir que alguém lhe dê total atenção. Mesmo o cônjuge amado, que deve ser o principal amigo, companheiro e adjutor – precisa dividir espaço com filhos, parentes e amigos. Uma fixação doentia por uma pessoa é algo emocionalmente desastroso.

A melhor maneira de fazer bons amigos é sendo um bom amigo – e você pode ser um bom amigo servindo as pessoas e guardando os mandamentos. Lembre-se que a amizade não é um fim em si mesmo.

Para aumentar seu número de bons amigos frequente bons lugares. A Igreja é um ótimo lugar para fazer amizades verdadeiras e duradouras. Você pode participar com voluntário de projetos de serviço – isso lhe dará mais do que boas amizades – mas também um senso de realização e dever cumprindo.

Não deixe de relembrar amigos do passado, eles podem ser uma fonte de boas conversas e um um relacionamento ainda melhor no futuro.

Viaje, aprenda um novo idioma, visite museus, teatros e exposições. Leia bons livros. O mundo é muito grande – e quanto mais explora-lo, mais ficará maravilhado e grato a Deus e Sua maravilhosa luz. Com o tempo, encontrará pessoas com interesses semelhantes e novas possibilidades surgirão.

Citando novamente o Elder Uchtdorf:

“Pode haver alguns dentre vocês que sintam que as trevas os estão envolvendo. Pode ser que se sintam atormentados por preocupações, temores ou dúvidas. Para vocês e para todos nós, repito uma maravilhosa e segura verdade: a luz de Deus é real. Está ao alcance de todos! Dá vida a todas as coisas.1 Tem o poder de amenizar a dor das feridas mais profundas. Pode ser um bálsamo de cura para a solidão e a enfermidade de nossa alma. Nos sulcos do desespero, ela pode plantar as sementes de uma esperança mais radiante. Pode iluminar os profundos vales do sofrimento. Pode iluminar o caminho a nossa frente e guiar-nos através da noite escura até a promessa de um novo alvorecer.

(…) À medida que procurarmos aumentar nosso amor a Deus e nos esforçar para amar nosso semelhante, a luz do evangelho vai envolver-nos e elevar-nos. As trevas sem dúvida se dissiparão, porque elas não podem existir na presença da luz. Ao achegar-nos a Deus, Ele Se achegará a nós. E dia após dia, a esperança da luz de Deus vai crescer dentro de nós, “mais e mais brilhante, até o dia perfeito”. (“A esperança da Luz de Deus“, A Liahona maio de 2013)

O que aprendi sobre Jesus Cristo com a vista de Élder Oaks

4º Confie no Poder de Cristo para ser curado

A fé em Jesus Cristo é a chave para vencer os problemas da vida.

“Devido aos conflitos e problemas que enfrentamos no mundo atual, gostaria de sugerir uma escolha única, uma escolha de paz e de proteção e uma escolha adequada a todos. Essa escolha é a fé. Estejam cientes de que a fé não é um dom gratuito concedido sem que pensemos, desejemos ou nos esforcemos. Ela não nos chega como o orvalho que cai do céu. O Senhor disse: “Vinde a mim” (Mateus 11:28) e “Batei, e [dar]-se-vos-á” (Mateus 7:7). Esses verbos são de ação: “vir” e “bater”. Tratam-se de escolhas. Portanto, eu digo: escolham a fé. Escolham a fé em vez da dúvida, escolham a fé em vez do medo, escolham a fé em vez do desconhecido e do invisível e escolham a fé em vez do pessimismo.” (“Fé a escolha é sua” – Elder Richard C. Edgley, Conferência Geral outubro de 200)

O Presidente Russell M. Nelson, na época membro do Quórum dos Doze Apóstolos testificou sobre a cura do Salvador:

“Expresso minha especial gratidão ao Senhor Jesus Cristo. Sinto-me grato por Seu terno amor e por Ele convidar-nos todos a achegar-nos a Ele. Fico maravilhado com o Seu incomparável poder de curar. Testifico que Jesus Cristo é o Mestre que Cura.”

Reconheço que, às vezes, algumas de nossas orações mais fervorosas parecem ficar sem resposta. Perguntamo-nos: “Por quê?” Sei muito bem como é isso! Conheço os temores e as lágrimas de momentos assim; mas, também sei que nossas orações nunca são ignoradas. Nossa fé nunca é menosprezada. Sei que a visão do Pai Celestial, que é cheio de sabedoria, é bem mais ampla que a nossa. Conhecemos nossos problemas e dores mortais, mas Ele conhece nosso progresso e potencial imortais. Se orarmos para saber qual é a Sua vontade e se nos submetermos a ela, com paciência e coragem, a cura celestial pode acontecer à maneira Dele e no momento que Ele determinar.” (“Jesus Cristo – o mestre que cura“, Conferência Geral outubro de 2005)

5º Procure ajuda (espiritual e profissional)

Não é vergonhoso pedir ajuda. Procure ajuda do bispo, de seus familiares e de profissionais capacitados para lidar com ansiedade, depressão e outras angustias mentais e emocionais.

Pode ser que seja necessário tratar da sua dependência emocional com medicamentos e terapia realizada por um profissional. Não há nada de errado em buscar ajuda profissional. Inclusive, isso pode ser algo muito bom. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

“Se vocês tiverem apendicite, Deus espera que procurem uma bênção do sacerdócio e também o melhor atendimento médico disponível. O mesmo se dá com os distúrbios emocionais. Nosso Pai Celestial espera que usemos todos os maravilhosos dons que Ele concedeu nesta maravilhosa dispensação” (“Como um Vaso Quebrado”, A Liahona, novembro de 2013).

Caso conheça um amigo que esteja passando por esse problema compartilhe esse artigo. Também coloque nos comentários dicas para pessoas que sofrem com dependência emocional.

Relacionado:

Psicólogo SUD: Estudo diário das escrituras melhora a saúde mental

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Centro de Distribuição da Igreja é inaugurado em São Paulo, SP
A história da estátua Christus do Centro de Visitantes do Templo de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *