fbpx

Psicólogo SUD: Estudo diário das escrituras melhora a saúde mental

estudo diário

As abordagens psicológicas tradicionais são importantes e úteis. Quando são combinadas com uma abordagem espiritual, tornam-se mais potentes. O estudo diário das escrituras é uma dessas abordagens. Aqui estão três maneiras pelas quais esta prática pode melhorar a sua saúde mental.

1. É possível aprender com o exemplo de outras pessoas.

Joseph Smith enfrentou dor e sofrimento para cumprir com sua gradiosa missão

Está passando por provações difíceis? Leia o conselho do Senhor a Joseph Smith enquanto ele foi encarcerado injustamente (ver D&C 122). Você tem problemas conjugais? Considere como Leí e Saria resolveram um problema em seu casamento (ver 1 Néfi 5). Se está preocupado com um de seus filhos que se perdeu, estude a parábola do filho pródigo (ver  Lucas 15). Está sobrecarregado com sentimentos de depressão? Leia a reação de Néfi a sentimentos semelhantes (ver 2 Néfi 4). Está muito preocupado com a sua situação atual? Use o momento de estudo diário das escrituras para estudar como o povo de Alma reagiu a uma provação inesperada e significativa que causou ansiedade e medo (ver Mosias 23).

Cada uma dessas pessoas eram mortais e tinham problemas como você, e encontraram soluções para seus desafios. Eles os escreveram, e agora somos os beneficiários das suas experiências. Nosso Pai Celeste raramente mostra-nos o futuro; Ele quer tenhamos fé e aprendamos a confiar Nele. Mas em Sua misericórdia, Ele forneceu exemplos das escrituras que podemos aplicar em nossa vida. Podemos ver as coisas pelas quais eles passaram, como reagiram e quais foram os resultados. Ao manter o hábito de estudo diário das escrituras, sua mente e seu coração ficarão repletos com esses exemplos. Eles se tornarão um recurso rico para lidar com os desafios da saúde mental.

2. Você pode entender maiores verdades.

revelação e inspiração

As escrituras ensinam a verdade. O Espírito do Senhor testifica das verdades que lemos. Jacó ensinou: “Pois o Espírito fala a verdade e não mente. Portanto fala de coisas como realmente são e de coisas como realmente serão” (Jacó 4:13, grifo nosso). Como somos capazes de ver melhor as coisas “como realmente são” conseguiremos corrigir padrões de pensamento negativo. Poderemos substituí-los por pensamentos precisos e realistas. Quanto mais você ler e estudar as escrituras, mais verdade descobrirá e será capaz de aplicar na vida. As informações imprecisas são como a escuridão; prevalecerão a menos que sejam expostas à luz. As escrituras contêm verdades eternas que dissiparão as crenças escuras e feias que muitas vezes servem de combustível para os problemas de saúde mental. Mergulhar na palavra de Deus trará cada vez mais luz à mente e ao coração.

3. Fazer um estudo diário das escrituras qualificará você para as bênçãos prometidas.

Às vezes não percebemos o quanto estamos sendo abençoados. Se meu trajeto para casa é monótona, presumo que não fui abençoado. E se nesse mesmo trajeto para casa o Senhor impediu um acidente, impediu o pneu de furar ou a transmissão de falhar? Atos frequentes de obediência nos qualificarem para bênçãos, muitas das quais podem passam despercebidas. Ao fazermos um estudo diário das escrituras temos direito a ajuda do Senhor de qualquer modo que Ele escolher nos abençoar. Mesmo que seu estudo esteja nos capítulos de Isaías em segundo Néfi e você quase não entenda uma palavra, ainda será abençoado por ter cumprido a ordem do Senhor. Lembre-se, Ele não pode abençoar-nos se não formos obedientes (ver D&C 130:20-21).

O estudo diário das escrituras fornecerá proteção contra o mal. Aumentará os sentimentos de confiança. Diminuirá os sentimentos de medo e preocupação. Se você procura a força para superar os desafios da saúde mental, fazer um estudo diário das escrituras qualificará você para as bênçãos do Senhor, de acordo com Seu julgamento e tempo.

Conclusão.

O estudo diário das escrituras não será a única ferramenta de que você vai precisar para melhorar a sua saúde mental. Mas é uma arma valiosa na luta contra a escuridão mental e emocional. Não hesite em usar todos os recursos que Deus tem colocado à sua disposição enquanto busca melhorar a qualidade de vida e se tornar mais parecido com Ele.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/estudar-escrituras-diariamente/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Os obstáculos para compartilhar o evangelho hoje e como vencê-los
aprender
Sou um membro novo, será que vou aprender tudo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *