fbpx

5 Maneiras de nos tornarmos arquitetos de nossa própria felicidade

Em uma era onde sentimos que temos sempre algo para nos preocuparmos, é importante dar um passo para trás para percebermos nossa capacidade de criar nossa própria felicidade, sem se importar com as circunstâncias que nos encontraremos.

Dentro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe um grande foco em nosso “arbítrio”. Arbítrio, ou nossa habilidade de escolher é uma doutrina chave dentro do Evangelho. Acreditamos que foi o que fez a diferença entre os dois planos apresentados a nós pelo nosso Pai Celestial antes de virmos à Terra. O propósito do Pai Celestial era que pudéssemos vir a esta terra para fazermos escolhas, decidir entre o certo e o errado, escolher seguir Ele e Seu Filho, e é claro, “para que tenham alegria” como escrito em 2 Néfi 2:25.

A pouco tempo atrás, Gérald J. Caussé deu um discurso para a juventude intitulado “Somos os arquitetos da nossa própria felicidade”, onde ele fala sobre maneiras para termos o controle de nossas vidas na busca da felicidade. Ele afirma que

“[nossa] felicidade depende muito mais dos princípios que vocês decidem seguir do que das circunstâncias externas de sua vida. Sejam fiéis a esses princípios. Deus conhece vocês e os ama. Se viverem em harmonia com Seu plano eterno e se tiverem fé em Suas promessas, então o seu futuro vai brilhar!”

O Evangelho de Jesus Cristo é lindamente simples, e quando nos aproximamos de Cristo, se torna ainda mais simples e da maneira mais bela. Essa é uma mensagem de paz, felicidade e amor. Profetas e líderes da Igreja nos ensinam constantemente sobre maneiras das quais podemos nos aproximar de Cristo e viver de maneira que o Espírito Santos pode nos guiar e nos fortalecer. Adicionalmente, existem maneiras em conjunto com os princípios do Evangelho que provaram aumentar a nossa felicidade nessa vida. Abaixo, seguem cinco maneiras das quais podemos nos tornar arquitetos de nossa própria felicidade diariamente.

Oração

 “Para fortalecer nosso relacionamento com Deus precisamos despender tempo significativo a sós com Ele.” Dieter F. Uchtdorf

As orações são as nossas conexões pessoais com Deus. É a nossa maneira de nos comunicarmos com Ele e recebermos orientação. Quando passarmos mais tempo com Ele a cada dia, em fervorosa e sincera oração, testemunharemos mudanças milagrosas dentro de nós mesmos, e encontraremos grande felicidade a cada dia.

Ter uma rotina pela manhã

“Meu future começa quando acordo a cada manhã.” Miles Davis

Alguns dos momentos mais importantes do nosso dia acontecem quando acordamos. Hoje em dia, nossa primeira ação é pegarmos nosso celular, olharmos as mídias sociais, ou estamos simplesmente correndo para sair no horário. O que poderíamos conquistar se saíssemos da cama 20 ou 30 minutos mais cedo? E se ao invés de pegarmos nossos celulares, pegássemos nossas escrituras ou um bom livro para começarmos o nosso dia?

Quando damos um tempo extra para nos mesmos pela manhã, ao termos uma rotina, começamos o nosso dia de maneira clara e organizada. Pode ser uma caminhada diária pela quadra ou fazendo nosso desjejum favorito depois de nos exercitarmos, foi provado que ter uma rotina simples nos ajudar a dar o empurrão que precisamos para começar o dia.

Frequência o templo

“O templo diz respeito às coisas da imortalidade. É uma ponte entre esta vinda e a vida vindoura. Todas as ordenanças que acontecem na casa do Senhor são expressões das nossas crenças na imortalidade da vida humana.” Gordon B. Hinckley

Uma das maneiras mais eficazes de sobrepujar as dificuldades é ter perspectiva. Uma das grandes bênçãos do templo é focada nas coisas que são eternas. Dentro das paredes do templo aprendemos nosso valor divino, sobre nossa vida antes e depois dessa, e nos sentimos mais perto das coisas que são eternas.

Servir ao próximo

“Precisamos tornar-nos caridosos.” Dallin H. Oaks

Quando seguimos o exemplo do Salvador e fazemos tudo o que podemos para amar e servir ao próximo, o puro amor de Cristo pode entrar plenamente em nossos corações e em nossas vidas. Perceber que temos a habilidade de abençoar a vida do nosso próximo nos lembra que somos capazes de dar aquele mesmo amor e felicidade a nós mesmos.

Ter paciência

“Ao perceber que a mudança é um processo, nunca ficaremos bravos com a semente por não se tornar uma flor ou esperaremos que o escultor transforme um bloco de mármore em uma obra prima do dia para a noite.” Brad Wilcox

Todos temos fraquezas. Todos temos algo sobre nós mesmos que gostaríamos de mudar. Às vezes durante esses momentos, nos sentimos completamente sem esperança, e porque essas mudanças levam muito tempo, talvez nunca aconteçam.

Tão importante quanto sermos pacientes uns com os outros, também devemos cultivar a paciência com a nossa própria pessoa. Continuamente, somos nossos próprios e piores críticos, e quando fazemos isso, impedimos a nossa habilidade de escolher a felicidade. Quando nos damos tempo para crescer, podemos encontrar felicidade mais plenamente com nossos próprios esforços, não importa quão pequenos eles pareçam para nós.

Fonte: LDSDaily

Relacionado:

Qual atributo é essencial para se obter a felicidade?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *