fbpx

Qual atributo é essencial para se obter a felicidade?

Basta somente dar uma olhada nas notícias para saber sobre desastres e tragédias em todo o mundo. E é preciso apenas dar uma olhada em nossas próprias vidas para saber que essas tragédias também acontecem perto de nós.

As dificuldades de cada pessoa são únicas, e cada pessoa tem suas provações. E talvez esse seja o primeiro passo para enfrentar e esperar: perceber que não estamos sozinhos enquanto vivenciamos as dificuldades da vida. Todos nós estamos, de alguma maneira, passando por isso juntos.

Embora possamos preferir nos afastar dos outros e lutar sozinhos, os corações se curam melhor quando estão abertos. É quando o amor pode entrar, quando os laços de amizade podem consertar um coração partido. O escritor James Thurber compartilhou essa definição de amor que ele ouviu de um amigo: “O amor é o que você viveu com alguém” (em “Thurber”, Life, 14 de março de 1960).

Somos todos inspirados por pessoas que escolhem passar por algo com alguém por causa do amor. Por exemplo, uma mulher que foi abusada quando era jovem está tentando ajudar outras moças a enfrentarem isso. Os veteranos estão aconselhando outros com transtorno de estresse pós-traumático. Viúvas estão formando grupos de apoio. Todos eles encontraram o segredo – não apenas para sobreviver, mas para prosperar.

Em vez de ficarmos presos à ideia de que nosso sofrimento não é justo, lidamos melhor com ele se percebermos que o mundo não nos deve conforto e alívio. Na verdade, a maneira de não nos desesperarmos com nossos problemas é parar de contar pontos e tentar trazer conforto e alívio para os outros. Quando fazemos isso, a vida melhora. Nossos problemas parecem menores e nossas chances mais brilhantes. Começamos a ter esperança novamente.

O poeta do século XIV, Hafez, escreveu:

Mesmo
Após
Todo esse tempo
O sol nunca diz à terra:
“Você me deve”
Veja
O que acontece
Com um amor assim
Ele ilumina todo o céu.

(“O Sol Nunca Diz”, em O Presente, traduzido por Daniel Ladinsky.)

Esse tipo de generosidade da alma é muito mais do que apenas uma boa ideia. É essencial para a felicidade. Quando damos do coração, podemos iluminar o céu inteiro – o céu que todos nós compartilhamos.

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *