fbpx

5 Hábitos que podem te ajudar a evitar o uso abusivo do açúcar

Já se passaram algumas semanas desde as festas de fim de ano. Espero que você tenha criado excelentes memórias para ficar na lembrança.

Sempre digo que amo quando chega essa época e amo quando ela passa, porque o recomeço, um novo calendário e um novo ano são presentes excelentes e que amo tanto quanto as festas de fim de ano.

No entanto, o que não gosto nem um pouco é ter que parar com o açúcar depois que passa o natal! Uma amiga da Califórnia disse que passou todo o Natal sem ingerir açúcar.

Ela está se recuperando de uma cirurgia no joelho e não pode ficar em pé para cozinhar pãezinhos de canela e biscoitos.

“Acho que nem sentimos falta – estávamos tão concentrados em outras coisas. Tinham muitos doces em outros lugares, então não precisamos e nem quisemos fazer em casa.” Fiquei muito impressionada!

Mas, ao visitar duas outras amigas, me encontrei em um território mais familiar. Ambas têm alguns problemas de saúde e tentam seguir uma dieta. Mas com o feriado, elas relaxaram um pouco com relação a alimentação.

Apesar de já estarmos em janeiro, elas ainda estão tendo dificuldades para deixar o açúcar de lado. Não tenho os problemas de saúde que elas têm, mas para mim é definitivamente mais difícil de abandonar o açúcar do que guardar as decorações de natal.

Concordamos que parece não haver motivos para começarmos a comer doces ou porque é tão difícil quando vemos as consequências.

Nós tiramos o açúcar do nosso corpo e ficamos bem por meses, então em um feriado ou ocasião especial, caímos novamente em sua perigosa e letal armadilha.

O açúcar vicia?

Você sabia que o açúcar acende as mesmas partes do cérebro que a cocaína? É possível ficar viciado em açúcar?

O autor do Livro Raising Baby Green e Feeding Baby Green, Alan Greene, um especialista em saúde e bem-estar infantil diz que o “vício é uma palavra forte”.

“Na medicina usamos a palavra ‘vício’ para descrever uma trágica situação onde a química do cérebro de alguém foi alterada para força-lo a repetir a substância ou a atividade sem se importar com consequências nocivas. Isto é muito diferente do uso casual da palavra ‘vício’ (Ex. Estou viciado no “Netflix!”).”

“Então, falo sério quando digo que há evidências de que muito açúcar pode levar ao verdadeiro vício,” diz Greene.

O que é um vício?

A ligação entre o açúcar e o comportamento do vício está ligado ao fato de que, quando comemos açúcar, liberados dopamina.

A dopamina é um neurotransmissor que é parte de uma chave para o “circuito de recompensa” associado ao vício.

Quando um certo comportamento causa um excesso da liberação da dopamina, você sente um prazer que o inclina a querer aquela experiência novamente, e então repetir aquele comportamento.

Ao repetirmos esse comportamento diversas vezes, nosso cérebro libera menos dopamina. A única maneira de sentir aquele prazer novamente é repetir o comportamento, aumentar a quantidade e a frequência. O que é conhecido como abuso de substância.

Uma pesquisa mostra que o açúcar pode ser mais viciante do que a cocaína, diz Cassie Bjork, fundadora do Healthy Simple Life.

“O açúcar ativa os receptores opiáceos em nosso cérebro e afeta o centro de recompensa, o que leva ao comportamento compulsivo, além das consequências negativas, como ganho de peso, dores de cabeça, desequilíbrios hormonais, dentre outros. ”

“Estudos sugerem que toda vez que comemos doces, reforçamos essas vias neuropáticas, fazendo com que o cérebro deseje cada vez mais açúcar, criando uma tolerância como qualquer outra droga ”, ela acrescenta.

Uma pesquisa com ratos mostrou que biscoitos Oreo ativam mais neurônios no centro de prazer do cérebro do que a cocaína (e assim como os humanos, os ratos comem o recheio primeiro!)

Outro teste mostrou que, sob certas circunstâncias, os ratos não somente se tornam dependentes de açúcar, mas apresentam vários aspectos do vício, incluindo o desejo, a compulsão e a abstinência.

O que podemos fazer para não cair nesse vício?

  1. Pergunte

Antes de comer um biscoito, um pedaço de bolo, um churro, um pedaço de brownie, uma barra de chocolate ou um biscoito se faça as seguintes perguntas:

Estou com fome? Estou com sede?

Então, coma algo saudável antes de cair na tentação do açúcar e/ou tome um grande copo de água. Você se surpreenderá como o seu desejo por doces desaparecerá.

  1. Não hesite

Ao invés de comer um biscoito, suba e desça as escadas da sua casa ou do seu trabalho 10 vezes. Ou dê algumas voltas na quadra. Não hesite. Faça imediatamente!

  1. Mantenha-se hidratado

Faça um suco detox, ou beba uma xícara de chá de hortelã com uma colher de chá de óleo de coco. É mágico. O desejo pelo açúcar vai embora!

O chá de hortelã com óleo de coco é ótimo para levar em seu copo térmico durante um encontro com os amigos ou para o trabalho.

Muitas pessoas são cronicamente desidratadas. Precisamos de no mínimo 2 litros de água por dia, para ficarmos bem hidratados. Os desejos nos dizem que está faltando algo em nosso corpo, e pode ser somente um pouco mais de água!

  1. Coma bem

Refeições e lanches nutritivos e que incluam muitas proteínas a base de plantas, verduras, castanhas, sementes e gorduras boas. Tudo isso irá nutrir o seu corpo e o seu cérebro e diminuirá o seu desejo por doces.

  1. Proteja-se

Faça com que o seu ambiente de trabalho e em casa seja uma “zona livre de açúcar”. Se você flexionar continuamente seu músculo da força de vontade, ele eventualmente irá ceder.

Você sentira desejo de comer os seus doces favoritos se eles estiverem disponíveis, então livre-se deles. Peça ajuda para a sua família.

Se você não conseguir a ajuda que precisa, lembre-se da dica número 2 e não hesite! Deixar o ambiente por alguns minutos pode mudar o seu desejo de ceder.

E o mais importante, saiba o seu valor. O seu corpo e todo o lindo sistema dentro dele, recebem uma mensagem de amor próprio em cada comida e bebida que você ingere. Ame e nutra a si mesmo e seu corpo responderá através de uma ótima saúde.

Sei que essas informações me ajudaram a começar meu novo ano e espero que façam o mesmo por você!

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Vício em açúcar é frequente entre os santos dos últimos dias

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *