fbpx

4 Maneiras de nos vermos como Deus nos vê

Quem de nós está totalmente satisfeito com a sua aparência física? E quem de nós pode se ver a si mesmo como Deus nos vê?

Várias vezes, já me perguntei se há alguém que nunca desejou ter um nariz mais fino, dentes mais retos ou ter alguns centímetros a mais ou a menos.

Quando eu era adolescente, achava muitos defeitos na minha aparência física. Me divirto ao lembrar de que estava convencida de que minhas orelhas eram enormes, e sempre eu procurava todas as maneiras possíveis para cobri-las.

Até hoje me pergunto como eu aguentava o calor do verão com os cabelos sempre soltos!

Percebi que muitas pessoas, especialmente os adolescentes, enfrentam desafios similares, não percebem que ter uma imagem negativa de seu corpo pode impedi-los de desenvolver todo o seu potencial.

Tudo o que eu precisava era compreender o calor que meu corpo tem, independente de meus defeitos físicos. Não posso dizer que tem sido simples, mas é algo que mudou a minha vida.

Temos consciência de nosso valor individual?

Nossa cultura tende a objetivar o corpo humano.

Aprendemos a ver as pessoas primeiro como objetos e depois como pessoas, isto nos impulsiona a julgar e valorizar de acordo com a forma que se apresentam fisicamente.

Tudo isso nos leva a ter uma visão negativa do corpo, porque o vemos como o mais importante e tendemos a melhora-lo externamente para nos sentirmos felizes.

Tendemos a nos comparar com influencers e celebridades, que continuamente vemos nas redes sociais e que refletem os nossos ‘ideais’. O que não vemos é o que está por trás daquelas fotos, desde edições digitais a cirurgias estéticas.

O verdadeiro valor do nosso corpo

Nosso corpo é um presente sagrado de nosso Pai Celestial. Graças ao nosso corpo, nosso espírito pode vir a terra para alcançar o nosso propósito divino. Graças a isto, podemos ter alegria nessa vida.

Podemos sentir alegria e dor, podemos servir ao nosso próximo, fortalece-lo e fazer com que saibam o seu valor. Temos uma missão divina e única para cumprir e fomos abençoados com os talentos necessários para alcança-la.

Quando aprendemos a ver o nosso corpo da maneira do Senhor, percebemos o seu valor infinito, um valor que vai mais além do que nossa sociedade considera como beleza física.

A irmã Marjorie Pay Hinckley disse:

“Não quero chegar na entrada do paraíso dirigindo um carro esportivo e brilhante, vestindo uma roupa bonita feita sob medida, com meus cabelos perfeitamente penteados e com as unhas grandes e feitas.

Quero sair de uma caminhonete suja de barro nas rodas por ter levado meus filhos a acampamentos.

Quero ter manchas de pasta de amendoim na blusa por ter preparado sanduiches para os filhos do meu vizinho doente.

Quero estar lá com um pouco de terra debaixo das unhas por ter ajudado a limpar o mato do jardim de alguém.

Quero estar lá com os beijos pegajosos das crianças nas bochechas e as lagrimas de um amigo em meu ombro.

Quero que o Senhor saiba que realmente estive aqui e que realmente vivi.”

Gosto muito de como a irmã Hinckley destacou o verdadeiro valor do nosso corpo, como um meio de servir ao próximo, ao invés de chamar atenção para nós mesmos.

Porém, não valorizar o nosso corpo como algo a ser atrativo, não significa que não temos que cuidar dele. De fato, como um presente de Deus, temos a responsabilidade de trata-lo com amor, atenção e cuidado.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?… Porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Coríntios 3: 16-17).

O julgamento da sociedade não pode e não deve ser igual ao julgamento de Deus. Satanás quer que sejamos miseráveis por causa de nossos corpos. (“Podemos agir melhor e ser melhores” Russell M. Nelson).

Uma visão correta de quem somos, depende de quais olhos usamos para ver.

Seguem abaixo quatro sugestões para que possamos nos ver através dos olhos de Deus:

  1. Veja seu corpo como uma ferramenta, não como um enfeite

Pense em seu corpo como um instrumento para que você possa desfrutar da vida como Deus deseja, não como algo para servir de admiração. Concentre-se em como você se sente e nas coisas que pode fazer.

  1. Faça jejum das redes sociais

Tente descansar das redes sociais e planeje o conteúdo que acessará quando voltar a abri-las.

As imagens que você vê ou as pessoas que segue, te fazem ficar ansioso ou sentir vergonha de seu corpo? Elas tendem a machucar as pessoas?

Se esse for o caso, você tem o poder de deixar de segui-los e preencher o seu tempo com o que é bom.

  1. Assuma a responsabilidade de seus pensamentos e ações

Independentemente do que as pessoas estão usando ou fazendo, você pode decidir vê-los como pessoas e não como objetos. Respeite a liberdade do seu próximo, ao tomarem decisões diferentes das suas e trate-os com respeito.

  1. Una forças com seus amigos para ter boas atitudes e ser uma pessoa melhor

Peça a seus amigos e familiares que se unam a você ao evitar conversas e ambientes que tendem a tratar as pessoas como objetos. Fale sobre a importância de vermos a nós mesmos e aos outros como mais do que um corpo e afirme essa importância através da forma com que fala sobre si mesmo e sobre o seu próximo.

O Élder Jeffrey R. Holland, durante a conferência geral de outubro de 2005, disse:

“Rogo a vocês, moças, que se aceitem mais como são, inclusive o jeito e o formato de seu corpo, que anseiem menos por parecerem outra pessoa.

Somos todos diferentes. Alguns são altos, outros são baixos. Alguns são gordos, outros, magros. E quase todos nós em alguma época da vida desejamos ser algo que não somos!

Mas como uma consultora de adolescentes disse: “Você não pode passar a vida preocupada porque as pessoas ficam olhando para você. Se permitir que a opinião das pessoas a faça ficar constrangida, estará renunciando ao seu próprio poder. (…) O segredo para sentir-se [confiante] é sempre ouvir o seu eu interior — [seu verdadeiro eu].””

Esse artigo foi escrito originalmente por Sara Mondelli e foi publicado originalmente por lachiesarestaurata.it com o título de 4 modi per vedere noi stessi per come ci vede Dio

Relacionado:

5 Razões pelas quais temos dificuldade de compreender o nosso potencial eterno

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *