fbpx

Santos dos Últimos Dias perdem suas casas devido a um terrível incêndio nos EUA

Há algumas semanas atrás, alguns estados nos Estados Unidos sofreram com o que foi considerado um dos 10 incêndios mais devastadores  nos últimos 50 anos no país. Mais de 2.300 residências foram destruídas.

Uma das áreas afetas está localizada em Talent, Oregon. Dentre as casas destruídas ou danificadas estão 50 casas de membros da ala Bear Creek.

Os líderes da ala ficaram responsáveis por ajudar centenas de membros enquanto muitos deles estavam sem energia, água ou até mesmo sem suas próprias casas, devido a ordens de evacuação.

No sábado, 11 dias após o incêndio, uma membro da ala, Misty Pantle, voltou ao seu bairro pela primeira vez com seus três filhos adolescentes e sua irmã mais velha, Tammy Johnson, que mora com eles. As irmãs compraram a casa nova há quase cinco anos.

Pantle disse que sua ala e alas vizinhas se reuniram para ajudar sua família e outras famílias que sofreram com o incêndio.

Os Santos nas regiões de Oregon atingidas pelo fogo, se reuniram para ajudar uns aos outros, membros da Igreja e não membros.

Ao falar sobre a maneira que os membros da Igreja se organizaram para ajudar, ela disse: “Você vê a diferença. Tínhamos pessoas nos implorando para ficar com eles.”

“Nos sentimos carregados da maneira que acho que o Salvador nos carregaria, se Ele pudesse, de uma forma física.”

E essa ajuda se estendeu além dos membros da Igreja, e chegou todos os necessitados.

O trabalho de ministração

No dia seguinte ao incêndio, alguns membros da Ala Bear Creek estavam desaparecidos e houve relatos de que dezenas de famílias estavam desabrigadas.

As capelas dos Santos dos Últimos Dias são construídas para ajudar todas as famílias de várias maneiras, e a Ala Bear Creek rapidamente se mobilizou de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Cada família recebe um conjunto de irmãos e irmãs ministradores, pessoas normais que são chamadas para cuidar umas das outras.

Cuidar uns dos outros faz parte dos ensinamentos e programas da Igreja a mais de 100 anos. O programa de ministração em específico, começou a ser aplicado em abril de 2018.

As mulheres que lideram a presidência da Sociedade de Socorro da Ala Bear Creek criaram uma planilha e começaram a preenchê-la com os nomes das famílias contatadas pelas irmãs ministradoras. A planilha foi codificada em cores.

Amarelo para casa danificada. Verde para os deslocados que têm uma casa para a qual poderiam voltar. Rosa para pessoas com necessidades imediatas e os ministradores responsáveis. Roxo para quem precisa de mantimentos.

O Quórum de Élderes da ala também fez uso da planilha. Logo, as necessidades das famílias foram organizadas, enquanto isso, muitos outros membros também ajudaram outras pessoas fora da Igreja a encontrar abrigo.

O Presidente da Estaca Medford, John Clason, que supervisiona várias alas de Santos dos Últimos Dias na região dos incêndios, pediu ajuda dos membros da estaca e aumentou a capacidade de ministração.

Logo, 50 voluntários de outras alas se tornaram ministradores de estaca – apelidados de “pastores” pelo presidente da estaca, para ajudar a distinguir os voluntários – para indivíduos e famílias específicas.

Pantle, por exemplo, está recebendo apoio de sua irmã ministradora, e está morando com sua família na casa de uma irmã da Ala Ashland, que se ofereceu para ajudar.

Ao olhar para as cinzas de sua casa, ela relembrou os momentos que antecederam o incêndio. Ela estava em casa com seus três filhos adolescentes.

O escritório que ela trabalha fica perto de onde o incêndio começou, e enquanto estava no telefone com o escritório, ela afastou o telefone do rosto e disse aos filhos para começarem a fazer as malas.

Eles escolheram deixar a casa antes que uma ordem de evacuação chegasse ao bairro, ordem essa que nunca chegou.

“Me senti grata por termos saído em segurança”, disse Pantle. “Estou um pouco triste, mas um pouco reflexiva. […] O próprio fogo tem que ser levado a um certo calor para que ele se refine e se transforme em algo novo. Tenho esperança de que seremos capazes de nos transformar em algo novo.”

Voltar-se para Cristo

O incêndio atingiu a casa móvel onde Bob e Anne Noble moraram por 21 anos. Eles comemoraram seu 54º aniversário de casamento ao participar pessoalmente da reunião de Bear Creek na manhã de domingo.

“A coisa pela qual somos mais gratos é que temos um ao outro”, disse Bob Noble, que fez 77 anos na semana passada.

Ele manteve o senso de humor: “O avaliador de seguros me perguntou sobre meu Hyundai Sonata 2013 e eu disse: ‘Bem, está torrado’”.

Na manhã de domingo, Bob Noble foi chamado para fazer a oração de abertura da reunião sacramental.

Primeiro ele expressou gratidão pela segurança, alegria e participação no reino de Cristo, depois orou para que os membros da ala recebessem força e ajuda e que fossem apoiados para fazer o que Deus deseja que façam.

Um dos oradores disse que a ordenança do sacramento permitiu que os membros da ala se voltassem para Jesus Cristo, da mesma forma que as pessoas nas Américas antigas fizeram quando Cristo as visitou após sua morte.

“As pessoas experimentaram vapores de escuridão na morte de Cristo, vapores que se dissiparam quando Ele chegou”, disse o Setenta de Área Élder David Wright.

Anne Noble

“Tivemos nossos vapores de escuridão neste vale”, disse ele. “Tivemos nossa própria destruição neste vale. E então, após a destruição, veio o Salvador”, que exibiu as marcas de Seu sofrimento.

“Lembre-se de que você é lembrado pessoalmente de Seu sofrimento”, acrescentou.

O Élder Wright disse que admira a maneira como os membros da ala cuidam uns dos outros.

“Fiquei muito emocionado com o que vi nas manifestações de fé em todas as pessoas com quem conversei em sua ala”, disse ele.

O trabalho seguirá em frente

A maioria dos membros da Ala Bear Creek está voltando para casa, mas os líderes e membros ministradores sabem que o trabalho está apenas começando.

O Presidente Clason, conversou com o presidente da Estaca Chico em Paradise, Califórnia, para pedir conselhos.

Quase dois anos depois que incêndios mataram 85 e destruíram 18 mil estruturas, o conselho é se preparar para uma recuperação a longo prazo.

“Eles ainda têm membros que não estão permanentemente hospedados”, disse o Presidente Clason.

O Élder Wright, Setenta de Área, disse que está satisfeito com o fato de outros recursos da Igreja, têm sido capazes de atender às necessidades imediatas.

“As necessidades de curto prazo estão sendo atendidas”, disse ele. “O grande problema é a escassez de moradias de longo prazo. Isto é análogo ao Paraíso.”

De Washington à Califórnia, a igreja viu 125 casas de membros danificadas ou destruídas por incêndios florestais, de acordo com um porta-voz da igreja.

A sede da Igreja enviou três caminhões de alimentos para áreas carentes e programou mais oito.

Essa ajuda, assim como ajuda com roupas e abrigo, está sendo fornecida a todos os necessitados nas comunidades afetadas.

Fonte: Desert News

Relacionado:

Como ter “bom ânimo” em tempos difíceis

 

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *