Professor Dá Uma Visão de Como o Povo do Livro de Mórmon se Vestia
Livro de Mórmon
Perito em história das roupas da BYU, o professor de teatro e mídia artística Rory Scanlon passou mais de 15 anos incutindo sobre os registros arqueológicos e antropológicos para descobrir como as pessoas se vestiam nos tempos da Bíblia e do Livro de Mórmon.
Ele já utilizou a ajuda de mais de 21 assistentes de pesquisa para compilar quase 1000 guias fácis sobre roupas.
Os guias mostram a história das roupas dos povos antigos. Eles também contêm linhas do tempo das culturas mencionadas na Bíblia e no Livro de Mórmon, e as compara com os achados arqueológicos.
“A representação comum da Bíblia e do Livro de Mórmon que vemos está normalmente imprecisa”, Scanlon diz. “Eu me desapontei quando descobri isso, então comecei a realizar minha própria pesquisa. Essa pesquisa se desenvolveu nesses 15 anos se tornando o grande projeto que é hoje”.
As pequisas nos guias incluem referências a livros, artigos e vídeos por ambos antropólogos e arqueólogos. A compilação é uma ferramenta eficaz para os artistas que pesquisam sobre roupas de épocas específicos.
Os guias são divididos em duas sessões, uma da região da Bíblia na Mesopotâmia, e outra na área do Livro de Mórmon na Meso América.
Uma vez que existem muitas opiniões sobre a cultura e a roupa dos antigos, os guias de Scanlon fazem com que os artistas tenham suas próprias interpretações de como os antigos se vestiam. Não há nenhuma maneira definitiva para determinar como as pessoas se vestiam na época antiga, mas os guias dão aos artistas uma boa ideia do tipo de roupa usada, correlacionando pesquisas feitas por centenas de especialistas.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa de Scanlon foi utilizada ao longo de seis anos para redesenhar as roupas e os personagens no Hill Cumorah Pageant, em Nova York, de 2001 a 2007. Especificamente, o seu trabalho foi usado para refazer a roupa de todos os personagens principais na produção, incluindo os de Joseph Smith, Morôni e Leí.
“Meu trabalho neste projeto foi uma das melhores experiências de crescimento pessoal de minha vida”, Scanlon disse: “Toda a minha formação profissional me leva a crer que tal tarefa era impossível. O que foi produzido, no entanto, foi um testemunho do poder do Espírito para orientar e dirigir projetos-chave para a Igreja”.
Na Praça do Templo, em Salt Lake City, na parte norte do Centro de Visitantes, existe uma homenagem a ambos os profetas antigos e modernos chamado o Salão dos Profetas. A pesquisa de Scanlon foi usada para redesenhar alguns dos profetas mais famosos, tais como Moisés e Pedro.
Porque há uma ampla aplicação para a pesquisa de Scanlon, os artistas visuais que usam os guias variam desde designers de roupas para artistas de pintura a óleo tradicionais e animadores eletrônicos.
“Rory é uma fonte de conhecimento, e tem me dado uma valiosa orientação em vários projetos difíceis”, disse Joshua Cotton, um estudante de animação da BYU, “Uma dessas vezes, em particular, foi sobre o traje que fiz para o Capitão Moroni: exposição sobre a Arte da Liberdade. Eu sou um dos muitos que se beneficiaram de seu trabalho”.
Benefícios
Muitas produções da BYU também têm se beneficiado com o trabalho de Scanlon. Em 2003, o Ópera Abinadi, em 2006, a peça Aida e em 2009 ambas as peças Filhos do Éden e Macbeth, situadas na América Central, se beneficiaram da grande pesquisa feita por Scanlon.
“Minha pesquisa sobre a Bíblia e o Livro de Mórmon influenciou minha aproximação com a maioria das produções”, Scanlon disse: “Eu agora penso mais sobre o contexto histórico do vestuário em geral”.
Atualmente, os guias de Scanlon estão disponíveis mediante pedido, mas seu objetivo é imprimi-los, a fim de tornar seu trabalho disponível para os artistas que trabalham com projetos sobre a Bíblia e o Livro de Mórmon ao redor do mundo.
Fonte: News.BYU. Traduzido por Esdras Kutomi.
Saiba mais sobre o tema