fbpx

Presidente Nelson receberá Prêmio da Paz Gandhi-King-Mandela

Depois de anos se reunindo a líderes negros para pedir uma maior harmonia racial e étnica, o Presidente Russell M. Nelson receberá o primeiro Prêmio da Paz Gandhi-King-Mandela no próximo mês do Morehouse College, uma escola historicamente negra em Atlanta.

O prêmio é atribuído a “uma pessoa que promova uma transformação social positiva através de meios não violentos. Os indivíduos usam sua liderança global para afirmar a paz, a justiça, a diversidade e o pluralismo”, segundo Morehouse.

“Queríamos identificar Russell M. Nelson e vincular seu nome a esses três gigantes”, disse o Rev. Lawrence Carter, decano da Martin Luther King Jr. Capela Internacional em Morehouse.

O Conselho de Administração da chapela fez a seleção e o Rev. Carter disse que o Presidente Nelson demonstrou coragem e liderança unificadora.

“O presidente Nelson é, creio eu, um modelo de como os cristãos precisam sair de três caixas — a caixa de raça, a caixa de nacionalidade e a caixa de cultura — para unir a família humana”, disse o Rev. disse Carter.

“Com o poder de sua visão profética e reveladora, ele olhou para grandes problemas neste país e viu a chance de formar uma aliança”, disse ele sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a NAACP.

União da Igreja e da NAACP

O Presidente Nelson está de braços dados com os líderes da NAACP desde uma conferência de imprensa histórica em maio de 2018, quando pediram conjuntamente o fim do preconceito em um reunião na sede da Igreja em Salt Lake City. A chamada veio poucos meses após o início da administração do Presidente Nelson como presidente da Igreja.

O Presidente Nelson também implorou diretamente aos membros da Igreja que fossem exemplos de abandono do preconceito.

“Lamento que nossos irmãos e irmãs negros em todo o mundo estejam sofrendo as dores do racismo e do preconceito”, disse ele durante uma conferência geral internacional da Igreja em 2020.

“Hoje, apelo aos nossos membros em todos os lugares para que liderem o abandono de atitudes e ações de preconceito. Peço-vos que promovam o respeito por todos os filhos de Deus.”

‘Não podemos permitir qualquer racismo, preconceito tribal ou outras divisões’ na igreja, diz o líder dos Santos dos Últimos Dias

Esse apelo tem sido ecoado repetidamente por outros líderes da Igreja.

O presidente Nelson aceitará o Prêmio da Paz Gandhi-King-Mandela por transmissão especial durante um evento no dia 13 de abril, às 19h, na Capela do Rei, no campus Morehouse, em Atlanta.

Um anúncio dos líderes da Igreja local na Geórgia disse que o Coro do Tabernáculo na Praça do Templo se apresentará virtualmente para o evento e algumas Autoridades Gerais Santos dos Últimos Dias comparecerão pessoalmente.

Retratos a óleo do Presidente Nelson e Abraham Lincoln serão adicionados ao Salão de Honra da Capela.

Gandhi-King-Mandela

O Prêmio foi criado este ano “para abordar a fractura nacional e criar mais incentivo e motivação para falar de paz”, disse o Rev. disse Carter.

Ele disse que tomou conhecimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como fã do Coro do Tabernáculo. Então ele começou um estudo sobre a Igreja.

“Aprendi algumas coisas que não sabia que me impressionaram muito”, disse ele. “Fiquei convencido de que a maior parte do mundo desconhece o primeiro desses fatos, que é que seu fundador, Joseph Smith, também foi Abraham Lincoln antes de Abraham Lincoln. Ele concorreu à presidência dos Estados Unidos em uma plataforma política de compensação e emancipação.”

“Não foi até Lincoln que a emancipação teve uma segunda chance”, o Rev. disse Carter. “Sou grato a Lincoln pela liberdade pessoal, social e religiosa que desfrutamos hoje.”

Morehouse também concederá uma segunda honra no evento de abril. Ira Helfand, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2017, receberá o Prêmio Anual Gandhi-King-Ikeda Community Builder’s Prize.

Helfand é o co-presidente dos Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear e falará no evento sobre a abolição nuclear, o Rev. disse Carter.

Luta contra o racismo

O Presidente Nelson abordou sistematicamente o racismo durante a sua presidência.

Ele falou na Convenção Nacional da NAACP de 2019 em Detroit e disse: “oro para que possamos nos chamar cada vez mais de queridos amigos.”

Que nos esforcemos, de braços dados e lado a lado, para elevar os nossos irmãos e irmãs de todos os lugares do mundo, de todas as formas que pudermos. Este mundo nunca mais será o mesmo”, afirmou.

o Rev. Carter disse que leu várias vezes o discurso do Presidente Nelson em Detroit.

“Fiquei fortemente comovido com a expressão e a disposição do Presidente Nelson de formar uma parceria com a força da Igreja unida aos pontos fortes da NAACP para fazer o bem a um número maior de pessoas em todas as linhas raciais”, o Rev. disse Carter.

A igreja e a NAACP trabalham juntas desde 2018 para criar um programa personalizado de autossuficiência para as populações negras do centro da cidade.

Em 2020, o Presidente Nelson e os líderes da NAACP escreveram uma carta conjunta que denunciava a morte de George Floyd, um homem negro assassinado pela polícia em Minnesota.

A carta também apelava para que as pessoas trabalhassem em conjunto para acabar com o racismo sistémico.

“Da mesma forma, pedimos aos líderes governamentais, empresariais e educacionais de todos os níveis que revisem os processos, as leis e as atitudes organizacionais em relação ao racismo e os eliminem de uma vez por todas”, disse a carta, assinada pelo Presidente Nelson, pelo Presidente da NAACP, Derrick Johnson, pelo Presidente da NAACP, Leon Russell, e pelo Rev. Amos C. Brown.

Brown foi um dos oito alunos de uma aula do Morehouse College ministrada por King na década de 1960. Brown formou-se em Morehouse em 1964 e apoia o colégio e a capela King, disse o Rev. Carter.

O presidente Nelson também dirigiu uma doação da Igreja de US$ 9,25 milhões para a NAACP e a UNCF (United Negro College Fund) em 2021 para bolsas de estudo e ajuda humanitária no centro da cidade.

O presidente Nelson homenageou Brown no ano passado como parte da doação à NAACP. Uma bolsa de US$ 250.000 permitiu que 43 estudantes visitassem Gana para explorar suas raízes africanas.

As universidades Santos dos Últimos Dias analisaram as suas políticas e entrevistaram estudantes em resposta ao apelo para acabar com o racismo nas instituições. O presidente Nelson é presidente do Conselho de Curadores da Universidade Brigham Young e de outras quatro faculdades e universidades.

Um comitê oficial da BYU publicou um relatório que encontrou racismo individual e sistêmico na faculdade de Provo, Utah, e emitiu 26 recomendações. A universidade começou a implementar muitas das recomendações, incluindo a formação de um escritório de pertença.

Desde então, líderes negros como Martin Luther King III e o Rev. William Barber II falou nas assembleias do Fórum do campus da BYU.

O Instituto Gandhi-King-Ikeda para a Virtude Cosmopolita-ética e Reconciliação, fundado pelo Rev. Carter, decano fundador da King chapel, atribui anualmente o Prêmio Gandhi-King-Ikeda Community Builder’s Prize desde 2001.

Os destinatários incluem Nelson Mandela, Mikhail Gorbachev, o Arcebispo Desmond Tutu e Coretta Scott King.

Fonte: Deseret News

Veja também:

Presidente Nelson: “Todos são iguais perante Deus”
Primeira Presidência e NAACP anunciam grandes iniciativas na educação e ajuda humanitária
Presidente Nelson e NAACP | “De braços dados pela harmonia racial”

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *