A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou, em 27 de junho de 2026, uma iniciativa de avaliação nutricional infantil na Capela de Matola, em Maputo, Moçambique.

A ação faz parte do Programa Mundial de Nutrição Infantil da Igreja, criado para prevenir e combater a desnutrição entre crianças menores de cinco anos por meio de avaliações nutricionais, orientação aos cuidadores, encaminhamentos para tratamento e apoio às famílias.

A desnutrição continua sendo um dos principais desafios de saúde pública em Moçambique. Aproximadamente uma em cada três crianças menores de cinco anos apresenta atraso no crescimento. Inundações, secas e ciclones frequentes também prejudicam a produção de alimentos e o acesso a uma alimentação nutritiva, aumentando a vulnerabilidade de muitas famílias.

Como funciona a iniciativa

Durante a iniciativa, profissionais de saúde, líderes locais da Igreja, voluntários e comitês de autossuficiência trabalharam juntos para avaliar crianças menores de cinco anos e identificar possíveis sinais de desnutrição aguda ou crônica.

Os pais e cuidadores também receberam orientações práticas sobre alimentação infantil, preparo de refeições adequadas à idade, acompanhamento do crescimento, vacinação, acesso aos serviços de saúde e desenvolvimento de famílias mais saudáveis e autossuficientes. Phillip Moatlhodi, gerente de Bem-Estar e Autossuficiência da Área África Sul, compartilhou:

“Uma nutrição saudável é essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro, do corpo e do sistema imunológico, especialmente durante os primeiros anos de vida. Quando as crianças recebem uma nutrição adequada, elas estão mais preparadas para crescer, aprender e contribuir para suas comunidades”.

A iniciativa também busca preparar líderes locais para que futuras avaliações e atividades de educação nutricional possam ser organizadas de forma sustentável nas estacas de Maputo, Matola e Beira. Entre 2022 e 2025, três iniciativas semelhantes foram realizadas em Moçambique, alcançando mais de 150 crianças de famílias de membros da Igreja.

Seguir o exemplo do Salvador

Para Camille N. Johnson, presidente geral da Sociedade de Socorro, cuidar de crianças e mães é uma forma de seguir o exemplo do Salvador. “Sempre que fazemos qualquer coisa para levar alívio a outras pessoas, seja temporal ou espiritual, estamos levando-as a Jesus Cristo. Somos gratos pelas oportunidades que Deus nos dá todos os dias de amar nosso próximo.”

O programa é coordenado pelos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja em colaboração com líderes locais e profissionais de saúde. Mais do que oferecer ajuda imediata, a iniciativa busca fortalecer as famílias com conhecimento, acesso aos serviços de saúde e recursos para que possam se tornar mais autossuficientes.

“Estamos comprometidos em ajudar a aliviar a desnutrição e priorizar a saúde e o bem-estar de mulheres e crianças. Nosso objetivo é ajudar os filhos de Deus a se desenvolverem física, emocional e espiritualmente e em autossuficiência”, afirmou o Élder Blaine R. Maxfield, diretor-gerente dos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja.

Ao identificar necessidades precocemente, capacitar cuidadores e fortalecer as famílias, a iniciativa busca ajudar mais crianças em Moçambique a crescer, desenvolver seu potencial e ter melhores oportunidades para o futuro.

Fonte: Newsroom

Veja também