fbpx

O Novo Manual Geral foi finalizado em inglês – outros idiomas estarão disponíveis em 2022

“O Manual Geral: Servir na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” está completo em inglês, depois do anúncio feito há dois anos de que seria revisado. As atualizações mais recentes (detalhadas abaixo) foram publicadas no dia 15 de dezembro no site e no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Este manual foi preparado sob a direção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

O Manual Geral é o resultado da junção entre o Manual 1 (para presidentes de estaca e bispos) e do Manual 2 (para todos os líderes) em um único volume. Os primeiros capítulos foram publicados em fevereiro de 2020, com atualizações subsequentes em julho e dezembro do mesmo ano e em março e agosto de 2021. A conclusão da tradução para outros idiomas acontecerá em 2022.

Também pode ser interessante: Mais 11 capítulos do Novo Manual Geral estão disponíveis em português

“O propósito por trás desta revisão é ajudar todos os membros a servir na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de uma forma mais cristã”, disse o Élder Anthony D. Perkins, Diretor Executivo do Departamento de Correlação da Igreja.

“Em uma variedade de maneiras, nós tentamos tornar este livro mais acessível a todos os membros da Igreja, sejam eles membros novos ou membros mais antigos, se eles vivem nos Estados Unidos ou em outros lugar do planeta.”

E incluem estruturar o conteúdo em torno dos conceitos doutrinários centrais da obra de salvação e exaltação de Deus; criar conteúdo que é adaptável a congregações de todos os tamanhos; explicar, por meio das escrituras, “porquê” certas coisas são feitas; usar linguagem apropriada; simplificar o texto; reduzir a quantidade de palavras em 20-25%; e fornecer orientação sobre muitas questões políticas, incluindo maconha medicinal, vacinas e preconceito.

Élder Perkins

“Temos visto a mão do Senhor neste processo”, disse a Irmã Reyna I. Aburto da Presidência Geral da Sociedade de Socorro. Ela e o Élder Perkins estão no comitê dos Líderes Gerais da Igreja que se reuniram semanalmente para rever cada linha do novo manual.

“[Deus] realmente nos ajudou palavra por palavra, linha por linha e preceito em preceito, um pouco aqui, um pouco ali. E temos sido testemunhas de como ele nos leva pela mão quando procuramos essa revelação.”

Resumo da atualização de 15 de dezembro

O novo conteúdo publicado em 15 de dezembro de 2021 inclui sete capítulos recentemente revisados e muitas outras revisões.

Capítulo 14 – Membros solteiros

Esse capítulo apresenta o conselho dado pelo Presidente M. Russell Ballard na Conferência Geral de abril de 2021 no discurso “Esperança em Cristo”. O conteúdo do capítulo é organizado de acordo com a obra de salvação e exaltação — enfatizando que os membros solteiros da Igreja são essenciais para essa obra. Além disso, o capítulo observa que os presidentes do “Quórum de Élderes e da Sociedade de Socorro” são agora responsáveis por apoiar jovens adultos solteiros em suas congregações.

Capítulo 19 – Música

O capítulo tem informações sobre o uso de estilos musicais culturalmente diversos e instrumentos musicais, além do piano e órgão. “A música sagrada que é escrita ou cantada em estilos musicais culturalmente diversificados pode ajudar a unificar congregações”, diz o texto. “Líderes de música e líderes do sacerdócio podem incluir uma variedade de estilos musicais apropriados que interesse aos membros de várias origens.”

O Capítulo 28 – Ordenanças do templo para os antepassados

Inclui diretrizes sobre que nomes enviar para realizar ordenanças do templo e que nomes não enviar. O texto explica todas as ordenanças por procuração, não apenas o batismo pelos mortos, e apresenta uma política para permitir que os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque oficiem em confirmações dos falecidos.

Capítulo 31 – Entrevistas e aconselhamento

Fornece princípios e diretrizes para todos os líderes que têm oportunidades de se reunirem com os membros. O capítulo agora inclui perguntas de entrevista para a ordenação do Sacerdócio de Melquisedeque, bem como perguntas atualizadas da entrevista batismal.

Também inclui orientações sobre se reunir com membros virtualmente. A palavra “entrevista” está limitada a entrevistas de ministração e outras situações onde um líder do sacerdócio está determinando a prontidão espiritual de um membro para participar de uma ordenança ou receber um chamado.

Capítulo 33 – Registros e relatórios

Contém instruções para registrar a presença no quórum de domingo e nas reuniões das organizações. Fornece também orientações sobre privacidade e segurança dos dados.

Capítulo 34 – Finanças e Auditorias

As referências das contas bancárias da unidade foram removidas porque já não são mais utilizadas. Também as instruções de auditoria foram atualizadas além de introduzir referências a doações online e a novas ferramentas de reembolso, tais como cartões de pagamento e transferências eletrônicas.

Capítulo 35 – Propriedades

Esse capítulo tem informações sobre os papéis dos Setentas de Área, gerentes de instalações da Igreja e especialistas em tecnologia da estaca e da ala. O título de “representante de instalações físicas da estaca” é agora “representante de propriedades da estaca.” E informações são incluídas sobre o aplicativo de Relatórios de Problemas no Edifício (FIR), que os membros do conselho de estaca e de ala podem usar para solicitar manutenção de capelas.

Capítulo 38 – Normas e diretrizes da Igreja

Contém várias atualizações notáveis. Alguns conteúdos anteriormente contidos na seção 38.2 (“Normas sobre ordenanças e bênçãos”) está agora nos capítulos 18 e 31. A seção 38.2 concentra-se agora principalmente nas normas das ordenanças em circunstâncias especiais.

No capítulo 38.8, as seções para a Bíblia e o Livro de Mórmon são agora unidas em uma nova seção “Escrituras”. “A Igreja identifica edições da Bíblia que se alinham bem com a doutrina do Senhor no Livro de Mórmon e com as revelações modernas”, diz a seção. Exemplos incluem a versão em Inglês do Rei James, a Reina-Valera (2009) em espanhol e a Almeida (2015) em português. Outras edições da Bíblia podem ser úteis para o estudo pessoal ou acadêmico.”

O Capítulo 38 inclui também uma norma revisada sobre a utilização pessoal da internet e das redes sociais. Os membros da Igreja são encorajados a “evitar todas as declarações de preconceito para com os outros” e “ser como Cristo … em todos os momentos, incluindo na internet, e refletir um sincero respeito por todos os filhos de Deus. Os membros não devem usar linguagem ou imagens de ameaça, bullying, violência ou outra forma de abuso na internet. Se ocorrerem ameaças na internet de atos ilegais, a lei deve ser contatada imediatamente.” 

Ligado a isso, uma adição foi feita no capítulo 32 (“Arrependimento e conselhos de condição de membro da Igreja”) para notar que um conselho de condição de membros pode ser necessário quando um santo dos últimos dias ameaça alguém fisicamente pessoalmente ou pela internet.

Fonte: Newsroom

| Notícias, Popular

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *