fbpx

Como usar a Inteligência Artificial na Igreja de Jesus Cristo

Tecnologias emergentes, incluindo na construção, comunicação e transporte, permitiram que o evangelho restaurado de Jesus Cristo alcançasse todas as nações, famílias, línguas e povos. A inteligência artificial (IA) é a mais recente ferramenta para ajudar a espalhar a mensagem de Cristo em todo o mundo.

Sabendo que o uso adequado da IA ajudará a Igreja a realizar a obra de salvação e exaltação de Deus, a Igreja emitiu os seguintes princípios orientadores para o uso da IA.

Estes foram apresentados aos funcionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo na quarta-feira, 13 de março de 2024, pelo Élder Gerrit W. Gong do Quórum dos Doze Apóstolos (co-presidente do Comitê de Comunicação da Igreja) e Élder John C. Pingree dos Setenta (diretor executivo do Departamento de Correlação).

“Poderemos criar equilíbrios apropriados em nossas percepções, planos e implementação de IA generativa que sejam realistas tanto em oportunidades quanto em desafios – em outras palavras, que não sejam nem excessivamente otimistas nem alarmistas”, disse o Élder Gong sobre esses princípios.

Conexão Espiritual

A Igreja usará inteligência artificial para apoiar e não suplantar a conexão entre Deus e Seus filhos.

A Igreja usará inteligência artificial de maneiras positivas, úteis e edificantes que mantenham a honestidade, integridade, ética, valores e padrões da Igreja.

Transparência

As pessoas que interagem com a Igreja entenderão quando estiverem interagindo com inteligência artificial.

A Igreja fornecerá atribuição para conteúdos criados com inteligência artificial quando a autenticidade, precisão ou autoria do conteúdo puder ser mal compreendida ou enganosa.

Privacidade e Segurança

O uso de inteligência artificial pela Igreja salvaguardará informações sagradas e pessoais.

Responsabilidade

A Igreja usará inteligência artificial de maneira consistente com as políticas da Igreja e todas as leis aplicáveis.

A Igreja será cuidadosa e ponderada em seu uso de inteligência artificial, testando e revisando regularmente os resultados para ajudar a garantir precisão, veracidade e conformidade.

“Os princípios orientadores têm o objetivo de apoiar o uso responsável da IA pela força de trabalho da Igreja”, disse o Élder Pingree. “Esses princípios também podem ser úteis para os membros e amigos da Igreja enquanto navegam em um mundo que está mudando devido à IA.”

A Igreja de Jesus Cristo vê várias oportunidades com a IA, incluindo no trabalho de história da família, acelerando e automatizando processos, e grande potencial para tradução e interpretação de idiomas.

A IA generativa também pode oferecer consultas e prompts de linguagem natural para ajudar os Santos dos Últimos Dias a encontrar informações atuais e precisas de fontes da Igreja designadas, fundamentadas e aprovadas, como ChurchofJesusChrist.org.

“No geral, estou otimista sobre nossa capacidade de usar essas tecnologias de IA com sabedoria e eficácia, e de proteger os membros e amigos da Igreja contra a disseminação enganosa de falsidades ou mentiras”, disse o Élder Gong.

O Élder Gong reconheceu que algumas pessoas vão usar ferramentas de IA como armas. Entre as de grande preocupação estão deepfakes, o uso fictício ou malicioso do nome, imagem e semelhança de alguém. Isso é mais provável de acontecer com pessoas – como líderes da Igreja – que têm um rosto e uma voz reconhecíveis, uma quantidade significativa de vídeo e áudio no domínio público e antagonistas conhecidos e motivados.

O Élder Gong disse que a confiança no Espírito Santo, sabedoria e fontes confiáveis podem ajudar a proteger contra as deepfakes.

O Espírito Santo

“‘Luz e verdade’ são uma definição escritural de inteligência”, disse o Élder Gong, citando Doutrina e Convênios 93:36. “Embora a inteligência artificial generativa possa oferecer rapidamente informações, ela nunca pode substituir a revelação ou gerar a verdade. Se algo não parece certo ou é inconsistente com o que você sabe que é verdadeiro, busque discernimento antes de acreditar.”

Sabedoria

“A sabedoria”, disse o Apóstolo, “nos ajuda a usar conhecimento, experiência e julgamento para tomar boas decisões. As escrituras nos lembram: ‘abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria’ (2 Néfi 28:30). Tire proveito de suas experiências e aplique a sabedoria para saber o que é verdade.”

Fontes Confiáveis

Porque tantas vozes disputam nossa atenção, é de extrema importância “ancorar-nos em fontes confiáveis de verdade”, disse o Élder Gong. Estas incluem “o Espírito Santo, as escrituras, palavras dos profetas e o site autorizado da Igreja, ChurchofJesusChrist.org.”

A Igreja de Jesus Cristo, conforme necessário, abordará conteúdos enganosos por meio de canais oficiais da Igreja.

O Élder Gong deu duas advertências para os funcionários e missionários de serviço ao usarem a IA em seu trabalho. Primeiro, ele disse, eles devem evitar a tentação de usar a velocidade e a simplicidade da IA para saturar os membros da Igreja com conteúdo audiovisual. Segundo, ele disse, é um lembrete de que a Igreja restaurada de Jesus Cristo não é primariamente um distribuidor de informações, mas uma fonte da verdade de Deus.

“O Espírito Santo só testifica da verdade”, disse o Élder Gong. “O Espírito Santo deve sempre ser capaz de testificar a verdade e autenticidade de tudo o que dizemos e compartilhamos, tanto em nossa forma quanto em nosso conteúdo.”

O Élder Gong disse que está otimista de que a Igreja de Jesus Cristo pode usar ferramentas de IA com sabedoria e eficácia e proteger os Santos dos Últimos Dias e amigos da fé contra o engano.

“Como funcionários e missionários voluntários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vocês têm a oportunidade de aprender, entender e aplicar a inteligência artificial com sabedoria, de acordo com os princípios orientadores descritos [acima], enquanto avançamos juntos na obra sagrada do Senhor”, disse o Élder Gong.

Fonte: Newsroom

Veja também: A história de um mural de dinossauros no Templo de Manti Utah

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *