Igreja Mórmon Auxilia Vítimas do Ciclone Winston em Fiji
Essa notícia foi publicada em mormonnewsroom.org e traduzida para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.
Membros e missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão fornecendo os esforços de ajuda às vítimas do ciclone Winston nas ilhas de Fiji. O ciclone, a pior tempestade registrada no Hemisfério Sul, atingiu a região mais de uma semana atrás, no fim de semana da rededicação do Templo de Suva Fiji.
Milhares de pessoas estão vivendo em abrigos temporários. Mais de 1.000 pessoas se refugiaram em uma dúzia de capelas de Santos dos Últimos Dias.
Os líderes da Igreja estão trabalhando em estreita colaboração com as agências governamentais e organizações não-governamentais (ONGs) para fornecer alimentos, água, tendas, pacotes de higiene e outros suprimentos de emergência para comunidades carentes.
Na ilha de Fiji Taveuni, um dos locais mais severamente atingidos, a Igreja está entregando suprimentos de emergência, removendo detritos de propriedades e ajudando a reconstruir as casas. Muitas casas foram destruídas, e abrigos temporários e água são urgentemente necessários. De acordo com o diretor nacional dos assuntos públicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Fiji, Sulueti Kama, “Há cerca de 9.000 pessoas que vivem na ilha – 1.900 dos quais são santos dos últimos dias”.
Membros de Nausori entregaram alimentos e materiais de higiene para cerca de 2.000 famílias cujas casas foram danificadas ou destruídas. A equipe de socorro também foi enviada para aldeias em Naitasiri. Os pacotes de comida incluíam arroz, farinha, açúcar, macarrão, peixe enlatado e óleo. Os pacotes de higiene tinham sabão, velas, fósforos e repelentes de insetos.
Além de doações dos Santos dos Últimos Dias locais, o braço humanitário da Igreja está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde e a UNICEF na preparação de mais kits de higiene, kits de banho, comprimidos de purificação de água e kits escolares.
O templo não foi danificada e todos os missionários estão seguros. Propriedades da igreja precisam ser avaliadas para verificação de danos. Vinte e quatro das 38 capelas da Igreja inspecionadas até agora tem pequenos danos. Mais de 40 pessoas morreram. Não houve relatos de vítimas ou lesões em membros mórmons.