fbpx

Falece Mary Hales esposa do Élder Hales

Mary Crandall Hales faleceu incidente à idade no domingo, 15 de janeiro de 2023, em sua casa em North Salt Lake. Ela tinha 90 anos.

Ela juntou-se ao seu querido e falecido esposo, o Élder Robert D. Hales (1932-2017), apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Mary nasceu em Salt Lake City, Utah, em 6 de agosto de 1932, filha de Gordon Crandall e Elene Clegg Crandall.

Quando criança, a família mudou-se para a Califórnia, e Mary e seus irmãos, três irmãos e uma irmã, frequentaram a escola em Los Angeles.

Depois de terminar o ensino médio, Mary mudou-se para Provo, Utah, para frequentar a Universidade Brigham Young, onde estudou nutrição.

A família Crandall mudou-se para Nova Iorque enquanto Mary estudava na BYU e, durante uma visita à sua família no verão de 1952, conheceu um jovem, Robert Dean Hales, estudante da Universidade de Utah.

Eles se conheceram naquele verão, voltaram para a universidade em Utah no outono e se casaram no verão seguinte em 10 de junho de 1953, no Templo de Salt Lake.

Mary foi a mãe amorosa de dois filhos, Stephen e David, que a recordam como uma mulher refinada, de princípios e auto-suficiente, com um firme compromisso com o evangelho e com a sua família.

“Mamãe era tão forte”, disse o filho mais velho, Stephen. “Ela demonstrou amor cristão incondicional e sempre nos encorajou a ser pacificadores, buscar consenso e mostrar empatia”.

Meu maior tesouro

Mary Hales e Robert D. Hales

Ao falar de sua esposa, o Élder Hales lembrou como o apoio de Mary foi vital para a família durante sua educação, carreira e serviço religioso: “certa vez, quando recebi uma promoção, meu chefe me disse que eu não chegaria onde cheguei sem minha esposa”, disse o Élder Hales. “Ele disse: ‘Mary é o seu maior patrimônio, e não se esqueça disso.- E nunca esqueci”.

Após o serviço militar e a graduação em um programa de mestrado em Harvard, a carreira profissional do Élder Hales levou a família a morar na Inglaterra, Alemanha, Espanha e vários lugares nos Estados Unidos, totalizando 15 realocações em seus primeiros anos de casados.

Em meio às constantes mudanças durante esse período, Stephen disse que sua mãe era a base que oferecia consistência e segurança para ele e seu irmão.

Ele lembrou a maneira como ela e seu pai “sinalizariam” seu próximo passo, produzindo um envelope branco simples em uma noite familiar com passagens de avião e detalhes de seu próximo destino.

Mary Hales e Robert D. Hales

“A mamãe tinha um plano para encerrar a escola, despedir-se e organizar experiências de aprendizagem focadas no nosso próximo destino”, disse Stephen.

“Ela nos ajudou a separar e embalar o que era necessário, e todo o resto era enviado aos membros da família ou doado aos necessitados para nos ensinar a disposição de compartilhar”.

Embora mudar fosse desafiador, Mary cumpria a tarefa com independência e determinação. Certa vez, o Élder Hales compartilhou sua capacidade de se adaptar rapidamente à nova casa quando se mudaram para a Alemanha:

“Mary levou os meninos para a escola, aprendeu a se orientar na movimentada autobahn e, eventualmente, aprendeu a falar alemão. Isto era típico. Ela sempre fazia dar certo”.

O exemplo de Mary Hales

Enquanto viajava e vivia pelo mundo, ensinou aos seus filhos a natureza inclusiva do evangelho de Jesus Cristo e que cada lugar tinha boas pessoas.

“Aprendemos com o exemplo dela que éramos convidados em novas terras”, disse Stephen. “Foi uma oportunidade para encontrar novos amigos e novos significados e pensar de novas maneiras e aprender novos pontos de vista”.

As experiências da família em todo o mundo prepararam-nas para missões internacionais, quando Robert foi chamado para o serviço religioso em tempo integral em 1975. Em abril de 1994, o Élder Robert D. Hales foi chamado para servir no Quórum dos Doze Apóstolos.

Mary gostava de ler histórias e biografias e tinha um amor pela aprendizagem ao longo da vida. Ao retornar aos Estados Unidos depois de viver no exterior, ela se matriculou em cursos de extensão em uma ampla gama de estudos, incluindo Literatura, Psicologia e Contabilidade.

Seu testemunho no evangelho

Em abril de 1982, ela se formou na BYU com um diploma em desenvolvimento doméstico e familiar, bem como um certificado em Psicologia.

Quando o Élder Hales começou a sofrer de problemas de saúde, ele e Mary os enfrentaram com determinação. Seu lema, um provérbio Quaker, “Tu me elevas, e eu te elevo, e subiremos juntos”, tipificava sua capacidade de trabalhar juntos.

Seu filho Stephen disse que sua mãe cuidava de seu pai “em todas as facetas concebíveis”, tanto espiritual quanto fisicamente, por muitos anos.

“Seus esforços permitiram que papai permanecesse focado em seu papel de testemunha viva e especial do Salvador para todos com quem ele entrou em contato”. O Élder Robert D. Hales faleceu em 1 de outubro de 2017, aos 85 anos.

Mary Hales no funeral do Élder Robert D. Hales

Mary compartilhou muitas vezes que o seu testemunho do evangelho de Jesus Cristo começou por seguir os exemplos dos seus pais e cresceu à medida que se esforçava por procurar e compreender a verdade onde quer que fosse apresentada.

“Ela exerceu sua fé, aproveitou a verdade como guia em sua vida e cresceu através do estudo e da oração, assegurando sua fé em um conhecimento seguro do evangelho restaurado”, disse o filho Stephen.

“Ela nos ensinou não apenas através de suas palavras, mas através de suas ações. Ela será lembrada como alguém que ama o Senhor, alguém que passou a fé e o conhecimento para as gerações futuras”.

As informações do funeral ainda não foram divulgadas.

Fonte: Newsroom

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *