fbpx

Élder Rasband fala sobre a crise de suicídio entre adolescentes

Não há um perfil único para adolescentes em risco de suicídio, disse o apóstolo santos dos últimos dias.

Os jovens em risco podem tocar um instrumento, cantar no coral, jogar futebol ou fazer compras depois da escola. Alguns frequentam a igreja. Outros deixaram a religião de lado .

Mas há algumas semelhanças, disse o Élder Ronald A. Rasband em sua mensagem sóbria, mas esperançosa, aos funcionários do Sistema Educacional da Igreja, missionários e seus cônjuges.

Dentro desses tópicos, podem estar inclusos: desapontamento, notas baixas, um término de relacionamento, bullying, estresse acadêmico ou o que pode apropriadamente ser chamado de miséria adolescente.

Mas nunca esqueça, assistência e ministração divina são encontradas por meio do Salvador.

“Uma maior compreensão de Jesus Cristo ajudará os que estão desmoronando”, disse o Élder Rasband, membro do Quórum dos Doze Apóstolos. “Seu amor por eles e lugar exaltado que Ele preparou para eles nas eternidades é uma mensagem de esperança. Ele os ama. Eles precisam saber disso.”

“As escrituras declaram: ‘Eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado;’” (Doutrina e Convênios 68:6).

A Igreja considera o suicídio dos adolescentes algo muito sério. Os professores do seminário e do instituto podem ajudar os que estão em risco, demonstrando amor e utilizando os diversos recursos de prevenção do suicídio fornecidos pela Igreja. Ao fazê-lo, eles ainda cumprem seu chamado como um professor “vindo de Deus.” (João 3:2).

Influenciar vidas

O Élder Rasband iniciou seu discurso que foi transmitido ao vivo do Tabernáculo de Salt Lake na sede da Igreja para uma audiência global, comentando sobre a influência que os instrutores do SEI tiveram em sua própria vida.

“Até hoje, posso reconhecer a marca que meus professores deixaram em mim no meu estudo das escrituras e, em particular, o quanto amo o Livro de Mórmon”.

O seminário e o instituto também ofereciam ao jovem Ronald Rasband “um lugar seguro” para sair com os amigos reunidos em um ambiente do evangelho.

“Eu não via a hora de poder levar Melanie Twitchell para as danças do instituto. Melanie é agora minha linda e maravilhosa esposa.”

O Senhor continua a cuidar daqueles que podem ajudar um aluno que tem dificuldades ou talvez esteja perdendo seu testemunho e compreensão.

“Ele o preparou para trabalhar em equipe com os pais e os líderes da Igreja. Você está diante de seus alunos e reafirma a verdade de que Jesus Cristo vive, que nosso Pai Celestial ama cada um de nós e que temos um lugar em Seu plano eterno. E o melhor de tudo, você acredita nisso.”

O peso de apoiar, ensinar e encorajar a juventude pode ser quase impossível de suportar. Trazer almas para Cristo pode ser difícil. O inimigo está atacando agressivamente a nova geração.

“Alguns alunos saem dos trilhos, mas com o Espírito do Senhor, você pode ajudar a colocá-los de volta aos trilhos”, disse ele. “Lembre-se das palavras de Paulo:

‘Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desesperados; Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não perdidos; ‘”( 2 Coríntios 4: 8-9 ).

Nunca se esqueça, a “obra de Cristo” tem uma promessa eterna:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” ( Mateus 11:28 ).

O Senhor eleva Seus servos, pedindo-lhes que tenham “bom ânimo”.

“Ter bom ânimo é confiar Nele quando as coisas não vão como planejamos”, disse ele. “Significa continuar em frente quando curvas difíceis nos levam a direções inesperadas, quando a tragédia e as dificuldades destroem nossos sonhos.”

mentiras de Satanás

Momentos de temor

O Élder Rasband reconheceu que seus dias como estudante no seminário não eram afetados pelo conteúdo de hoje na Internet que pode minar as crenças em Deus, religião, revelação e profetas.

Além disso, muitos dos estudantes do seminário e do instituto têm suas vidas dominadas pelo estresse, pela tentação, pela crise e pelo desapontamento.

Os estudantes temem não ser aceitos pelos amigos. Eles temem o desempenho acadêmico, pressões e problemas em casa que não conseguem resolver. Eles temem não poder confiar em ninguém – e ninguém confia neles. Eles temem ficar sozinhos e temem estar em grupos. Eles temem que não haja solução ou alívio para sua dor.

Desânimo, desespero, ansiedade e depressão são todos produtos de tais medos.

“O medo em suas muitas formas manifesta-se infelizmente na conclusão mais cruel: o suicídio”, disse ele.

O Élder Rasband falou sobre o serviço na força-tarefa do governo de Utah encarregada de abordar o aumento do suicídio de adolescentes. O serviço se tornou uma responsabilidade assustadora.

“Eu aprendi que ninguém está imune”, disse ele. “O suicídio entre os adolescentes é uma crise que atinge todo o mundo. As estatísticas mostram que o suicídio está agora entre as três principais causas de morte entre jovens de 15 a 24 anos. ”

Todos devem abordar o problema do suicídio, disse ele.

“Como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, devemos nos comprometer a fazer tudo o que pudermos para reformular o pensamento de que o suicídio é uma resposta e uma opção que vale a pena ser considerada. Precisamos conversar com os adolescentes sobre o suicídio e amá-los a ponto de eliminar a ideia de que o suicídio seja a solução para a dor deles ”.

Comece seguindo o exemplo do Salvador, que resgata a todos por meio da Expiação e continua amando e curando quem Ele ama.

“Podemos expressar amor, se é isso que os jovens precisam; encontre amigos para eles, ouça-os e ofereça uma palavra ou gesto gentil. Pode ser preciso trabalhar com seus pais e bispos para obter serviços de aconselhamento para suas dificuldades, depressão ou qualquer doença mental”.

Jovens e jovens adultos solteiros que lutam com questões de gênero se encontram particularmente vulneráveis, acrescentou.

“Eles precisam estar cercados nos braços de seu Salvador e saber que são amados. O Senhor nos chama muitas vezes; Ele espera que estejamos em Seus braços acolhedores e amorosos. Precisamos encorajar os amigos desses jovens a fazer o mesmo.”

Esperança em Cristo

O suicídio é frequentemente ligado à dor de perguntas não respondidas, tristezas e incertezas, ele disse. Os níveis de suicídio atingiram proporções tão trágicas que as pessoas buscam novas maneiras mais eficazes de aconselhar, cuidar e apoiar os jovens vulneráveis.

“Tente apenas dizer o nome ‘Jesus Cristo’ em uma situação onde alguém perdeu a esperança. Apenas o ato de chamá-Lo pelo nome, com reverência, pode fazer a diferença em um momento difícil ”.

O Élder Rasband também advertiu sobre os “grupos” de suicídios, em que um adolescente tira sua própria vida e os outros começam a ver o suicídio como uma opção a se seguir.

A promessa do Senhor de “estar ao seu lado” não é reservada para aqueles “que estão completamente limpos” ou fazem parte do conselho do seminário.

“Ele ficará ao lado de cada um de nossos jovens e cada um de nós, em nossa hora mais sombria. Esse é o poder da Expiação, e precisamos ensiná-lo com ênfase o suficiente a ponto de alcançar aqueles que estão sofrendo ”.

O Élder Rasband aconselhou professores do seminário e do instituto a ajudarem seus alunos a identificar uma “escritura de proteção” à qual possam recorrer sempre que estiverem em uma situação perigosa ou precisando de força.

”Tende bom ânimo e não temais, porque eu, o Senhor, estou convosco e ficarei ao vosso lado;’ é uma boa escritura.”

Cristo sente nossas dores

Tenham bom ânimo

A vida é repleta de desafios e ninguém está imune. As provações chegam a todos, elas são parte da experiência mortal para fazer-nos fortes.

“A bênção é que, por meio da Expiação de Jesus Cristo, ainda podemos ter bom ânimo”, disse ele.

Os professores devem assegurar que o conteúdo da aula e a instrução do evangelho em si não se sobreponha ao poder do Espírito que toca o coração dos alunos. Prepare-os para receber inspiração e revelação pessoal, e depois aja de acordo.

“Ao fazer isso, os professores experimentarão o milagre da orientação do Senhor, uma forma muito real de Seu amor”, disse ele.

Professores do seminário e do instituto estão na equipe de “socorristas” para jovens em risco que acreditam que a vida não tem propósito para eles.

A vida é frágil e incerta. No ambiente familiar, a oração familiar, o estudo das escrituras e a noite familiar oferecem ferramentas que são preciosas para os jovens.

Mas o Élder Rasband alertou que mesmo os jovens que vêm de lares alicerçados no evangelho podem estar em risco.

Uma família fez uma “atividade da noite familiar que pedia a cada membro escrevesse uma coisa que fosse importante para eles. O rapaz de 14 anos escreveu: ‘Saber que posso contar sempre com alguém’.”

noites em um lar santificado

O ensino do evangelho no seminário e no instituto é vital para os alunos que não tem um lar centralizado no evangelho.

“Esse jovens podem ser aqueles alunos que fazem uma pergunta em particular depois da aula apenas para se engajar em mais discussões sobre o evangelho, porque é a única vez que eles têm essa conexão espiritual naquela semana. Valorize essas oportunidades e arrume tempo para elas. ”

Durante seu ministério, Cristo demonstrou Seu amor por todos.

“Ele estará conosco, Ele nos consola e nos cura se nos achegarmos a Ele e nos apoiamos em Seu poder para nos salvar”, disse o Élder Rasband. “Na maioria das vezes Ele cura o coração ferido. Como isso acontece? Pelo poder da Expiação exercida em nossa vida hoje. Não somente durante o julgamento final, mas todos os dias quando procuramos ser como Ele, amar o que Ele ama e seguir Seus profetas escolhidos ”.

Como o anjo que confortou o Salvador durante Sua dor no Jardim do Getsêmani, os professores do Senhor podem ser anjos de consolo para seus alunos.

coisas edificantes para fazer durante o carnaval

Encontrando cura

O Élder Rasband desafiou os professores do seminário e do instituto a ajudarem os alunos a conhecer o amor de Deus ao desenvolverem uma compreensão da Expiação. Incentive-os a encontrar alegria e propósito, servindo aos outros e servindo no templo.

“Incentive seus alunos a sempre terem uma recomendação para o templo… e depois incentive-os a compartilhar seus sentimentos sobre estar no templo e as revelações que recebem quando eles deixam as coisas dessa vida de lado para trabalhar com ‘as coisas de um melhor,’ servindo aqueles que não podem fazer as ordenanças por eles mesmos.”

O Élder Rasband citou o Presidente Russell M. Nelson:

“Quando o enfoque de nossa vida é Jesus Cristo e Seu evangelho, podemos sentir alegria a despeito do que está acontecendo — ou não — em nossa vida.”

O que aprendi sobre Jesus Cristo com a vista de Élder Oaks

A influência e o alcance de Cristo envolve a todos. “Ele nos ama em nossos momentos mais brilhantes e em nossos momentos mais escuros”, disse ele.

A força que vem de Deus também vem a cada semana quando renovamos os convênios sagrados e participando do sacramento.

“Que a bênção do sacramento de ‘que possam ter sempre consigo o seu Espírito’, seja algo sobre o que você fala constantemente, para que o uso do poder de cura de Jesus Cristo, que vem de por meio de Sua expiação, seja real.”

O Élder Rasband concluiu com um testemunho apostólico e uma lembrança do poder amoroso do Salvador de levantar e curar todos os necessitados.

“Jesus Cristo é sempre a resposta. Quando compreendemos Sua missão e Seu evangelho, nosso amor por Ele e nossa confiança Nele nos dão força. ”

Fonte: Church News

Relacionado:

5 dicas para prevenção de suicídio que todo líder da igreja deveria saber

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *