fbpx

Possíveis evidências do Livro de Mórmon: Cidades são descobertas na Amazônia

Em um estudo na bacia amazônica boliviana, pesquisadores alemães descobriram “cidades” que datam de 500 a 1400 d.C. O estudo foi publicado na revista científica Nature no dia 25 de maio de 2022.

Os assentamentos foram descobertos por meio de uma tecnologia chamada “Lidar” ou Light Detection And Ranging. O Lidar faz um mapeamento onde um avião, helicóptero ou drone é usado para disparar um laser na superfície mapeada e captura os sinais refletidos.

Assim, o reflexo traz a informação da distância exata de objetos na superfície da terra e cria um mapa virtual daquela superfície.

Pequenos assentamentos marcados por triângulos.

Créditos: Nature

Os pesquisadores encontraram um total de 26 “cidades” sendo duas maiores e 24 menores. De todas, 11 ainda eram desconhecidas.

A vegetação densa da região dificulta a leitura, por isso, mapeamentos anteriores registraram locais isolados, mas nunca um conjunto de assentamentos tão complexo.

O arqueólogo americano Christopher T. Fisher, professor de antropologia na Universidade Estadual do Colorado, fez uma avaliação dos dados publicados pelos alemães e disse que as informações “apontam para populações densas, paisagens geradas pelo homem, centros com arquitetura monumental e uma complexa hierarquia de assentamentos que podem ser indicativos de sociedades de ‘nível de Estado’, contradizendo percepções anteriores de que as populações da região eram pequenas e de desenvolvimento limitado.”

Veja também: Evidências do Livro de Mórmon: possível “lápide” de Ismael é descoberta

Arquitetura e tecnologia

Créditos: Nature

Segundo o G1, a arquitetura e tecnologias das “cidades” incluíam plataformas escalonadas sobre as quais havia estruturas em forma de U, montículos de plataformas retangulares e pirâmides cônicas de até 22 metros de altura. E também infraestrutura para gestão de água, com canais e reservatórios.

De acordo com a pesquisa, o padrão do assentamento Casarabe é um tipo de urbanismo tropical de baixa densidade e que ainda não havia sido descrito na Amazônia. Os pesquisadores disseram:

“Propomos que o sistema de assentamento da cultura Casarabe é uma forma singular de urbanismo agrário tropical de baixa densidade, até onde sabemos, o primeiro caso conhecido para toda a planície tropical da América do Sul”.

Os pesquisadores também apontam que, “a presença de plataformas localizadas em pontos estratégicos de algumas das calçadas e em vãos na interseção de calçadas e recintos poligonais sugerem que o acesso a esses grandes locais de assentamento pode ter sido restrito e controlado”.

Essa descoberta é uma entre muitas que comprovam a presença de grandes civilizações na América do Sul muito antes de colonizadores descobrirem o continente. Para ler o artigo completo (em inglês) com mais detalhes sobre a pesquisa, clique aqui.

Fonte: G1 , Nature

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *