A Presidência da Área Utah de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiu diretrizes adicionais sobre como os líderes locais em Utah devem proceder na reabertura de capelas em todo o estado.

Em uma carta aos presidentes de estaca, a presidência da área aprovou que todas as alas de Utah entrem na primeira fase do plano de reabertura da Igreja e realizem reuniões pessoalmente, com as devidas precauções adicionais.

A presidência da área também aprovou reuniões infrequentes de jovens, desde que o distanciamento social e outros regulamentos governamentais sejam seguidos.

“Enfatizamos a importância de proceder com cautela ao nos adaptarmos aos desafios contínuos associados à pandemia da COVID-19”, afirmam as diretrizes da Área Utah.

Por precaução, muitas alas podem não se reunir neste final de semana, para que os líderes descubram maneiras de aderir melhor às novas diretrizes.

Foi solicitado aos presidentes de estaca que se reunissem com os Setenta de Área e com os bispos, para determinar o melhor momento de retomar as reuniões.

Todas as reuniões da Igreja foram temporariamente suspensas desde o dia 12 de março. E na última terça-feira, a Igreja anunciou um plano em duas fases para reabrir capelas em todo o mundo. As diretrizes afirmam:

“Deve-se estudar cuidadosamente as Diretrizes da Primeira Presidência, lado a lado com as diretrizes para a Área Utah e, ​​em espírito de oração, implementar um plano apropriado para começar a realizar reuniões”.

Como serão as reuniões?

As diretrizes da área recomendam que apenas as reuniões sacramentais sejam realizadas durante os serviços de adoração semanais de domingo, citando limitações de espaço devido ao tamanho de algumas congregações da ala.

Durante a primeira fase da reabertura, serão permitidas apenas 99 pessoas durante os serviços de adoração.

Como a frequência em muitas alas de Utah excedem esse número, a presidência da área disse que as alas provavelmente terão que realizar várias reuniões aos domingos ou que os membros deverão participar em semanas alternadas. Nas diretrizes da Área Utah lemos:

“O tamanho das capelas e a necessidade de seguir cuidadosamente os procedimentos de distanciamento e segurança social, podem exigir que o mais apropriado seja um número menor de participantes, principalmente quando você retoma a reunião e ganha experiência sobre a melhor forma de proteger um ao outro”.

Seguindo as diretrizes estaduais, as alas devem garantir que haja um raio de 1,80 metros entre grupos e membros da família, evitando reunir-se nos corredores da capela e incentivando o uso de máscaras.

Indivíduos de alto risco (pessoas com 65 anos ou mais e pessoas com condições médicas subjacentes) são desencorajadas a comparecer pessoalmente em reuniões sacramentais.

“Porque as circunstâncias e os problemas de saúde variam de acordo com o indivíduo, incentivamos os líderes a ajudar os membros a não se sentirem obrigados a participar das reuniões e a se sentirem apoiados, caso escolham não participar por um tempo”, afirmam as diretrizes.

Segundo as diretrizes, por enquanto, o uso de hinários e programas impressos também deve ser interrompido.

O sacramento

Quando se trata de administrar o sacramento, as diretrizes recomendam aos que partem o pão que usem higienizadores para as mãos e o façam de maneira que a congregação possa ver.

Devem ser usadas bandejas suficientes para que os pedaços de pão possam ser totalmente separados um do outro e os copos de água devem ser espaçados para evitar que sejam tocados inadvertidamente.

Os responsáveis por distribuir o sacramento devem oferecer a bandeja individualmente aos membros e não passá-la pela fileira, o que é costume nas reuniões dos Santos dos Últimos Dias.

As bandejas de sacramento devem ser limpas e desinfetadas antes e após cada uso.

Reuniões de jovens

Embora ainda seja recomendado que as atividades dos jovens sejam realizadas por meio da tecnologia, as diretrizes da área dizem que podem ocorrer reuniões pouco frequentes, se as regulamentações governamentais forem seguidas.

“Sugerimos que no início, as reuniões de jovens sejam pequenas (menos de 20 pessoas), à medida que os jovens aprendem a aplicar padrões de distanciamento social no ambiente da igreja”, lemos nas diretrizes. “A presidência da Área Utah informará os presidentes de estaca quando reuniões maiores de jovens forem aprovadas.”

Fonte: KSL.com

Relacionado:

Primeira Presidência fornece diretrizes para o retorno gradual das reuniões e atividades da Igreja