Enquanto os Estados Unidos se preparam para comemorar o 250º aniversário da Declaração de Independência, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou uma colaboração nacional com America250, a comissão do congresso encarregada de promover as celebrações do semi-quincentenário.

A cooperação entre as duas organizações se concentrará em três áreas: serviço comunitário, história da família e música.

250 caminhões de comida para 250 bancos de alimentos

Como prelúdio à sua participação, a Igreja enviou o primeiro de 250 caminhões semirreboque especialmente designados para a America250. Cada um transportará alimentos para 250 bancos de alimentos entre os 50 estados do país , uma iniciativa que busca unir a nação por meio do serviço.

O Élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos compartilhou:

“O aniversário é uma oportunidade para todos se unirem, servirem juntos e expressarem gratidão pelas liberdades que permitiram que todas as religiões — incluindo a nossa — prosperassem.”

Também participaram do anúncio, em Salt Lake City, Rosie Rios — presidente da America250 e ex-tesoureira dos EUA —, além das comissárias Cathy Gillespie e Lynn Forney Young.

250 caminhões, uma doação histórica!
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Rose Ríos descreveu o momento como “histórico” e enfatizou que, além de uma celebração política ou histórica, trata-se de 
um gesto de união .

“O que acabamos de ver em nossa visita ao [Armazém Central dos Bispos] nos lembra por que fazemos o que fazemos.”

Cathy Gillespie acrescentou que esta colaboração demonstra o impacto do serviço religioso na sociedade:

“Mais de 30% de todas as horas de voluntariado nos Estados Unidos são geradas por organizações religiosas (…) O serviço pode nos unir. Ele convida pessoas de todas as origens a trabalharem lado a lado, independentemente de suas visões políticas ou religiosas.”

Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O Élder Michael A. Dunn, Setenta Autoridade Geral, lembrou que a Igreja foi fundada nos Estados Unidos em 1830 graças às liberdades religiosas estabelecidas nos documentos fundadores do país.

“É muito apropriado que, enquanto nos preparamos para celebrar o bicentenário da fundação de nossa Igreja daqui a apenas quatro anos, nos unamos hoje a outras religiões e outras organizações para comemorar este momento crucial na história de nossa nação”

250 caminhões participam de doação feitas pela Igreja.
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O que transportam e para onde chegam

Cada caminhão transporta mais de 18.000 toneladas de alimentos doados pela Igreja, incluindo frutas, verduras, carnes enlatadas, farinha, macarrão, leite em pó e mistura para panquecas. A maioria desses produtos é fabricada pela própria Igreja e financiada pelas ofertas dos membros.

Os primeiros locais a receberem os carregamentos na próxima semana serão:

  • Lonoke, Arkansas – Serviços de Recursos Familiares
  • Eugene, Oregon – Alimentos para o Condado de Lane
  • Texas City, Texas – Banco de Alimentos do Condado de Galveston
  • Columbia, Missouri – Banco de Alimentos para o Centro e Nordeste do Missouri
  • Grand Blanc, Michigan – FISH de Grand Blanc (em gratidão pelo apoio recebido após a tragédia em uma capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
250 caminhões
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

JustServe e America Gives: Um ano de serviço sem precedentes

Como parte dessa parceria, a JustServe apoiará a iniciativa America Gives, que visa fazer de 2026 o ano com o maior número de voluntariado na história do país. Os membros da igreja poderão participar de projetos comunitários divulgados especificamente na página America250 dentro do site JustServe.org.

Blaine Maxfield, diretor administrativo dos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja, comentou:

“Este trabalho acontece um a um. Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, nos esforçamos para amar o nosso próximo. Cada um de nós pode causar um impacto em nossas próprias comunidades por meio do serviço.”

A irmã Tracy Y. Browning, da Presidência Geral da Primária da Igreja, disse que, em suas viagens, costuma perguntar às crianças: “Como vocês podem servir a alguém esta semana?”

“Sempre me surpreende que uma das respostas mais comuns que eles dão seja compartilhar a comida com um dos amigos (…) Isso me ensina que até mesmo nossas crianças mais novas percebem quando seus amigos estão com fome e instintivamente querem ajudar a matar a fome. Essa inclinação natural de notar a fome nos amigos e responder com compaixão e apoio nos lembra por que esse esforço é realmente importante.”

Envolvimento do FamilySearch 

Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Em 2026, o FamilySearch celebrará o Semi-quincentenário destacando histórias familiares que contribuíram para a identidade da nação e convidando as pessoas a preservar e compartilhar suas próprias histórias.

A Igreja incentiva seus membros nos Estados Unidos a participarem plenamente desta celebração nacional por meio de projetos de serviço, atividades de história da família e formas de voluntariado que fortaleçam a união e a gratidão.

Como expressou a presidente Rosie Rios, com base em sua experiência pessoal de infância ao receber ajuda de sua igreja:

“Como alguém que cresceu dependendo da caridade da minha igreja, como alguém que cresceu dependendo de doações generosas do banco de alimentos, isso significa tudo para mim”, disse o presidente Rios. “Se minha mãe estivesse aqui, ela também reconheceria isso — a importância das nossas comunidades religiosas para o tecido social do nosso país e para mim pessoalmente.”

Fonte: Newsroom

Veja também