fbpx

Historiador brasileiro fala sobre a série “Santos”

Por mais de 180 anos a referência sobre a história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias foi a obra History of the Church de B.H. Roberts. Político, historiador e líder da Igreja, Roberts escreveu de forma detalhada os primeiros anos dos santos dos últimos dias através de diversas e extensas anotações, documentos e conversas que teve enquanto se manteve nesse trabalho. O resultado foi 7 tomos publicados entre 1833 e 1848.

Embora seu trabalho fosse excepcional, a historiografia dos santos dos últimos dias precisava ser revista e ampliada. Muitos acontecimentos ocorreram da segunda metade do século XIX para cá e várias outras fontes surgiram para consolidar e esclarecer alguns fatos, principalmente os mais polêmicos. Nesse interim surgiram centenas de livros descrevendo tais recortes históricos, mas nenhum numa proporção semelhante à obra de Roberts até 2018 quando a Igreja anunciou a publicação de Santos.

Esta coleção em quatros volumes conta as histórias de pessoas que dedicaram suas vidas para estabelecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por todo o mundo. Meticulosamente pesquisada e escrita sobre a direção da Primeira Presidência, a obra destaca os principais eventos da Restauração dando um novo fôlego à história da Igreja.

Os volumes desta extraordinária coleção serão publicados em 14 idiomas em forma de livro e no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Além disso, a Igreja disponibilizará Santos em formato e-book e em áudio nos idiomas selecionados.

Sobre o volume 1: O Estandarte da Liberdade

O livro apresenta uma abordagem bem medida ao falar de forma sincera sobre alguns temas controversos da história dos pioneiros. Contém uma narrativa revisada e ampliada dos fatos já conhecidos pela maioria dos membros da Igreja. A narrativa é inclusiva, de forma que deve agradar tanto os leigos quanto os mais exigentes pesquisadores. Fontes outrora desconhecidas ou pouco acessíveis são usadas de forma livre fazendo com que episódios já populares sejam contados sob um novo ângulo. Santos é baseado em incontáveis horas de pesquisas por profissionais da área. Tópicos da História da Igreja estão integrados com o texto promovendo detalhes adicionais à narrativa.

Graças à sua excelente escrita, evitando o excesso de nomes e datas, a leitura da obra não cansa, mesmo para um livro de história. Embora a narrativa possa a ser confundida com um romance, as mulheres, homens e crianças são reais e suas histórias são autênticas.

O primeiro volume conta com 46 capítulos percorrendo cerca de 31 anos de experiências do povo do convênio. A narrativa vai desde o quase desconhecido vulcão Tambora e sua influência climática até as investiduras em Nauvoo após o martírio do profeta Joseph Smith. Os eventos da restauração do evangelho são uma epopeia fascinante de fé de um povo comum e Santos registra isso com maestria. Por exemplo, os sentimentos de Emma Smith são capturados durante a dor da perda de seu marido. Detalhes solenes do funeral do profeta são compartilhados de forma emocionante em Santos:

Emma ficou em pé e caminhou sozinha até o corpo de Joseph. Ajoelhou-se ao lado dele e colocou a mão no lado de seu rosto. “Oh, Joseph, Joseph”, ela disse. “Eles conseguiram tirar você de mim!” O pequeno Joseph se ajoelhou e beijou o pai.

A matriarca Lucy Smith também tem destaque na narrativa do mesmo evento:

Lucy estava tão subjugada pela tristeza que não conseguia falar. “Meu Deus”, orou em silêncio. “Por que abandonastes esta família?” A lembrança das provações pelas quais sua família passara invadiu sua mente, mas, ao olhar para a face sem vida dos filhos, eles pareciam estar em paz. Ela sabia que Joseph e Hyrum não seriam mais perseguidos por seus inimigos.

Santos tem sucesso por sua narrativa humana, embora a obra não se limite apenas a descrever pessoas imperfeitas do passado em busca de tornarem-se melhores, mas é também o livro é sobre essas mesmas pessoas que querem lembrar de Cristo e dos convênios que fizeram com Ele.

O leitor encontrará nos demais volumes o seguinte: O segundo volume cobrirá a reunião dos santos no oeste americano e terminará com a dedicação do Templo de Salt Lake em 1893. O terceiro volume irá narrar o crescimento global da Igreja até a dedicação do Templo da Suíça em 1955. Por fim, o quarto volume trará ao leitor ao passado recente, quando os templos estão se multiplicando na Terra.

O que esperar do volume 2?

O segundo volume de Santos estará disponível online no site saints.ChurchofJesusChrist.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho esta semana, dia 12 de fevereiro de 2020. Com o subtítulo “Nenhuma Mão Ímpia, 1846–1893”, os leitores poderão esperar aprender mais à respeito da marcha dos pioneiros para o Vale do Lago Salgado, a expansão do trabalho missionário para diversas nações, o conflito pelo estado de Utah, o massacre de Mountain Meadows, o casamento plural, a construção de templos e o aperfeiçoamento na adoração dentro do templo, a edificação da Igreja na Oceania, o manifesto e a dedicação do Templo de Salt Lake após 40 anos de construção.

No mais…

A publicação de Santos demonstra que a Igreja está comprometida a ser transparente no que diz respeito à sua história. A obra é um importante recurso para o estudo da história da Igreja. Por sua linguagem sincera e cercado por notas de rodapé com as devidas fontes, o livro pode ajudar os membros, sobretudo os mais jovens contra leituras tendenciosas e inverídicas oferecidas na internet com certa facilidade. Os jovens precisam se debruçar sobre esse recurso. O uso do livro nas atividades dos jovens da Igreja é bem-vindo e estimulado.

Chegou a hora de fincar um novo marco para o entendimento histórico da Igreja e deixar para trás rumores, crendices e mal entendimentos por parte de alguns membros mais velhos.

Referências

COOK, Élder Quentin L. Out of Obscurity: How Merciful the Lord Has Been. BYU Idaho Devocional Adress, junho de 2018.

Santos: O Estandarte da Verdade. A Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias, 2018.

SNOW, Élder Steven E. Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias IN A Liahona de fevereiro de 2018.


Fernando Pinheiro é formado em História pela Universidade Federal de Alagoas e candidato ao mestrado pela mesma instituição. Há mais de uma década pesquisa a história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil. No seu campo de pesquisa, tem se esforçado em coletar, preservar e compartilhar o rico legado dos pioneiros santos dos últimos dias brasileiros. É autor do manuscrito “A História do Evangelho Restaurado em Alagoas”, no qual narra a história do estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo em seu estado. Além disso, é administrador de um grupo no Facebook intitulado “História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil” com quase 20.000 membros, um dos maiores grupos brasileiros não-oficiais da Igreja de Jesus Cristo no site, onde fomenta discussões sobre a narrativa dos santos do Brasil.

Relacionado:

Os membros no Brasil estão lendo o livro Santos?

| Notícias Locais

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *