Brasília, o templo do coração do Brasil
Brasília, o templo do coração do Brasil
O domingo de dois de abril transformou-se em uma data inesquecível para os membros da região centro-oeste e do Brasil todo. Durante a Primeira Sessão de Domingo da 187° Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Profeta Thomas S. Monson anunciou a construção do templo Brasília Brasil.
O Templo de Brasília é o décimo anunciado no Brasil. Atualmente seis templos estão em funcionamento (Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo) e outros três estão em fase de construção (Fortaleza, Rio de Janeiro e Belém).
A região centro-oeste estava rodeada pelos demais templos do país. Os membros desta área viajam usualmente por 15 horas de ônibus ou carro para frequentar os templos de Campinas ou São Paulo. O templo de Brasília significará uma grande bênção na vida destes membros.
Brasília é uma cidade historicamente muito importante, ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. A antiga capital era o Rio de Janeiro, cuja localização geográfica era desfavorável em caso de guerra. A construção de Brasília demorou quase 4 anos e a cidade foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
A inauguração da cidade foi praticamente concomitante com a chegada dos primeiros membros da igreja. Os élderes Morse e Lawrense Mauerman vieram de Goiânia e abriram o primeiro ramo em Brasília.
Segundo registros históricos, em novembro de 1961 foi firmado um contrato verbal que garantiu a primeira locação de um local de adoração. O endereço era: av. W-3 quadra 14, sobre a loja 11-C. O local encontrava-se na melhor avenida da cidade e tinha capacidade para até 70 pessoas.
Em 1963, o então presidente João Goulart recebeu o Livro de Mórmon das mãos dos missionários.
O irmão Manoel Francisco Clavery Guido, que tinha vindo de Juiz de Fora, era membro da igreja. Um dos primeiros batismos a serem registrados em Brasília foi o da irmã Adelaide Francisca de Oliveira que era esposa do irmão Manoel.
Em 1964 a igreja já contava com aproximadamente 70 membros na região e foi aprovada a compra do terreno e construção da primeira capela. No ano anterior ao início da construção da capela a Sociedade de Socorro havia sido organizada e os membros da região havia conseguido um espaço semanal de publicação em um jornal chamado “A Crítica”.
Quase duas décadas após a construção da primeira capela, a Estaca Brasília Brasil foi organizada. Esta foi a primeira estaca da igreja na cidade.
Como parte dos eventos que aconteceram durante a visita do apóstolo Benson foi realizada uma oração em que se dedicou o Brasil à pregação do evangelho. Após este evento outras estacas foram criadas e o número de membros na região centro-oeste não parou de crescer.
Trinta e sete anos após esta oração dedicatória, o anúncio do templo de Brasília foi sucedido por uma comoção imediata nas redes sociais.
Referências
Construção de Brasília – infoescola.
Artigo escrito com a ajuda do irmão Fernando Pinheiro, administrador da página História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil.