fbpx

Brasília, o templo do coração do Brasil

brasília o templo

Brasília, o templo do coração do Brasil

O domingo de dois de abril transformou-se em uma data inesquecível para os membros da região centro-oeste e do Brasil todo. Durante a Primeira Sessão de Domingo da 187° Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Profeta Thomas S. Monson anunciou a construção do templo Brasília Brasil.

brasília o templo

Irmãos Rose Guido e Jance Marinho Ramos em Brasília na década de 60. (imagens via acervo pessoal, cortesia Debora Souza).

O Templo de Brasília é o décimo  anunciado no Brasil. Atualmente seis templos estão em funcionamento (Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo) e outros três estão em fase de construção (Fortaleza, Rio de Janeiro e Belém).

brasília o templo

(imagem via lds.org)

A região centro-oeste estava rodeada pelos demais templos do país. Os membros desta área viajam usualmente por 15 horas de ônibus ou carro para frequentar os templos de Campinas ou São Paulo. O templo de Brasília significará uma grande bênção na vida destes membros.

Brasília o templo

Élder Benson em Brasília, 1961, apresentando o plano de bem estar da igreja ao então presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. (imagem via facebook, História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil).

Brasília é uma cidade historicamente muito importante, ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. A antiga capital era o Rio de Janeiro, cuja localização geográfica era desfavorável em caso de guerra. A construção de Brasília demorou quase 4 anos e a  cidade foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

brasília o templo

Esplanada dos Ministérios, em construção. Foto: Arquivo público do Distrito Federal.

A inauguração da cidade foi praticamente concomitante com a chegada dos primeiros membros da igreja.  Os élderes Morse e Lawrense Mauerman vieram de Goiânia e abriram o primeiro ramo em Brasília.

Segundo registros históricos, em novembro de 1961 foi firmado um contrato verbal que garantiu a primeira locação de um local de adoração. O endereço era:  av. W-3 quadra 14, sobre a loja 11-C. O local encontrava-se na melhor avenida da cidade e tinha capacidade para até 70 pessoas.

Em 1963, o então presidente João Goulart recebeu o Livro de Mórmon das mãos dos missionários.

brasilia o templo

Primeira presidência brasilieira do ramo de Brasília. Presidente Angelo B. Pirilo e seus conselheiros Cyro Ludgero da Silva e Manoel Fco. Guido (imagem cortesia facebook page História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil).

O irmão Manoel Francisco Clavery Guido, que tinha vindo de Juiz de Fora, era membro da igreja. Um dos primeiros batismos a serem registrados em Brasília foi o da irmã Adelaide Francisca de Oliveira que era esposa do irmão Manoel.

brasília o templo

(imagem via História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil).

Em 1964 a igreja já contava com aproximadamente 70 membros na região e foi aprovada a compra do terreno e construção da primeira capela. No ano anterior ao início da construção da capela a Sociedade de Socorro havia sido organizada e os membros da região havia conseguido um espaço semanal de publicação em um jornal chamado “A Crítica”.

brasília o templo

(imagem via História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil).

Quase duas décadas após a construção da primeira capela, a Estaca Brasília Brasil foi organizada. Esta foi a primeira estaca da igreja na cidade.

Brasília o templo

(imagem via História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil).

Como parte dos eventos que aconteceram durante a visita do apóstolo Benson foi realizada uma oração em que se dedicou o Brasil à pregação do evangelho. Após este evento outras estacas foram criadas e o número de membros na região centro-oeste não parou de crescer.

Trinta e sete anos após esta oração dedicatória, o anúncio do templo de Brasília foi sucedido por uma comoção imediata nas redes sociais.

brasília o templo

(imagem via facebook)


Referências

Construção de Brasília – infoescola.

Artigo escrito com a ajuda do irmão Fernando Pinheiro, administrador da página História dos Santos dos Últimos Dias no Brasil.

| Notícias Locais
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
Ler o Livro de Mórmon e ser mais Bondoso - Saiba o que o Profeta...
5 novos templos - Brasília
Presidente Monson anuncia a construção do templo de Brasília, e...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *