O Brasil é um dos países com um grande número de Santos dos Últimos Dias no mundo, quase 1,5 milhões, os quais amam e trabalham bastante com a genealogia e indexação. Naturalmente, os brasileiros estão interessados em conhecer sua origem, sendo eles membros ou não de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Na última Conferência Geral, o presidente Russell M. Nelson nos convidou a “Ouvir o Senhor” por meio da história da família, já que os templos estavam fechados durante a pandemia, e foi exatamente isso que aconteceu no Brasil.

A pedido da Presidência da Área Brasil, eventos online sobre genealogia e sobre o FamilySearch estão acontecendo semanalmente, desde o início da pandemia. Enquanto as ‘lives’ do FamilySearch só começaram nos Estados Unidos durante a quarentena do Coronavírus, o Brasil já realizava esses eventos desde 2015, se tornando um pioneiro em eventos online do FamilySearch.

Adriano Almeida, de Sumaré-SP, é gerente de relacionamento do FamilySearch da Área Brasil e administra as páginas locais do FamilySearch e em outras plataformas de mídia. Ele e sua equipe organizam os eventos online.

A ideia é proporcionar bons conteúdos para os membros da Igreja e também para o público em geral, usando o FamilySearch como uma ferramenta missionária,” disse.

Entretanto, por não usarmos muito o e-mail aqui no Brasil, a liderança precisou pensar em outras maneiras para divulgar os eventos e compartilhar ainda mais sobre a possibilidade de fazer pesquisas genealógicas, descobrir sobre a sua própria família e indexar.

O WhatsApp se tornou o meio de comunicação mais eficaz para compartilhar sobre a história da família e ainda ajudar todas as pessoas a usarem a plataforma. A Irmã Michele Coronetti, missionária do FamilySearch, de Santos-SP, disse que por conta das lives, 4 grupos foram criados, com aproximadamente 250 pessoas cada.

“Eu ajudo as pessoas a indexarem. Temos 4 grupos no WhatsApp para que as pessoas façam perguntas, postem fotos e ajudem uns aos outros a entender o que está escrito,” disse.

Com o apoio da Presidência da Área, o Brasil conta com uma estrutura multi-estacas de consultores da história da família, para ajudar os membros a obterem a visão correta sobre o trabalho de história da família e sobre o trabalho no templo. Com o mesmo apoio, são realizados eventos anuais de indexação em âmbito nacional, assim como as lives que já aconteciam antes da quarentena.

As lives dos domingos são focadas no tema da indexação e as lives das quartas-feiras são focadas em dicas sobre a história da família e sobre recursos que podem ser utilizados.

O próximo evento acontecerá no dia 21 de julho e será transmitido para o Facebook, Instagram e YouTube do FamilySearch Brasil. Eventos anteriores foram gravados e estão disponíveis em seu canal do YouTube.

Fonte: Church News

Relacionado:

Élder Schmeil fala sobre como o Senhor sabe o que é melhor para Seus filhos