fbpx

A história da estátua Christus do Centro de Visitantes do Templo de São Paulo

Ontem, o Centro de Visitantes do Templo de São Paulo foi dedicado. Ele é o primeiro Centro de Visitantes da América do Sul e está aberto ao público todos os dias da semana, das 9h às 21h.

O Centro de Visitantes tem uma cópia da mesma estátua do Cristo Ressurreto apresentada na Praça do Templo em Salt Lake City, no Centro de Visitantes em Roma, e em diversos outros centros de visitantes no mundo todo.

Bertel Torvaldsen

A estátua é uma cópia da escultura do dinamarquês Betel Thorvaldsen, que foi feita sob encomenda para a história Catedral de Nossa Senhora, em Copenhague, na Dinamarca, em 1800. Segundo o site Sala de Imprensa:

“Bertel Torvaldsen nasceu em 1770 e cresceu em condições modestas em Copenhague. Aos 11 anos foi admitido na Academia Real de Belas Artes e depois completou sua educação artística em Roma. O escultor viveu na Itália durante a maior parte das últimas quatro décadas de sua vida, antes de sua morte em 1844.”

Depois de voltar para sua pátria em 1819, ele foi contratado para esculpir estátuas para a Catedral de Nossa Senhora, que tinha sido reconstruída depois de um bombardeio britânico em 1807.

A estátua original Christus, feita por Bertel Thorvaldsen, está na Igreja de Nossa Senhora em Copenhague, na Dinamarca, na terça-feira, 13 de novembro de 2018. Fotografia: Kristin Murphy, Deseret News

“As obras de Thorvaldsen podem ser encontradas não apenas na Europa, mas em todo o mundo. A escultura do túmulo do Papa Pio VII na Basílica de São Pedro (Vaticano) também é atribuída ao mestre escultor. Enquanto no início pouca atenção foi dada ao trabalho de Thorvaldsen, um livro americano em 1896 considerou o Christus como ‘a mais perfeita estátua de Cristo no mundo’.”

jesus cristo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias começou a usar a estátua em 1960, com uma réplica na exposição da Feira Mundial de Nova York, em 1964. Em 1966, foi feita a estátua de 3,35m para o Centro de Visitantes de Salt Lake City.

A obra de Betel Thorvaldsen também é usada em exibições de mídia oficial da Igreja.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não adoram imagens. Todas as artes encontradas nos edifícios e materiais da Igreja servem para nos ajudar a levar nosso coração e mente ao Salvador Jesus Cristo. Sobre o Centro de Visitantes de Roma, Brent Neilson, do Departamento Missionário da Igreja, disse

“Todas as experiências que temos no centro de visitantes é projetado para chamar a atenção das pessoas para o Salvador, para convidar o coração e mente a se voltarem para Ele.”

Fonte: Sala de Imprensa

Saiba mais:

Inauguração do Centro de Visitantes do Templo de São Paulo

História das estátuas Christus e os 12 apóstolos no templo de Roma

| Notícias Locais

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *