fbpx

O desafio de ser uma geração de missionários melhor que Amon

geração de missionários

Geração de missionários

As experiências daqueles que já trilharam um caminho que você está prestes a percorrer podem mudar sua vida significativamente. As escrituras estão repletas de pessoas que passaram por caminhos muitas vezes tortuosos, porém frequentemente de sucesso.

Os missionários dessa dispensação tem o encargo de ser a melhor de todas as gerações já vistas na igreja. Sobre isso o Élder Ballard afirmou:

“Precisamos atualmente da melhor de todas as gerações de missionários da história da Igreja. Precisamos de missionários dignos, qualificados e espiritualmente energizados que, (…) sejam ‘muito valorosos quanto à coragem e também vigor e atividade’ e que sejam ‘homens fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes [forem] confiadas’.” [1]

geração de missionários

A melhor geração de missionários de todos os tempos.

Este conselho inspirador do Élder Ballard convida os missionários dessa geração a serem a melhor de todas as gerações.

Para cumprir com essa difícil tarefa, talvez seja bom seguir o exemplo de Amon que foi um dos heróis do Livro de Mórmon. Ele era filho de Mosias um grande rei da Antiga América. Amon juntamente com seus irmãos e Alma, perseguiam a Igreja até serem visitados por um anjo de Deus. (Ver Mosias 27) Após sua miraculosa conversão, estes jovens  passaram a pregar o evangelho, o fizeram inclusive para os lamanitas que na ocasião eram inimigos de seus conterrâneos. (Mosias 28:3)

geração de missionários

A conversão de Amon foi tão profunda que ele  passou 14 anos em sua missão. Amon teve que demonstrar verdadeira fé e paciência ante as provações, isso resultou em uma habilidade única de fazer a vontade de Deus. Em meio a tantos acontecimentos extraordinários, a pregação da palavra de Deus entre os lamanitas resultou na conversão de 7 cidades inteiras (Alma 23:8-11). Vejam 3 das principais coisas que Amon fez para ser um missionário extraordinário.

1- Amon serviu incondicionalmente

Assim que chegou na terra dos lamanitas, Amon foi colocado à frente do rei Lamôni. Ele não chegou impondo a verdade, esse é um detalhe importante que todos missionários da melhor geração precisa aplicar.
Outro importante ponto desse encontro foi a humildade de ser um servo. Não há demérito em ser servo, principalmente no serviço missionário. Você que servirá uma missão deve entender que nesse período de 18 a 24 meses ser um verdadeiro servo, o ajudará a trazer milhares de almas de volta ao Bom Pastor.

geração de missionários

2- Amon sabia ouvir pelo Espírito

Outra característica importantíssima no sucesso de Amon era que ele sabia ouvir pelo Espírito. Após haver reunido os rebanhos do rei que tinham sido dispersos por um bando de ladrões Amon esperou o melhor momento para agir.

O rei Lamôni ficou assustado pois pensou que Amon fosse o “Grande Espírito” ensinado pelos seus pais. Por meio de discernimento espiritual Amon soube fazer a pergunta certa:

“Será que é por teres ouvido que defendi teus servos e teus rebanhos e matei sete de seus irmãos com a funda e com a espada e cortei o braço de outros, a fim de defender os teus rebanhos e teus servos? Eis que será esse o motivo de tua admiração? Digo-te: Por que te admiras tanto? Eis que sou um homem e sou teu servo; portanto, tudo quanto desejares, sendo justo, eu o farei.” (Alma 18: 16-17)

geração de missionários

Essa pergunta e afirmação aumentaram a confiança do rei que contou detalhadamente para Amon seus temores, anseios e preocupações. Amon ouviu atentamente cada palavra que o rei disse.

Esse maravilhoso dom de ouvir será fundamental para o serviço missionário, dessa que é a melhor de todas as gerações de missionários.

3- Amon sabia ensinar pelo Espírito

Após ouvir atentamente o rei, Amon ensinou com grande poder e autoridade. Grande foi sua mensagem. Tão poderosa que o rei caiu por terra. Dificilmente as pessoas ensinadas pela melhor geração de missionários de todos os tempos cairá por terra, isso não significa que o Senhor não rasgará o véu da encredulidade e tocará o coração das pessoas com o Seu poder. 

geração de missionários

Amon foi um grande exemplo. Ele foi um missionário qualificado para essa grande obra, assim como você que fará parte da melhor geração de missionários também é!


A melhor de todas as gerações de missionáriosM. Russel Ballard. Conferência Geral, outubro 2002.

O Livro de Mórmon (aqui).

| Missão
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
D Todd Christofferson aconselha quem sente que sua bênção patriarcal não se cumprirá
Élder Christofferson aconselha os que sentem que sua bênção...
templo de Paris na França
Novas fotos do templo de Paris na França

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *