fbpx

Confira como o “Vem, e Segue-Me” dessa semana nos ensina a lembrar as palavras dos profetas

Os profetas nos disseram várias vezes para nos lembrarmos. O Presidente Spencer W. Kimball até já nos disse que “lembrar” é talvez a palavra mais importante do dicionário.

Em abril de 2019, o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos também falou sobre como lembrar é vital.

“Se algo é bom, digno e eterno, devemos nos lembrar disso”, disse ele durante um devocional de início de semestre da BYU-Idaho. “Lembre-se e nunca se esqueça que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro, que Seu nome é o único nome dado debaixo do céu pelo qual qualquer homem, mulher ou criança pode ser salvo, e que este evangelho—com seus princípios salvadores e ordenanças, seus convênios e conselho justo – só está disponível em sua plenitude em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

Mais tarde naquele mês, nas redes sociais, o Élder Holland compartilhou como lembrar requer ação.

As escrituras listam 554 referências do Senhor ou dos profetas ou outros pedindo a alguém para “lembrar” de algo, esperando que isso reflita um certo curso de ação. Por outro lado, as escrituras contêm um total de nove menções da palavra “recordar”, sete delas usadas por personagens imorais das escrituras ou por aqueles aflitos, atingidos por algum tipo de dor.

O significado parece claro para mim. Ao falar de coisas espirituais, se algo é bom e digno e eterno, devemos lembrar disso. Se é imoral ou errado ou sombrio, nós poderíamos apenas “relembrar”, e seria somente com a finalidade de ajudar a nós mesmos ou outros a aprender uma lição importante e então seguir em frente.

Eu os exorto hoje a lembrar, lembrar e lembrar. Lembre-se de orar. Lembre-se de servir. Lembre-se de aprender. Lembre-se do dízimo. Lembre-se de ensinar. Lembre-se de ser limpo, honesto e lembre-se de perdoar.

O profeta Helamã ensinou seus filhos sobre a importância de lembrar. Na semana passada no Vem, e Segue-Me, aprendemos que Helamã pediu aos seus filhos para se lembrarem de muitas coisas. De acordo com o manual: “Porque ele queria que se lembrassem de seus antepassados, das palavras dos profetas e, mais importante de tudo, que se lembrassem de “nosso Redentor, que é Cristo” (ver Helamã 5:5–14).”

nome

Os filhos de Helamã levaram as palavras de seu pai para dentro de seu coração e isso os preparou enquanto pregavam a palavra de Deus a muitos. Mas no Vem, e Segue-Me desta semana vemos um contraste gritante entre a obediência de Néfi e Leí ao conselho de “lembrar” em comparação com o povo de Néfi. Isso fica evidente em Helamã 7, onde vemos Néfi pregando não só o arrependimento, mas exortando o povo a lembrarem, pois haviam se esquecido do Senhor.

“Oh! Como pudestes vos esquecer de vosso Deus, no próprio dia em que ele vos libertou?” ele lamenta. Mas eis que é para obterdes lucros, para serdes louvados pelos homens, sim, e para adquirirdes ouro e prata. E haveis colocado o coração nas riquezas e coisas vãs deste mundo; e por elas assassinais e saqueais e roubais e levantais falsos testemunhos contra o próximo, entregando-vos a toda sorte de iniquidades” (Helamã 7:20-21).

O manual diz que “Todos os esforços de Néfi ao pregar, orar, operar milagres e pedir que o Senhor enviasse fome foram tentativas de ajudar o povo a buscar a Deus e se lembrar Dele. De muitas maneiras, esquecer-nos de Deus é um problema ainda maior do que não O conhecer, e é fácil esquecê-Lo quando nossa mente se distrai com as “coisas vãs deste mundo” e fica obscurecida pelo pecado.

A partir destes versículos, parece que o esquecimento do povo é um dos fatores principais que os levou ao estado de iniquidade onde poderiam ser destruídos. Mas como diz o manual, também nunca é tarde demais para lembrarmo-nos e “[voltarmo-nos] para o Senhor [nosso] Deus.”

Os profetas têm muitas responsabilidades. Quer seja para pregar o arrependimento, para compartilhar o que as pessoas precisam ouvir de Deus, ou para selar as coisas na terra e no céu, os profetas têm ministrado aos outros ao longo dos tempos. Hoje, somos abençoados com a orientação dos profetas de muitas maneiras. Durante a conferência geral de abril de 2020, o Presidente Russell M. Nelson nos deixou uma benção apostólica. Ele disse:

Eu os abençoo com paz e com uma fé ampliada no Senhor.

Eu os abençoo com o desejo de se arrependerem e de se tornarem um pouco mais semelhantes a Ele a cada dia.

Eu os abençoo para que saibam que o profeta Joseph Smith é o profeta da Restauração do evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude.

Se houver entre vocês ou entre seus entes queridos alguém que esteja doente, invoco uma bênção de cura, condizente com a vontade do Senhor.

Eu assim os abençoo, expressando mais uma vez meu amor por cada um de vocês, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Quando li esse trecho, me emocionei. Eu nem sequer entendi o poder por trás de suas palavras quando ele falou e nos deu essa benção apostólica porque tudo era tão novo. Eu achava que essa pandemia não fosse durar muito. Achei que duraria só uma semana. Bem, não foi assim. E quando li sua benção apostólica, chorei porque tudo o que ele disse é o que eu preciso agora.

Como as palavras do profeta vivo abençoam sua vida hoje? Como você encontra poder em suas palavras e como elas lhe dão esperança para o futuro? Considere ponderar sobre estas perguntas esta semana enquanto estuda o Vem, e Segue-Me. Aqui estão algumas outras ideias para seu estudo do evangelho sobre estes temas.

Faça uma meta

Aqui estão algumas ideias de metas que você pode estabelecer nesta semana que correspondem com a lição:

  • Você se lembra de um momento significativo em que um profeta de Deus foi chamado e você o apoiou? Você se lembra de quando um profeta de Deus fez uma promessa e você sentiu o Espírito testificando que a promessa era verdadeira? Separe alguns minutos esta semana para escrever ou registrar essa experiência para seus entes queridos. Você também pode considerar prestar seu testemunho sobre os profetas nas redes sociais ou durante uma conversa com um amigo.

  • Procure um desafio que o Presidente Russell M. Nelson fez recentemente e veja como pode se concentrar nele de uma forma que satisfaça as suas necessidades esta semana. Você também pode considerar convidar pessoas para se juntar a você nesse desafio e, em seguida, compartilhar suas experiências mais tarde.
  • Quando Néfi se sentiu triste, ele “[refletiu] sobre as coisas que o Senhor lhe revelara.” (Helamã 10:2-3), enquanto ele estava ponderando, uma voz veio até ele, chamando-o “Bem-aventurado” pelo trabalho que tinha feito. Muitas vezes temos tempo para ler as escrituras, mas separamos um tempo para pensar e orar depois? Esta semana considere planejar um tempo em que você possa se concentrar em ponderar sobre as coisas que você sente que o Senhor lhe mostrou e ver como Ele abençoa sua vida.

Promessas

Em janeiro de 1999, num devocional no campus da Universidade Brigham Young, o então Élder Henry B. Eyring falou sobre como, se nos lembrarmos do Salvador, grandes promessas serão guardadas para cada um de nós.

“Agora, as promessas certas. Primeiro, se você deixar seu coração ser atraído para o Salvador, para sempre se lembrar Dele, e para o nosso Pai Celestial em oração, você terá colocado uma armadura espiritual. Você será protegido contra o orgulho porque você saberá que qualquer sucesso não vem de seus poderes humanos. E você será protegido contra os pensamentos que vêm sobre nós que somos demasiado fracos, demasiado inexperientes, demasiado indignos para fazer o que somos chamados por Deus para fazer para servir e ajudar a salvar seus filhos. Nós podemos ter convidado para dentro de nossos corações a garantia registrada em Morôni: “E verdadeiramente Cristo disse a nossos pais: Se tendes fé, podeis fazer todas as coisas que me são convenientes” (Morôni 10:23).

E embora possa parecer uma tarefa difícil de lembrar, podemos avançar com a segurança de que se assim o fizermos, Deus não nos esquecerá.

Comecem por se lembrarem Dele. Vocês se lembrarão do que sabem e do que amam. O Salvador nos deu as escrituras, as quais os profetas pagaram um preço que não podemos calcular, para que pudéssemos conhecê-Lo. Banqueteiem-se com elas. Decidam agora que vão ler mais, e mais eficazmente do que nunca”, disse o Presidente Eyring. “Há outra promessa certa. É esta: se você escolhe ou não manter seu convênio de sempre se lembrar Dele, Ele sempre se lembra de você.”

Fonte: LDS Living

Relacionado:

Vem, e Segue-Me: 4 maneiras de nos prepararmos para a guerra contra o adversário

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *