fbpx

Testemunho do Profeta Joseph Smith na Introdução do Livro de Mórmon #4

No dia 22 de abril de 2018, a Presidência de Área do Brasil lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país: terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro. Nesta série de artigos vamos comentar cada parte do Livro de Mórmon, para incentivar o estudo deste livro sagrado.

 

Logo no começo do Livro de Mórmon, unido ao testemunho de outros onze homens, o Joseph Smith, o Profeta da Restauração, presta seu próprio depoimento sobre como recebeu as placas de ouro.

Um texto mais completo se encontra na Pérola de Grande Valor em Joseph Smith – História.

Leia o Testemunho do Profeta Joseph Smith logo na introdução do Livro de Mórmon.

O novo livro da Igreja – Santos – tem um capítulo dedicado a história das placas de ouro – e acrescenta mais detalhes sobre este importante episódio da História da Igreja. Leia-a aqui.

 

Comentários Doutrinários

Vamos traçar alguns comentários doutrinários sobre a História do Profeta Joseph Smith.

Primeiro ponto que chama atenção é a visita de um ser celestial. Morôni – o último profeta historiador do Livro de Mórmon – aparece ao jovem penitente de 17 anos e lhe encarrega de um grande trabalho: trazer a luz um registro antigo, escrito para convencer um mundo iníquo que Jesus é o Cristo.

O anjo é descrito da seguinte maneira:

“Ele vestia uma túnica solta, da mais rara brancura. Era uma brancura que excedia a qualquer coisa terrena que eu já vira; nem acredito que qualquer coisa terrena possa parecer tão extraordinariamente branca e brilhante. Tinha as mãos desnudas e os braços também, um pouco acima do pulso; os pés também estavam desnudos, bem como as pernas, um pouco acima dos tornozelos. A cabeça e o pescoço também estavam nus. Verifiquei que ele não usava outra roupa além dessa túnica, pois estava aberta, de modo que eu lhe podia ver o peito.

Não somente a sua túnica era muito branca, mas toda a sua pessoa era indescritivelmente gloriosa e o seu semblante era verdadeiramente como o relâmpago. O quarto estava muito claro, mas não tão luminoso como ao redor de sua pessoa. No momento em que o vi, tive medo; mas o medo logo desapareceu.” (Testemunho do Profeta Joseph Smith, Introdução do Livro de Mórmon)

Outro ponto relevante é a importância da repetição. Morôni repete sua mensagem três vezes durante madrugada, sempre acrescentando algum ensinamento relevante ao Profeta em treinamento. O Élder Dieter F. Uchtdorf, na época em que era membro da Primeira Presidência, ensinou:

“Os profetas sempre ensinaram pela repetição, que é uma lei do aprendizado.”

Um outro assunto é a instrução do anjo de que Joseph compartilhasse sua experiência sagrada, e missão recebida, com seu pai. Joseph não contou nada ao seu pai ao levantar-se, e foi trabalhar. Mas estava tão exausto que não conseguiu. Ao voltar para casa caiu desmaiado. Quando voltou a si viu novamente o anjo Morôni:

Enquanto estava caído, recuperando suas forças, ele viu Morôni de pé, acima dele novamente, cercado de luz. “Por que você não contou a seu pai o que lhe falei?”, ele perguntou.

Joseph disse que temia que seu pai não acreditasse nele.

“Ele vai acreditar”, assegurou Morôni e, em seguida, repetiu a mensagem da noite anterior.

Joseph Sr. chorou quando o filho lhe contou sobre o anjo e sua mensagem. “Foi uma visão de Deus”, ele disse. “Siga as instruções que recebeu.” (Santos, capítulo 3)

Joseph não recebeu as placas de imediato, mas foi treinado por anos. Apenas em 1827 – quatro anos após a primeira visita de Morôni ele recebeu permissão para retirar as placas e começar a tradução do Livro de Mórmon. Quanto terminou, o anjo levou as placas embora.

 

Como foi a tradução do Livro de Mórmon?

Joseph Smith disse que traduziu o Livro de Mórmon pelo “dom e poder de Deus”. Ele era um jovem iletrado, pois tinha pouco estudo formal.

A esposa de Joseph, Emma insistiu que, na época da tradução, Joseph “(…) não era capaz de escrever nem ditar uma carta coerente e bem enunciada, muito menos ditar um livro como o Livro de Mórmon” (“Last Testimony of Sister Emma”, Saints’ Herald 26 (1º de outubro de 1879), pg. 290.)

Entretanto, fora escolhido por Deus – e com o pode Dele realizou a tradução em cerca de três meses, com a ajuda de escreventes – Oliver Cowdery, Martin Harris e Emma Smith.

“Joseph Smith e seus escreventes escreveram a partir de dois instrumentos usados na tradução do Livro de Mórmon. De acordo com as testemunhas da tradução, quando Joseph olhava para os instrumentos, as palavras das escrituras apareciam em inglês. Um instrumento, chamado no Livro de Mórmon de “intérpretes”, é mais conhecido dos santos dos últimos dias, hoje, como o “Urim e Tumim”. Joseph encontrou os intérpretes enterrados na colina Cumorah junto às placas.16 Aqueles que viram os intérpretes os descreveram como um par de pedras transparentes fixadas a uma borda de metal. O Livro de Mórmon se refere a esse instrumento, juntamente com o peitoral, como um dispositivo “guardado e preservado pela mão do Senhor” e “entregue de geração em geração, para a interpretação de línguas”.

O outro instrumento, que Joseph Smith descobriu nos anos anteriores à retirada das placas de ouro do solo, era uma pequena pedra oval, ou “pedra de vidente”. (…)

Aparentemente, por conveniência, Joseph muitas vezes traduziu com uma única pedra de vidente, em vez das duas pedras juntas formando os intérpretes. Esses dois instrumentos — os intérpretes e a pedra de vidente — foram aparentemente intercambiáveis e funcionavam em grande parte do mesmo modo tal que, ao longo do tempo, Joseph Smith e seus companheiros muitas vezes usaram o termo “Urim e Tumim” para referir-se à pedra única, bem como aos intérpretes.” (“Tradução do Livro de Mórmon“, Tópicos do Evangelho)

A verdade do Livro de Mórmon e sua fonte divina podem ser conhecidas hoje. Deus convida cada um de nós a ler o livro, lembrar-se das misericórdias do Senhor e ponderá-las em nosso coração “e [perguntar] a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras”. Deus promete que, “se [perguntarmos] com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele [nos] manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo”

LEIA O ARTIGO ANTERIOR

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
vingadores: guerra infinita
Informações para os pais sobre o filme "Vingadores: Guerra Infinita"
Depoimento das Oito Testemunhas do Livro de Mórmon #3

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *