fbpx

Por que os profetas antigos seguiam padrões literários?

Em um estudo publicado em 2002, o estudioso bíblico Brian Britt identificou vinte e cinco textos do Velho Testamento que seguem o mesmo padrão central de quatro partes:

  1. Surge uma crise ou perigo
  2. Deus ou um mensageiro divino aparece
  3. O profeta é comissionado ou recomissionado
  4. O novo plano de Deus é proclamado

Além dessas quatro características principais, Britt notou sete outros elementos que muitos dos textos em seu estudo compartilhavam: (1) comida ou jejum, (2) a menção de um sucessor ou assistente, (3) rival ou falsos profetas, (4) uma referência a cruzar ou atravessar, (5) menção da morte do profeta, (6) uma rocha ou lugar reservado, e (7) o tema do silêncio profético ou ocultação.

Embora apenas algumas das vinte e cinco narrativas do Antigo Testamento contenham todos os sete elementos adicionais, a maioria apresenta pelo menos três deles além dos quatro núcleos.

Como explicar tantos textos bíblicos compartilhando os mesmos recursos? A tese de Britt é que todos eles pertencem ao que os estudiosos chamam de cena tipo, ou seja, um modelo narrativo geral com elementos, motivos e temas padrão.

Uma boa comparação para os leitores modernos pode ser o padrão narrativo conhecido como jornada do herói, em que um herói embarca em uma jornada, é auxiliado por um mentor, supera uma série de obstáculos e depois volta para casa como uma pessoa mudada.

As narrativas bíblicas tinham modelos narrativos semelhantes, apenas com diferentes conjuntos de elementos comuns.

Notavelmente, o relato da missão profética de Alma de recuperar os habitantes apóstatas de Amonia segue o mesmo padrão central dos vinte e cinco textos identificados na análise de Britt.

Também inclui a maioria (e talvez todos) dos sete elementos adicionais. É, portanto, um exemplo excepcional desse tipo particular de cena.

Para ajudar a demonstrar isso, o relato de Alma será comparado a um dos melhores exemplos bíblicos da cena tipo: a história de Elias encontrada em 1 Reis 18-19, que não apenas apresenta o padrão central, mas também tem cada um dos sete elementos adicionais.

Surge uma crise ou perigo

A crise ou perigo enfrentado pelo profeta muitas vezes se relaciona com uma violação significativa do convênio do Senhor.

Assim como os governantes nos dias de Elias estavam levando o povo a adorar falsos deuses (ver 1 Reis 16:30-33), Alma advertiu o povo de Amonia de que eles haviam quebrado a promessa do convênio dado a Leí e que, em vez de serem abençoados e prosperarem, seriam destruídos (Alma 9:13-25, esp. vv. 18–19).

A apostasia de Amônia foi uma crise de proporções significativas, pois ameaçava a paz e a estabilidade da nação nefita como um todo (Alma 8:17; ver também 10:27).

Pode ser interessante: Como o Livro de Mórmon apresenta estilo de escrita israelita do século VII a.C.

Deus ou um mensageiro divino aparece

Em resposta à crise, o Profeta normalmente tem uma visão ou manifestação divina de Deus ou de outro mensageiro divino.

Em 1 Reis 19, Elias foi repetidamente visitado por um anjo (vv. 5-7), então ele encontrava uma série de manifestações poderosas (terremoto, vento, fogo), seguidas por uma divina “voz mansa” (vv. 11-12) quando o Senhor passou pelo Monte Horebe.

Da mesma forma, Alma estava abatido de tristeza, depois de ser expulso de Amonia, “lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: Bendito és tu, Alma; levanta, portanto, a cabeça e alegra-te” (Alma 8:14-15).

O profeta é comissionado ou recomissionado

Conforme explicado por Britt, “o terceiro elemento principal é o comissionamento ou recomissionamento do Profeta. O momento da negatividade …deve ser superado.” Esta comissão inclui uma “nova afirmação da tarefa do profeta e um plano de ação imediato.”

Elias foi ordenado a ungir novos reis e encontrar Eliseu, que seria instrumento no ministério de Elias a partir daquele momento (1 Reis 19:15-16).

No caso de Alma, o anjo deu-lhe uma recomendação clara: “fui enviado para ordenar-te que voltes à cidade de Amonia e pregues novamente ao povo da cidade; sim, prega-lhes.  Sim, dize-lhes que, a menos que se arrependam, o Senhor Deus os destruirá” (Alma 8:16).

Ao retornar à cidade, Alma milagrosamente encontrou Amuleque, que então desempenhou um papel crucial no ministério de Alma (ver Alma 8:19-30; ver também 31:6; 34:1).

Veja também: Possíveis evidências do Livro de Mórmon: Cidades são descobertas na Amazônia

O novo plano de Deus é proclamado

“Sem demora”, escreve Britt, “são tomadas medidas para devolver o profeta ao papel de mediador entre Deus e as pessoas, e a narrativa segue em frente. Isso às vezes envolve a continuação de uma jornada física: de volta a Israel, de volta à batalha ou de volta à obra de mediação entre Deus e o povo”.

Elias, por exemplo, imediatamente “partiu dali” para cumprir os mandamentos do Senhor (1 Reis 19:19). Alma também “retornou rapidamente à terra de Amonia” logo após seu encontro com o anjo (Alma 8:18).

Elementos Adicionais

A narrativa de recomissão de Alma também apresenta notavelmente todos os sete elementos adicionais que incluem (1) comida e jejum (Alma 8:19-20, 26); (2) Amuleque como assistente profético (Alma 8:20); (3) os Neoritas como mestres rivais (Alma 14:16; cf. v. 18); (4) a contemplação da morte (Alma 14:12-13); (5) a menção de rochas e lugares reservados (Alma 12:14); (6) silêncio profético, ocultação e contenção (Alma 14:17-19); e (7) referências ao termo transgressão, que pode corresponder ao termo hebraico para cruzar ou atravessar(Alma 9:23).

Cada um desses elementos adicionais é comum ao padrão das vinte e cinco cenas tipo identificadas na Bíblia.

O porquê

Os profetas antigos empregaram técnicas literárias para fortalecer sua mensagem e falar com as necessidades de seu público.

Como sumo sacerdote, ex-juiz supremo, filho de um profeta e guardião das placas de bronze, Alma, compreensivelmente, teria tido o know-how e a capacidade literária de enfatizar em sua recontagem os aspectos de suas experiências que se conformam a essa ‘cena tipo’ no texto bíblico.

Ao contar autenticamente sua experiência pessoal dessa maneira, Alma convida os leitores a conectar sua história com figuras proféticas da história israelita que enfrentaram desafios semelhantes em seus próprios ministérios.

Para os povos do Livro de Mórmon, que eram um ramo da antiga Israel, o relato de Alma teria oferecido um aviso gritante de que as crises no convênio não foram deixadas no passado distante de Israel, mas estavam de fato ocorrendo novamente entre eles.

No entanto, também afirmaria que Deus continuava a chamar profetas para avisá-los dos erros dos falsos mestres em seu próprio tempo. A natureza estereotipada da cena tipo teria colocado Alma na companhia de renomados profetas israelitas, incluindo Elias e Moisés.

Reconhecer as capacidades literárias únicas de Alma e seu uso hábil de cenas tipo também pode beneficiar o público moderno.

Ao identificar como os profetas antigos utilizaram seus talentos literários, podemos começar a entender como cada cena histórica é importante com base nos elementos que os profetas escolheram incluir, excluir ou modificar para atender às suas necessidades.

Portanto, fortalece a mensagem inspiradora de suas cenas, em particular, bem como do Livro de Mórmon como um todo.

Fonte: Book Of Mormon Central

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *