fbpx

Por que o Livro de Mórmon é a pedra angular da nossa religião?

Joseph Smith ensinou algo notável:

“Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro” (History of the Church, vol. 4, p. 461).

O Livro de Mórmon é realmente incrível!

Ele fornece lições inestimáveis sobre a mudança espiritual, o processo de arrependimento, o papel dos profetas, a possibilidade de revelação, o cuidado aos pobres, o respeito por Deus, o poder do diabo, a destrutividade do ódio, o papel vital dos registros e o processo de mudança espiritual.

Surpreendentemente, a escritura fundamental não fornece as doutrinas distintas pelas quais os santos dos últimos dias são famosos. Não há um indício dos três graus de glória. Há muito pouco sobre os pormenores do mundo espiritual.

Também há pouco sobre o trabalho vicário também Embora preze as conexões familiares, o livro não declara que as famílias são para sempre. Até mesmo a doutrina da trindade não é claramente ensinada.

Então, como o Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião de restauração se ele não contém a maioria de nossas doutrinas distintas?

Acredito que a resposta é que o livro testifica consistente e poderosamente para um mundo vacilante e preocupado que há alguém que é poderoso para salvar.

As doutrinas no Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon começa com revelações impressionantes a Leí (1 Néfi 1). Em poucos capítulos, Leí (1 Néfi 8) e Néfi (1 Néfi 11) têm revelações detalhadas sobre a vida, o ministério e o sacrifício do Filho de Deus.

Na página 27 deste livro, um anjo nos ensina que “o Cordeiro de Deus é o Filho do Pai Eterno e o Salvador do mundo; e que todos os homens devem vir a ele, pois do contrário não poderão ser salvos.” (1 Néfi 13:40).

O caráter fundamental do Livro de Mórmon conclui seu ministério com este magnífico testemunho: “mas eis que o Senhor redimiu a minha alma do inferno; eu contemplei a sua glória e estarei eternamente envolvido pelos braços de seu amor” (2 Néfi 1:15).

Antes de morrer, Leí proferiu um belo e perspicaz sermão sobre a Expiação do Redentor (2 Néfi 2).

Quase imediatamente após a partida de seu pai, o magnífico salmo de Néfi (2 Néfi 4) nos ensina nossa total dependência do Senhor. Esta é uma das grandes passagens de toda a escritura! É um doce dom de Deus. Então Jacó testifica do Redentor com linguagem poderosa:

“Oh, quão grande é a bondade do nosso Deus, que prepara um caminho para a nossa fuga das garras deste terrível monstro; sim, aquele monstro, a morte e o inferno… “Oh! Quão grande é a santidade de nosso Deus! Pois ele conhece todas as coisas e não há nada que não conheça. …vinde ao Santo de Israel e fartai-vos daquilo que não perece nem pode ser corrompido; e deixai que vossa alma se deleite na abundância” (2 Néfi 9:10, 20, 51).

O Livro de Mórmon é claro sobre a salvação! “Não há outro nome dado debaixo do céu mediante o qual o homem possa ser salvo, a não ser o deste Jesus Cristo do qual falei.” (2 Néfi 25:20).

Testemunhas de Cristo

chance

O Livro de Mórmon está cheio de testemunhos de Jesus! Quando me comprometi a reunir minhas passagens favoritas de redenção no Livro de Mórmon, acabei com quase 40.000 palavras de testemunhos magníficos!

O rei Benjamim ensina o seu povo a tornar-se filhos e filhas de Cristo com as lições práticas de que todos precisamos.

Amon ensina o caminho para o poder no ministério enquanto testifica de Deus:

“Gloriemo-nos, portanto, sim, gloriar-nos-emos no Senhor; sim, rejubilar-nos-emos, pois nossa alegria é completa; sim, louvaremos nosso Deus para sempre.  Quem poderá gloriar-se demasiadamente no Senhor? Sim, quem poderá falar em demasia de seu grande poder e de sua misericórdia e de sua longanimidade para com os filhos dos homens?  Eis que vos digo que não posso expressar nem a mínima parte do que sinto. Quem havia de supor que nosso Deus seria tão misericordioso a ponto de resgatar-nos de nosso estado terrível, pecador e corrompido?” (Alma 26:16-17).

Alma conta a sua surpreendente história de conversão em bela poesia e poderosa teologia (Alma 36). O irmão de Jarede ensina-nos o modelo para entrar na presença de Jeová (Éter 3).

E então, como se estes gloriosos testemunhos de Jesus não fossem suficientes, o próprio Jesus aparece ao povo das Américas antigas para ensinar, amar, curar e abençoar.

O Livro de Mórmon nos convida a orar pelo amor transformador que vem de Jesus (Morôni 7:47-8) e a viver Seus milagres.

“Cessaram os milagres?  Eis que vos digo que não; tampouco os anjos cessaram de ministrar entre os filhos dos homens.” (Morôni 7:29).

O Livro de Mórmon ensina sobre o amor de Deus

A mensagem do Livro de Mórmon é clara. Jesus é real, presente e Redentor. Que possamos “[confiar] somente nos méritos de Cristo, autor e aperfeiçoador de [nossa] fé” (Morôni 6:4).

Que possamos ser elevados e renovados em nosso apreço por Jesus Cristo, o Salvador do mundo, pelo testemunho implacável do Livro de Mórmon sobre Ele. Que sejamos refinados em nosso discipulado pelo exemplo e ensinamentos dos profetas inspirados do Livro de Mórmon.

“Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade; e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo; e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podereis, de modo algum, negar o poder de Deus” (Morôni 10:32).

O Livro de Mórmon mudou a minha vida. Aprendi o processo de arrependimento com Alma (especialmente Alma 36 e Mosias 27) e com o irmão de Jarede (Éter 3).

Fiquei maravilhado com a Expiação de Jesus Cristo ensinada em capítulos notáveis do Livro de Mórmon (2 Néfi 2, 9, Mosias 3-5, Alma 34, 36, 42, 3 Néfi 27). Apliei minha compreensão da graça e bondade de Deus através do testemunho de Amon (Alma 26).

Fiquei impressionado com a prontidão de Deus em participar de nossas vidas, como demonstrado do começo ao fim no Livro de Mórmon. Este grande livro ensina-nos que Deus quer fazer parte da vida dos seus filhos! Sou eternamente grato por este dom de Deus para nós que vivemos nos últimos dias!

À medida que estudamos o Livro de Mórmon e somos confortados pelos testemunhos de Jesus e guiados em nosso discipulado, nos aproximaremos cada vez mais de Deus. Essa é a promessa e o poder do Livro de Mórmon.

Fonte: Meridian Magazine

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *