fbpx

71 coisas que aprendemos com o Livro de Mórmon

Se você quer encontrar respostas para suas perguntas sobre a vida e sentir a presença de Deus de uma maneira significativa diariamente, esse artigo é PERFEITO para ajudar você a alcançar isso.

Preparamos 71 razões do por quê devemos fazer com que o Livro de Mórmon seja parte de nossas vidas.

Dividimos tudo em 6 categorias.

Com isso explicadinho, vamos começar logo.

Família

1. Mais união e mais amor

Ler o Livro de Mórmon em família pode ajudar sua família a passar mais tempo juntos e aprender mais uns com os outros. Também, ao aplicar os princípios aprendidos com a leitura, podemos entender melhor nossos entes queridos.

2. Mais espiritualidade em casa

Quando todos os membros da família estão lendo juntos, sua espiritualidade vai aumentar, bem como sua conexão familiar com o Espírito. Haverá mais paz em casa.

3. Ajuda para o/a chefe da família

É essencial que o/a chefe da família esteja em sintonia com Deus para guiar sua família hoje em dia, de modo que ao ler o Livro de Mórmon possa receber essa orientação muito importante.

4. Parar as brigas

Ao ler o Livro de Mórmon aprendemos com o Espírito e com a doutrina ensinada pelos profetas que precisamos ser mais parecidos com Jesus Cristo, ter mais paciência, ser pacificadores e manter a calma. Tudo isso contribui para a diminuição das brigas.

5. Educação dos filhos

Encontramos grandes exemplos de pais e mães no Livro de Mórmon. O Profeta Leí é um deles, assim como Alma e Mosias.Também temos o exemplo de Helamã e dos guerreiros que ele considerava como seus filhos. Muitos desses pais e mães não tinham pequenos anjos como filhos, e é incrível como eles conseguem ajudá-los a se tornarem pessoas melhores.

6. Receber bênçãos juntos

Lemos sobre famílias que são parecidas com a nossa, que passam por problemas, desafios, preocupações. Mas também encontramos relatos de como receberam bênçãos especiais do Senhor e o que fizeram para isso acontecer.

7. Relacionamentos

O Livro de Mórmon nos ajuda a entender uns aos outros, já que é um registro de tantas pessoas com personalidades diferentes. Isso também nos torna capazes de entender as ações das pessoas e ser guiados através do Espírito Santo para resolver nossos problemas.

8. Aceitar sua família imperfeita

Sabemos que as famílias dos comerciais de margarina não são perfeitas. Do mesmo jeito são as famílias no Livro de Mórmon e também a nossa família. Através dos exemplos dessas famílias podemos compreender e aprender que, embora os membros de nossa família não sejam pessoas perfeitas, eles são perfeitos para nós e para o nosso progresso aqui na terra.

9. Fazer registros para ajudar os membros da família a nos conhecer

O Livro de Mórmon é um livro sobre famílias e seus registros sobre sua época e sua vida. Porque eles guardavam registros de tudo, agora podemos conhecer essas pessoas incríveis e como viviam. Podemos fazer o mesmo nos dias de hoje com vídeos, fotos, diários, etc.

Vida pessoal

10. Evitar a tentação

Em cada página do Livro de Mórmon encontramos conselhos sobre como podemos ser espiritualmente mais fortes. Ao lê-lo, seremos mais fortes para evitar as tentações que sempre andam por perto.

11. Fazer planos e estabelecer metas

Podemos aprender muito sobre planejamento e estabelecimento de metas através dos registros das viagens presentes no Livro de Mórmon. As pessoas tinham um objetivo, planejavam tudo, confiavam no Pai Celestial e chegavam ao seu destino.

12. Melhorar a comunicação

Nem todas as pessoas são super comunicativas. Alguns de nós são tímidos ou nunca falaram em público. No Livro de Mórmon, muitos grandes líderes e profetas tiveram que aprender a se comunicar melhor para cumprir a vontade do Senhor. E podiam fazê-lo por causa dos seus esforços e também através da ajuda do Senhor.

13. Aprender a ouvir o Espírito

O Espírito Santo fala conosco de forma muito pessoal. Ao lermos e estudarmos o Livro de Mórmon, seremos capazes de reconhecer como o Espírito fala especificamente com a gente.

14. Receber revelação

A leitura é uma ótima maneira de receber a revelação. Se estamos focados em receber uma resposta de Deus, ela virá enquanto meditamos sobre o que acabamos de ler. Podemos receber revelação sobre o que precisamos mudar em nós, que amigos escolher, que talentos podemos desenvolver e muito mais.

15. Ser mais saudável

Ler as escrituras tornará nossos espíritos mais saudáveis. Nossos corpos vão querer receber a mesma quantidade de energia e vitalidade. É como um provérbio latino “uma mente sã e um corpo são”.

16. Ser feliz

As palavras do Livro de Mórmon podem trazer esperança às nossas vidas, já que é um livro sobre o amor de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo por nós. Lê-lo trará pensamentos positivos e felizes às nossas mentes.

17. Trabalhar melhor

Talvez trabalhar duro seja uma das principais razões pelas quais os nefitas tiveram sucesso no início do Livro de Mórmon. Eles foram diligentes em guardar os mandamentos, em ajudar os outros e também em cuidar de suas propriedades e edifícios públicos. Se seguirmos seu exemplo de bons trabalhadores, podemos receber bênçãos semelhantes.

18. Não desistir das coisas

Néfi poderia ter desistido de registrar a sua história ou o Mórmon pode ter desistido de resumir os registros de outros profetas. Helamã e o Capitão Morôni poderiam ter desistido da guerra. Mas não o fizeram. E nós também não precisamos desistir de tudo. Temos o Senhor ao nosso lado, e Ele nos ajudará a passar por tudo.

19. Concentração e ansiedade

Ler o Livro de Mórmon com uma pergunta em mente nos ajuda a nos concentrarmos em nossa leitura e reduzir os sentimentos de ansiedade, já que ler é uma espécie de meditação focada que nos ajuda a respirar melhor e a relaxar.

20. Dormir melhor

Ler antes de ir para a cama ajuda você a relaxar e dormir melhor. Ajuda os teus olhos a descansarem, assim como a sua mente.

História

historiador

21. Entender mais sobre Jerusalém

O primeiro livro do Livro de Mórmon começa em Jerusalém, no primeiro ano do rei Zedequias. Também contém detalhes sobre a geografia e um pouco sobre política da região.

22. Descoberta da América

Em 1 Néfi, lemos que o Senhor inspirou um homem a viajar através de muitas águas, a fim de encontrar a terra prometida. Aquele homem era Cristóvão Colombo.

23. Início de uma civilização

Quando a família Leí chegou às Américas, não encontraram tudo pronto. Eles tiveram de construir as suas casas, colher a sua própria comida e caçar a sua própria carne.

24. Tecnologias da época

Os nefitas eram muito inteligentes e desenvolveram diferentes formas de construir suas casas, eles até usaram cimento em suas construções.

25. Transporte

Lemos que eles costumavam viajar a pé, mas também tinham animais para ajudá-los a carregar seus pertences. Havia camelos e cavalos. Além disso, usaram bússolas para guiá-los e também a Liahona.

26. Templo de Salomão

Uma das primeiras coisas que os nefitas construíram foi uma réplica do Templo de Salomão. Como é que eles conseguiram?

27. Bíblia

Em Ezequiel 37, o profeta nos ensina que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon se tornarão um nas mãos do Senhor. Podemos encontrar muitas outras passagens no Livro de Mórmon que apoiam o texto bíblico e até partes do livro de Isaías. Também, lemos histórias registradas na Bíblia por uma outra perspectiva.

28. Povo da antiguidade

Há muita informação sobre povos antigos como os jareditas (época da Torre de Babel), nefitas (época da destruição de Jerusalém), lamanitas (antepassados dos nativos americanos), entre outros.

Milagres

29. Cristo nas Américas

Este evento incrível está detalhado no livro de 3 Néfi, começando no capítulo 11.

30. Pessoas sendo curadas

Depois que o Salvador ensinou o povo, Ele os convidou para trazer todos aqueles que estavam doentes para vir até Ele e ser curados.

31. Néfi conseguiu comida para ele e sua família

Com uma flecha quebrada e sem muitas opções, Néfi se aconselhou com seu pai, que consultou o Senhor. Este é um milagre que só aconteceu por causa de sua fé combinada com a ação.

32. Os jareditas construíram um barco

Se nos dias de hoje construir um barco dá muito trabalho, imagina na época da Torre de Babel! Realmente é um grande milagre de Deus.

33. O exército dos nefitas ganhou muitas batalhas

Ainda que os nefitas estivessem em menor número, eles ganharam a maioria das batalhas contra os lamanitas, pois tinham o Senhor do lado deles.

34. Paredes da prisão caíram

Alma e Amuleque arrebentaram as cordas que os amarraram e as paredes da prisão caíram após um terremoto. Tudo isso logo depois que eles oraram ao Senhor (Alma 14).

35. Morôni sobreviveu

Apenas 24 nefitas estavam vivos no final do Livro de Mórmon. O povo foi perseguido e depois morto. Morôni foi poupado pela mão do Senhor, a fim de terminar o trabalho de seu pai, Mórmon.

36. Tradução do Livro de Mórmon

Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon em aproximadamente 60 dias, pelo poder e dom de Deus.

37. Bênçãos para a nossa vida diária

Podemos ter um pequeno milagre nas nossas vidas todos os dias que lermos o Livro de Mórmon. As pessoas podem parar de beber, fumar, mentir, ou começar a orar, a fazer exercícios ou até mesmo a ir à Igreja. Esses são os nossos milagres do dia-a-dia.

38. Ver anjos

No Livro de Mórmon lemos sobre os anjos e o que eles fizeram para ajudar naquela época. Nós também podemos ter anjos em nossas vidas, pessoas especiais enviadas por nosso Pai para nos ajudar nesta vida.

39. Mudança de coração

Qualquer pessoa pode mudar por meio do poder do Espírito, mesmo aqueles com o coração mais duro.

40. Conversão

Conversão significa mudar ações e palavras à medida que nos aproximamos de Deus. Este é um milagre que só podemos permitir usando o nosso arbítrio.

Salvador Jesus Cristo

41. Pré-ordenação

Mesmo em 600 a. C, os profetas sabiam sobre Cristo, Sua preordenação para se tornar nosso Salvador e que viria com autoridade de Deus para nos salvar de nossos pecados.

42. Visita às Américas

Depois de tantas mudanças físicas na terra, Cristo chegou às Américas, convidando todos a reconhecê-lo como o filho de Deus, que pagou por nossos pecados. Logo após deixar que as pessoas tocassem suas cicatrizes, ele chamou 12 apóstolos para ajudar Sua Igreja a crescer.

43. Sacrifício Expiatório

Há muitos relatos, em quase todos os livros do Livro de Mórmon, que detalham o sacrifício Expiatório de Cristo, bem como a sua explicação e aplicação às nossas vidas.

44. Seu papel como Salvador

Cristo estava predestinado a nos salvar, ele teria que nascer de uma virgem, e ser batizado para nos dar o exemplo.

45. Seu amor por nós

Sua Expiação é a maior prova de amor de todos os tempos, e o Livro de Mórmon explica isso muito bem em Alma 7.

46. Ele Se preocupa conosco

O Senhor se preocupa com as pequenas coisas que acontecem em nossas vidas e nos abençoa quando precisamos. Como quando abençoou a carne crua que a família de Leí tinha de comer no deserto com um gosto bom.

47. Sua personalidade

Jesus é amoroso, carinhoso e paciente. Ele ama crianças e ama ajudar os doentes e aqueles com corações angustiados.

48. Como aplicar a Expiação em nossas vidas

A Expiação de Cristo não é apenas por nossos pecados, também pode nos ajudar com nossas fraquezas, desafios, sentimentos ruins, dor física, emocional e mental.

49. Sua maneira de ensinar

Sabemos que o Salvador é o melhor professor de todos. No Livro de Mórmon podemos aprender com Ele a maneira correta de ensinar aqueles ao nosso redor e aqueles pelos quais somos responsáveis.

Doutrina

50. Fé

Lemos sobre a fé na maioria dos capítulos do Livro de Mórmon, e principalmente, temos exemplos de pessoas que viveram pela fé em Cristo. Um dos capítulos mais famosos sobre o assunto está em Alma 32.

51. Arrependimento

Talvez este seja um dos temas mais mencionados pelos profetas no Livro de Mórmon, e por causa deles, podemos ter uma compreensão clara desta importante doutrina (Alma 42).

52. Batismo

O Livro de Mórmon também nos ensina o que é o batismo e a maneira correta de realizá-lo. Além disso, também ensina que o batismo de criancinhas não é necessário.

53. Receber o dom do Espírito Santo

Após o batismo por imersão, a pessoa precisa receber o dom do Espírito Santo, assim como o Salvador recebeu após o Seu próprio batismo (2 Néfi 31).

54. Sacerdócio

Esta é a autoridade que Deus dá aos homens para agir em Seu nome (3 Néfi 11).

55. Servir na Igreja

Os chamados da Igreja precisam acontecer sob a autoridade do sacerdócio, assim como Alma 13 nos ensina. E também, contamos com grandes exemplos de serviço ao próximo, como o rei Benjamim, nos primeiros capítulos do livro de Mosias.

56. Oração

Muitos milagres podem acontecer por causa da oração. Por exemplo, o povo de Alma que estava proibido de orar, eles oraram em seus corações e o Senhor os livrou da escravidão.

57. Mandamentos

Quando penso em mandamentos e no Livro de Mórmon, logo penso em Abinádi. Ele deu tudo, incluindo a sua vida, para que as pessoas soubessem o que precisavam fazer nesta vida.

58. Amar o próximo

Os filhos de Mosias eram verdadeiros exemplos de amar seu próximo. Os seus corações estavam tão cheios de amor para com os seus irmãos, os lamanitas, que tiveram a coragem de pregar o evangelho a eles, mesmo sabendo que poderiam ser mortos.

59. Missão

Alma e Amuleque foram grandes missionários, que não suportavam ver pessoas morrer sem o conhecimento do Salvador. Havia também Néfi e Leí e os filhos de Mosias.

60. A Queda de Adão e Eva

A queda foi uma parte necessária do Plano de Salvação. Todos precisávamos nascer e aprender aqui na terra. (2 Néfi 2)

61. Morte

No Livro de Mórmon, aprendemos que todos morreremos um dia e que isso faz parte do plano de redenção de Deus (2 Néfi 9).

62. Mundo Espiritual

Será como uma sala de espera, onde todos os espíritos esperarão até serem ressuscitados. Eles serão separados em dois grupos, os dignos – no paraíso, e os ímpios – na prisão (Alma 40).

63. Ressurreição

Independentemente das nossas ações aqui na terra, seremos todos ressuscitados e os nossos corpos serão glorificados (Alma 11).

64. Experiência mortal

Estamos todos aqui nesta terra para ser testados. Esta é a nossa oportunidade de aprender e preparar-nos para encontrar Deus um dia. (Alma 32)

65. Vida pré-mortal

Todos nós existimos como filhos e filhas espirituais do Pai Celestial antes de vir a esta terra (Alma 13).

66. Palavra de Sabedoria

O Livro de Mórmon não fala diretamente sobre este mandamento, mas condena comportamentos que não estão em harmonia com ele, como a embriaguez (Mosias 11)

67. Lei da castidade

O profeta Alma ensinou a importância dos nossos corpos e como são sagrados, enquanto corrigia o seu filho, Coriânton. (Alma 39)

68. Segunda Vinda

O Livro de Mórmon faz parte dos sinais que precedem a Segunda Vinda e, além disso, contém ensinamentos sobre este grande evento (3 Néfi 27)

69. A Coligação de Israel

Podemos saber mais sobre a dispersão e a coligação de Israel e o amor de Deus para com este povo por meio do Livro de Mórmon (1 Néfi 22).

70. Sacramento

Quando Cristo veio visitar as Américas, Ele ensinou aos Doze sobre o sacramento e como eles devem administrá-lo. (3 Néfi 18)

71. Profetas
Deus sempre chama um profeta para nos ensinar o evangelho Dele. No Livro de Mórmon vemos uma linha contínua de profetas ao longo dos anos e suas histórias registradas nas placas de ouro. Além dos profetas, vemos como Cristo estabeleceu o chamado dos Doze quando visitou as Américas.

o nome mormon

Então essas são as 71 coisas que podemos aprender com a leitura do Livro de Mórmon!

E você pode começar a entender tudo isso agorinha! 

O que você gostou mais?

Se você já leu o Livro de Mórmon e sua razão favorita para ler o Livro de Mórmon não foi incluída aqui, deixe o seu comentário.  

Se você ainda não leu esse livro maravilhoso, o que você está esperando?

Para ler online
Para solicitar um cópia gratuitamente
| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *