Antes de mais nada, é interessante pensar sobre alguns recordes literários. Portanto, o livro mais vendido de todos os tempos é a Bíblia, já rendeu mais de 3,9 bilhões de cópias. Assim também, Jorge Neiman recebeu uma indicação do Guinness Book por escrever o maior texto positivo já publicado. Logo são 180 páginas onde a palavra “não” foi omitida.
Então o livro mais caro já vendido foi o Codex Leicester que traz anotações originais de Leonardo da Vinci e custou a Bill Gates 30, 8 milhões de dólares.
Entretanto, quando se trata do Livro de Mórmon, não existe uma fonte confiável. Mas qual seria o record de leitura do livro? Portanto, é possível ler e reler o Livro de Mórmon por toda a vida e ainda encontrar coisas novas? Veja a seguir alguns dos possíveis prazeres desta leitura.

Primeira vez
Ao ler o Livro de Mórmon pela primeira vez você sentirá grande alívio e alegria. A cada domingo de testemunho, um irmão se sente motivado a ir até o púlpito e compartilhar como a leitura do Livro de Mórmon ajudou a vida dele. Você sempre ficava pensando… “eu ainda não li tudo”. Chegar a Morôni 10 tendo lido todas as páginas anteriores é algo emocionante.
Dá orgulho completar sua primeira leitura de “capa a capa”. Ao fim, você terá uma visão geral do que aconteceu com a família de Leí. A separação de lamanitas e nefitas e a formação de duas grande nações. As missões dos filhos de Amon e Alma. Os dias em que Jesus Cristo esteve nas Américas e a decadência destes povos.
Uma primeira leitura do Livro de Mórmon responde algumas coisas mas também é a porta para muitas outras perguntas.
Segunda vez
Ao ler o Livro de Mórmon pela segunda vez, você sentirá menos ansiedade para chegar ao fim e poderá curtir mais a trajetória. Sua nova meta será não só chegar ao final do livro, mas compreendê-lo melhor.
Alguns detalhes que passaram despercebidos na primeira leitura, serão mais claros. O panorama histórico geral já estará formado em sua mente. Você viverá a alegria de “descobrir” uma escritura pela segunda vez. A mesma escritura que quando aplicada a um outro contexto em sua vida, ganha um sentido completamente diferente.

Lendo e relendo o Livro de Mórmon para o resto da vida
Com o tempo você perceberá que o Livro de Mórmon foi providenciado pelo Senhor, para ajudar as pessoas a cumprirem o mandamento de perseverarem até o fim. Ele responde a perguntas da alma e é fonte constante de inspiração.
Portanto, O Senhor promete que ao ler o livro você se sentirá próximo a Ele. Por isso você nunca terminará de ler o Livro de Mórmon. Amor quanto mais se tem, mais se deseja. Especialmente o amor que vem de Deus. Feliz daquele que pode diariamente sentir isso através desta leitura.
Assim, como um leitor experiente, você pode reinventar maneiras de estudar. Usando os manuais de instituto e seminário da igreja. Ou os manuais da escola dominical. Pode criar um estudo ilustrado com painéis de visualização, mapas e informações históricas.
Outra ideia é realizar um estudo por personagens. Uma atividade interessante é comparar o testemunho das pessoas ao longo do tempo. Observe por exemplo, como o profeta Néfi amadureceu entre os versículos de 1 Néfi 1 até 2 Néfi 33.
Ler e reler o Livro de Mórmon é uma atividade para o resto da vida. Aproveite essa bênção e alegre-se com a leitura.
Veja também
- Guia completo sobre as escrituras
- A escritura para quando tiver desafios difíceis demais de suportar
- Por que o Livro de Mórmon é uma ferramenta tão poderosa na obra missionária?



