fbpx

Lendo e relendo o Livro de Mórmon

lendo e relendo o livro de mórmon

Lendo e relendo o Livro de Mórmon

É interessante pensar sobre alguns recordes literários. O livro mais vendido de todos os tempos é a Bíblia, já rendeu mais de 3,9 bilhões de cópias. Jorge Neiman recebeu uma indicação do Guinness Book por escrever o maior texto positivo já publicado. São 180 páginas onde a palavra “não” foi omitida.

O livro mais caro já vendido foi o Codex Leicester que traz anotações originais de Leonardo da Vinci e custou a Bill Gates 30, 8 milhões de dólares.

Quando se trata do Livro de Mórmon, não existe uma fonte confiável. Mas qual seria o record de leitura do livro? É possível ler e reler o Livro de Mórmon por toda a vida e ainda encontrar coisas novas? Veja a seguir alguns dos possíveis prazeres desta leitura.

Primeira vez

lendo e relendo o livro de mórmon

Lendo e relendo o Livro de Mórmon (imagem via: maníacos por leitura)

Ao ler o Livro de Mórmon pela primeira vez você sentirá grande alívio e alegria. A cada domingo de testemunho, um irmão se sente motivado a ir até o púlpito e compartilhar como a leitura do Livro de Mórmon ajudou a vida dele. Você sempre ficava pensando… “eu ainda não li tudo”. Chegar a Morôni 10 tendo lido todas as páginas anteriores é algo emocionante.

Dá orgulho completar sua primeira leitura de “capa a capa”. Ao fim,  você terá uma visão geral do que aconteceu com a família de Leí. A separação de lamanitas e nefitas e a formação de duas grande nações. As missões dos filhos de Amon e Alma. Os dias em que Jesus Cristo esteve nas Américas e a decadência destes povos.

Uma primeira leitura do Livro de Mórmon responde algumas coisas mas também é a porta para muitas outras perguntas.

Segunda vez

lendo e relendo o livro de mórmon

(imagem via quarto de leitura)

Ao ler o Livro de Mórmon pela segunda vez, você sentirá menos ansiedade para chegar ao fim e poderá curtir mais a trajetória. Sua nova meta será não  só chegar ao final do livro, mas compreendê-lo melhor.

Alguns detalhes que passaram despercebidos na primeira leitura, serão  mais claros. O panorama histórico geral já estará formado em sua mente. Você viverá a alegria de “descobrir” uma escritura pela segunda vez. A mesma escritura que quando aplicada a um outro contexto em sua vida, ganha um sentido completamente diferente.

Lendo e relendo o Livro de Mórmon para o resto da vida

Com o tempo você perceberá que o Livro de Mórmon foi providenciado pelo Senhor, para ajudar as pessoas a cumprirem o mandamento de perseverarem até o fim. Ele responde a perguntas da alma e é fonte constante de inspiração.

O Senhor promete que ao ler o livro você se sentirá próximo a Ele. Por isso você nunca terminará de ler o Livro de Mórmon. Amor quanto mais se tem, mais se deseja. Especialmente o amor que vem de Deus. Feliz daquele que pode diariamente sentir isso através desta leitura.

Como um leitor experiente, você pode reinventar maneiras de estudar. Usando os manuais de instituto e seminário da igreja. Ou os manuais da escola dominical. Pode criar um estudo ilustrado com painéis de visualização, mapas e  informações históricas.

Outra ideia é realizar  um estudo por personagens. Uma atividade interessante é comparar o testemunho das pessoas ao longo do tempo. Observe por exemplo, como o profeta  Néfi amadureceu entre os versículos de 1Néfi 1 até 2 Néfi 33.

Ler e reler o Livro de Mórmon é uma atividade para o resto da vida. Aproveite essa bênção e alegre-se com a leitura.


Bibliografia

Saraiva.com – Recordes literários. (aqui)

| Livro de Mórmon
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
a família de Néfi era a minha
"Eu acho que a família de Néfi era a minha"
Studio C Cara a Cara
Veja como foi o Evento Cara a Cara com o Studio C

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *