fbpx

Como a capa do Livro de Mórmon mudou nos últimos 100 anos

Pare por um momento e imagine uma cópia do Livro de Mórmon. No que você pensa? A capa é azul com o título escrito em dourado? Ou talvez faça parte de uma combinação tríplice que contém outros livros das escrituras?

Nem todas as cópias do Livro de Mórmon se parecem com o que imaginamos. Ao longo dos anos, houve uma surpreendente variedade de estilos, tamanhos e cores. Essas edições muitas vezes se transformam em relíquias (e às vezes em até raridades) à medida que são passadas por gerações.

Confira algumas destas belas e históricas cópias do Livro de Mórmon:

1893

Mesmo que esta edição do Livro de Mórmon em alemão, de 1893, impressa pela Deseret News, esteja bem gasta, você ainda pode ver os belos desenhos nas bordas das páginas.

1905

Esta edição havaiana do Livro de Mórmon foi impressa pela Deseret News em 1905, encadernada com um tecido preto com um selo dourado na capa e na lombada. Um desenho floral verde e branco decora as folhas finais desta edição tropical.

1906

Esta edição de 1906 do Livro de Mórmon é uma edição de púlpito, feita baseada na edição de 1888. Cópias do Livro de Mórmon impressas por volta desta época apresentavam uma tabela de conteúdos que incluía resumos breves das histórias e escrituras importantes.

Por exemplo, esta cópia conta a história de 2 Néfi com as frases “Leí para seus filhos”, “oposição em todas as coisas”, “Adão caiu para que os homens pudessem existir”, “José viu os nossos dias”, e assim por diante.

1907: Edição em sueco

Esta edição sueca de 1907 do Livro de Mórmon apresentava uma bela capa dourada com o Anjo Morôni.

1907: Edição em francês

A capa de couro da edição francesa de 1907 do Livro de Mórmon, embora bastante desgastada pelo uso, protege as delicadas páginas internas para preservar sua mensagem importante.

1920

Esta cópia de 1920 do Livro de Mórmon, impressa pela W.B. Conkey Co. Hammon, Ind e Zion’s Printing & Publishing Co., Independence, Mo, contém a seguinte nota escrita à mão, na contracapa:

“Publicada no centenário da Apresentação do Livro de Mórmon para a Biblioteca Alice Louise Reynolds. Nenhuma coleção de literatura americana está completa sem este livro.”

1935

O Anjo Morôni marca muitas cópias antigas e estrangeiras do Livro de Mórmon, incluindo esta edição sueca de 1935, que é única com essa cor de capa, material e design.

1964: Capa azul

Esta edição de 1964 do Livro de Mórmon apresenta capa azul, com um fundo estilo sanfonado.

1964: Edição da feira mundial de Nova Iorque

Este Livro de Mórmon de 1964 apresenta uma capa especial impressa para a Feira Mundial em Nova York, onde a Igreja compartilhou o evangelho em seu Pavilhão Mórmon.

1964: Edição em sueco

O Anjo Morôni aparece novamente nesta edição sueca do Livro de Mórmon de 1964, em lembrança da estátua projetada para o Templo da Califórnia em Los Angeles.

1972

A primeira edição do Livro de Mórmon em Africâner foi impressa em 1972 e contou com um belo Anjo Morôni dourado.

1977

Esta edição de 1977 do Livro de Mórmon é uma representação das placas de ouro e apresenta caracteres do egípcio reformado na capa.

1982

Produzido em 1982, esta cópia comercial do Livro de Mórmon incluiu dados históricos e de contexto relevantes para as cronologias e histórias.

Estas cópias do Livro de Mórmon estão na Biblioteca da Universidade Brigham Young.

Você conhece alguma outra versão de capa do Livro de Mórmon? Compartilhe com a gente.

Fonte: LDS Living

Relacionado:

O Livro de Livro de Mórmon teve várias modificações e edições?

 

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *