fbpx

Como Eu Sei Que o Livro de Mórmon é Verdadeiro?

Muitas pessoas crescem acreditando na Bíblia. Elas nunca pararam pra pensar se ela é realmente verdadeira, ou mesmo, nunca ninguém lhes disse o que deveriam fazer para descobrir isso.  Elas somente acreditam porque sempre acreditaram. Entretanto, quando confrontadas com um livro de escrituras que nunca fez parte de sua infância, elas simplesmente não sabem o que fazer. Como nunca colocaram a Bíblia contra a parede, eles não sabem como agir para saberem se outras possíveis escrituras também são verdadeiras.

A Bíblia fornece uma pista sobre como as pessoas poderiam saber se ela é verdadeira:

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1:5)

A Bíblia promete que se precisarmos saber de algo importante, podemos perguntar a Deus e Ele nos respondera se pedirmos com fé. Esta mesma promessa se aplica ao Livro de Mórmon. De fato, o Livro de Mórmon nos promete exatamente o mesmo:

Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.

E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.

E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.

E tudo o que é bom, é justo e verdadeiro; portanto nada que é bom nega o Cristo, mas reconhece que ele é. (Moroni 10)

Aqueles que estão considerando a possibilidade de entrar para a Igreja, e mesmo aqueles que já fazem parte dela, aprendem que não devem confiar na palavra de ninguém a respeito da veracidade do Livro de Mórmon. Eles aprendem que toda a verdade provem de Deus e um testemunho recebido Dele é algo que não se pode negar. Se um homem mortal nos dizer que algo é verdadeiro, isto pode nos ajudar, porem se nosso relacionamento com aquela pessoa mudar, podemos nos encontrar em uma situação que comecemos a duvidar de suas palavras. Entretanto, se Deus nos disser que algo é verdadeiro, saberemos que é.

Por este motivo, os Mórmons são ensinados a ler a Bíblia e o Livro de Mórmon em espirito de  oração. Depois devem ponderar a respeito das coisas que leram, tomar uma decisão e orar para saber se aquelas coisas são verdadeiras. Um sentimento de paz e alegria é a confirmação de que tomaram a decisão correta.

Moroni, a pessoa que fez esta promessa era um jovem extraordinário. Ele cresceu em um ambiente de guerra e seu povo estava sendo derrotado. Ele perdeu seus pais, irmãos, amigos… todo mundo. Os únicos que sobraram eram os seus inimigos, que juraram matar qualquer um que não negasse a divindade de Jesus Cristo. Ele não o faria, e por isso, sozinho no mundo ainda jovem, ele se escondeu e terminou o trabalho que seu pai, um profeta, havia iniciado. Seu pai, Mórmon, era o mantenedor dos registros do seu povo e estava compilando um resumo de sua historia. Moroni terminou a tarefa, traduzindo alguns registros adicionais, e adicionando o relato da destruição de seu povo. Enquanto estava sozinho ele escreveu:

E meu pai também foi morto por eles e eu fiquei sozinho para escrever a triste história da destruição de meu povo. Mas eis que eles se foram e eu cumpro a ordem de meu pai. E se irão matar-me, não sei.

Portanto escreverei e ocultarei os registros na terra; e para onde eu vá, não importa.

Eis que meu pai fez este registro e nele escreveu o seu objetivo. E eis que eu também escreveria, se houvesse lugar nas placas, mas não há; nem tenho minério algum, porque estou só. Meu pai foi morto em combate, bem como todos os meus parentes; e não tenho amigos nem tenho para onde ir; e até quando o Senhor permitirá que eu viva, não sei. (Mórmon 8)

Esta é um dos trechos mais tocantes desse registro extraordinário. Moroni tinha sobrevivido e tinha que lidar com a solidão e a possibilidade de ser assassinado, apenas para que o registro fosse conservado para os nossos dias. Os Mórmons acreditam que possuem uma divida de honra em ler o registro e obter um testemunho do mesmo, para que seu sacrifício não tenha sido em vão.

Devemos isso a Moroni, temos a obrigação em saber se este registro é verdadeiro, e se fomos escolhidos por Deus para ter este conhecimento. Ele é um companheiro da Bíblia e testifica dela. É impossível acreditar no Livro de Mórmon e não saber também que a Bíblia é a palavra de Deus testificando da divindade de Jesus Cristo.

Recursos Adicionais

Solicite uma copia gratuita do Livro de Mórmon

Leia o Livro de Mórmon diretamente do seu computador clicando aqui.

 

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *