fbpx

7 fatos interessantes sobre os novos vídeos do Livro de Mórmon

No dia de hoje, 20 de setembro, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lançou o primeiro vídeo de sua nova produção sobre o Livro de Mórmon. Entretanto, os vídeos têm mudado vidas muito antes de serem lançados.

“Eu sempre amei o Livro de Mórmon”, diz Jackson VanDewereken, que interpretou Néfi na primeira temporada. “Ele é uma fonte de paz, orientação e aventura durante toda minha vida.” Da mesma forma, Liliana Corona Guerrero, que interpreta a esposa do Rei Lamôni, na terceira temporada diz: “houve tantas ocasiões em minha vida que senti que precisava de orientação, e encontrei as respostas no Livro de Mórmon. Eu não seria a mesma pessoa sem ele.”

Todos os envolvidos com os novos vídeos (que serão lançados todas as sextas-feiras, começando a partir de hoje até o resto do ano) esperam que eles não só permitam que os membros vejam as histórias e ensinamentos que leram por anos, mas que também que possam incentivar aqueles que os assistem a voltarem a ler o livro. Foi uma experiência muito especial para todos os que participaram dela, desde os líderes da Igreja até os próprios atores.

“Este é definitivamente um ponto alto da minha carreira”, diz o produtor Aaron Merrell, quando perguntado como ele descreveria sua experiência trabalhando com os vídeos do Livro de Mórmon. “Eu comecei trabalhando em Hollywood e fiz um monte de filmes divertidos lá, mas isso é diferente porque é um projeto que eu posso trazer não só minhas habilidades profissionais e experiência, mas também minha fé, minhas crenças e meu amor pelo Livro de Mórmon.”

Foto: Newsroom

A escritora principal, Elizabeth Hansen, diz: “Eu me lembro de conversar com uma amiga, e ela estava me perguntando como é [escrever os roteiros para esses vídeos,] e eu disse: “Sabe, há coisas piores do que passar oito horas por dia focada em Cristo. Tem sido maravilhoso. Eu estava em 3 Néfi, e era apenas uma frase simples como “Ele estava cheio de compaixão”, para que eu começasse a chorar. Foi um testemunho para mim de que tudo isto realmente aconteceu e que tudo é real.”

Elder LeGrand R. Curtis, dos Setenta, acrescenta: “a melhor cena, na minha opinião, é ver as pessoas caminharem e segurarem-se à barra de ferro, se aproximarem da árvore, partilharem do fruto e ficarem cheios de alegria. Agora que vi essas coisas, quando leio o Livro de Mórmon, ele tem um poder maior para mim.” Aqui estão sete fatos dos bastidores sobre estes novos vídeos que serão lançados hoje!

Os vídeos do Livro de Mórmon foram feitos de maneira diferente que os vídeos da Bíblia.

Como explica o produtor Aaron Merrell, “é fácil se você tiver apenas três a cinco minutos para contar a história nos vídeos da Bíblia —essa história já é conhecida. Você sabe quem é Jesus Cristo. Você sabe que Ele está em Jerusalém. Você sabe quem são os apóstolos. Aqui estamos filmando [os vídeos do Livro de Mórmon] para um público de baixa exposição, que pode não ter tanta familiaridade com ele, e por isso precisamos adicionar um pouco mais de contexto, um pouco mais de história de fundo sobre alguns deles.”

Isto significa que os vídeos do Livro de Mórmon, chamados de episódios, foram filmados em segmentos mais longos que podem ser divididos em clipes mais curtos, ao contrário dos vídeos da Bíblia, que foram filmados em segmentos curtos e agrupados em vídeos mais longos para diferentes propósitos.

Foto: Newsroom

Milhares de imagens dos vídeos serão adicionadas à Biblioteca de Mídia do Evangelho.

Além dos vídeos, milhares de imagens dos episódios permitirão que cenas que nunca foram retratadas ganhem vida de uma nova maneira. “Temos a família olhando para as placas de latão juntos. Temos a Liahona. Néfi enfrentando seus irmãos”, diz Elder Curtis, entusiasmado. “Vai ser bom.”

Os vídeos podem não ser exatamente o que você imaginou, mas tudo bem.

Mesmo com tão pouco para dar errado, os detalhes visuais e um diálogo real podem ser um desafio. O Elder Curtis nos lembra que, como em qualquer livro que viram filme, os atores não serão capazes de satisfazer a imagem mental que temos de todos os nossos personagens favoritos. No entanto, ele também afirma que todos levam o projeto a sério e tem trabalhado duro para torná-lo um retrato tão fiel quanto possível.

As mulheres estão fortemente envolvidas nos vídeos

As mulheres têm desempenhado um papel importante nestes vídeos, desde escrever até dirigir e oferecer feedback. “Sabemos que as mulheres têm um papel importante na sociedade, nas famílias e no plano de salvação. Estes vídeos retratam isso”, diz a irmã Reyna I. Aburto, segunda conselheira na Presidência Geral da Sociedade de Socorro. “Mas mais importante é o papel que as famílias desempenham porque todos fazemos parte de uma família.

Foto: Newsroom

Eles fizeram um bom trabalho, os produtores, os roteiristas e todos, ao retratarem como a família é tão central em todas as histórias. A mulher ao lado do homem, ajudando-o, ele ajudando-a, ambos tentando descobrir qual é a melhor coisa a fazer. Há também conflito nas famílias, mas esses conflitos nos ajudam a processar e entender o que acreditamos e o que estamos tentando fazer. E eu acho que muitas famílias vão se identificar com isso.”

Elder Christofferson abençoou o elenco da terceira temporada.

Guerrero compartilha, “Elder Christofferson abençoou o elenco, e eu pensei, ‘Isso é legal. Eu li suas palavras e é lindo. Eu o imprimi e levo comigo durante as filmagens. Mas eu realmente me senti abençoada, e há um senso de reverência que eu fui capaz de levar para casa comigo.”

Os episódios foram filmados em uma variedade de lugares ao redor do país.

Os vídeos foram filmados em vários locais diferentes, incluindo o set de filmagens de Jerusalém, pertencente à Igreja (que foi usado nas cenas da primeira e da terceira temporada), o Desfiladeiro Hobble Creek (que foi usado em cenas da segunda temporada), Havaí (que foi usado em cenas nas Águas de Mórmon e o sermão do Rei Benjamim) e Nova Iorque (que foi usado na cena em que Morôni enterra as placas).

Foto: Newsroom

Os vídeos estarão disponíveis em várias línguas.

Os episódios serão publicados em 15 línguas, incluindo cantonês, cebuano, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, mandarim, português, russo, samoano, espanhol, tagalo e tonganês.

Estes vídeos nos ajudarão a ver as escrituras e as histórias que conhecemos tão bem de uma maneira diferente. Ryan Wood, que interpreta Abinádi, diz: “O Livro de Mórmon tem uma história muito relevante, não importa em qual momento da vida você esteja. Espero que seja algo que dê muita esperança, porque é o que faz por mim.”

VanDerwerken acrescenta: “Quando eu soube que Néfi tinha apenas 15 anos quando ele deixou Jerusalém, tudo começou a fazer sentido. Certamente mudou minha visão dos jovens da Igreja, porque depois de descobrir isso, comecei a me lembrar de como o Senhor sempre usou seus jovens para cumprir seus propósitos. Junto com Néfi, os jovens guerreiros tinham [provavelmente] de 12 a 18 anos de idade, Jacó era apenas um menino quando ele começou a ter visões, e Morôni foi nomeado capitão-chefe sobre os exércitos do nefitas aos 25 anos de idade. Mórmon tinha 16 anos quando assumiu a liderança sobre os nefitas, levando-os para a batalha. Joseph Smith tinha 14 anos quando viu Deus e Jesus Cristo. E a lista continua. E foi tudo por causa da sua fé, obediência e coragem.”

Foto: Newsroom

Produzir esses vídeos ajudou os envolvidos a verem as escrituras de uma nova maneira. Amber Weiss, que interpreta Abis, explica: “o versículo que menciona o nome de Abis diz que ela foi convertida por conta de uma visão notável de seu pai. Muitas pessoas entendem que seu pai teve uma visão e que ela foi convertida por causa disso. Entretanto, Abis teve uma visão sobre seu pai, e isso levou à sua conversão. Gosto de ver desta forma porque sei que a conversão é muito pessoal e sei que todos temos a capacidade de ter visões, de fazer milagres, e de ter essa relação pessoal com Deus.”

Os vídeos se encaixarão perfeitamente com o currículo do próximo ano e estarão disponíveis em formas longas e em formas mais curtas e compartilháveis. Como diz a irmã Aburto: “cada vez que os assistimos, cada vez que os compartilhamos, estamos contribuindo de tantas maneiras. Nós estamos levando este presente incrível que é o evangelho e o conhecimento que temos sobre Jesus Cristo para outras pessoas. Isto é um meio para fazer isso, e estou tão animada porque sei que isto vai trazer milagres às nossas vidas.”

Fonte: LDS Living

Relacionado:

[Vídeo] De Morôni à Joseph Smith | Assista ao episódio especial dos Vídeos do Livro de Mórmon

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *