fbpx

Você não é escravo do seu passado

nossos jovens estão sofrendo representado por uma jovem atrás de barras olhando para a luz do sol, passado

O fato de termos pecado e errado, não quer dizer em hipótese alguma que devemos permanecer no passado e remoer para sempre essas lembranças. Não é porque erramos que devemos permanecer no erro.

As escrituras estão repletas de confirmações sobre isso – o passado, não deve impedir de sermos melhores hoje, todos podemos mudar!

Quando nós nos arrependemos, o Senhor nos diz que: “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Isaías 1:18). E ainda  em Doutrina e Convênios 58:42 lemos: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoadoe eu, o Senhor, deles não mais me lembro.”

potencial

Nossos erros e nosso passado devem servir como aprendizado, mas nunca como desculpa para continuarmos vivendo as mesmas coisas.

Em um discurso de Abril de 2009, o Presidente M.Russell Ballard ensinou que nós podemos aprender as lições do passado. Ele disse:

“Aprender as lições do passado permite que vocês desenvolvam um testemunho sobre o sólido alicerce da obediência, da fé e do testemunho do Espírito.”

“Talvez nosso passado, nos condene”, como diz o velho ditado. Talvez tenhamos sido rebeldes e desobedientes, talvez tenhamos procrastinado, talvez tenhamos errado sem a intenção e às vezes com intenção… Não importa o que tenha passado, o que importa é quem você está se tornando agora e principalmente quem você pretende se tornar no futuro.

Arrependimento é o meio que nos foi dado para nos libertarmos de nossos pecados e recebermos o perdão por eles. O pecado atrasa o progresso espiritual e pode até pará-lo completamente. O arrependimento torna possível que cresçamos e nos desenvolvamos espiritualmente de novo. E através do arrependimento, nosso passado pode ficar longe de nossas memórias do presente, como aprendemos acima com a escritura de Doutrina e Convênios.

O que aprendi sobre Jesus Cristo com a vista de Élder Oaks

O privilégio de nos arrepender é possível por intermédio da Expiação de Jesus Cristo. De uma forma que nós não entendemos perfeitamente, Jesus pagou pelos nossos pecados. O Presidente Joseph Fielding Smith falou o seguinte sobre o assunto:

“Tenho sofrido dor, vós sofrestes dor, e por vezes ela tem sido bastante forte; mas não consigo compreender uma dor que faça o sangue brotar do corpo como suor. Foi uma coisa terrível, uma coisa espantosa.

Jamais nasceu neste mundo um homem capaz de resistir ao peso do fardo suportado pelo Filho de Deus, quando Ele arcou com os meus e os vossos pecados, tornando possível escaparmos deles” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. I, pp. 141–142; grifo no original).

“A expiação pode purificar, recuperar e santificar nossa vida”, nos ensinou Shayne M Bowen dos Setenta. E ele acrescenta:

“A Expiação de Jesus Cristo está ao alcance de cada um de nós. Sua Expiação é infinita.”

Mais uma vez a mensagem é clara: através da Expiação, podemos ser perdoados e nos manter cada vez mais longe de nosso passado. Não precisamos ser escravos de nosso passado.

Relacionado:

Como entender a doutrina e o processo do arrependimento

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Moça assistindo a conferencia geral
Reflexões de uma garota ansiosa sobre a Conferência Geral
dez dias sem mídias sociais
5 mulheres compartilham como foi o jejum de dez dias longe das mídias...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *